CaminhoneiroDestaquesNotíciasNotícias

Estados Unidos avançam no projeto piloto para caminhoneiros com menos de 21 anos

Foi anunciado ontem nos Estados Unidos um programa piloto para que jovens entre 18 e 21 anos sejam autorizados a dirigirem caminhões de grande porte em rotas interestaduais. O programa está sendo desenvolvido pela Administração Federal de Segurança de Veículos Automotores (FMCSA, na sigla em inglês).

No ano passado foi apresentado um projeto semelhante, mas apenas voltado a jovens com experiência militar. No exército esses jovens recebem treinamento para operação de veículos grandes, e já poderiam dirigir um caminhão sem problemas.

O novo programa consiste em capacitação de jovens que não tenham nenhuma experiência com veículos pesados, e nem tenham servido ao exército. O programa foi aberto para um consulta pública, para receber comentários de partes interessadas.

RECOMENDADO  100 toneladas de excesso de peso são flagradas pela PRF no Rio Grande do Sul

O comunicado publicado pela FMCSA diz que o programa piloto precisa de comentários externos sobre a permissão para que jovens entre 18 e 21 anos sem experiência militar possam dirigir caminhões em rotas interestaduais.

De acordo com o órgão, será necessário criar programas de treinamento, entender as qualificações necessárias, as limitações de tempo e distância, os sistemas de segurança ativa e passiva nos caminhões e outros detalhes antes da criação definitiva do programa.

RECOMENDADO  Dois super caminhões de resgate Scania entram em operação na Holanda

Estima-se que o programa seja lançado até o final do ano, e que os jovens dispostos a dirigirem caminhões sejam treinados em aulas práticas e teóricas, passem por um tempo de direção supervisionada por um motorista experiente, e ainda sigam uma série de outras regras rígidas, como limites de velocidades, tempo de direção e distância percorrida em cada viagem menores que os motoristas mais velhos.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

One thought on “Estados Unidos avançam no projeto piloto para caminhoneiros com menos de 21 anos

  • Rosemberg SANTOS SANTANA

    Enquanto aqui no Brasil tem que pular de galho em galho pra trocar as CNH .

Fechado para comentários.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading