CaminhõesCuriosidadesDestaquesNotíciasTecnologiaVídeos

Volvo testa caminhão sem cabine na Suécia

O caminhão Vera foi apresentado pela Volvo no ano passado, pouco antes da IAA em Hannover. Na feira, ele foi um dos assuntos mais discutidos. O veículo da Volvo é um protótipo, sem cabine, com motor elétrico, e que funciona de forma autônoma, sem necessidade de um motorista.

Agora o site 40ton, da Polônia, publicou fotos do caminhão em testes dentro de uma instalação da Volvo em Goterburgo, na Suécia. O caminhão sem cabine roda acompanhado por um grupo de engenheiros da Volvo.

O Volvo Vera foi fotografado rebocando um chassi porta-contêiner, carregado com um contêiner, aparentemente cheio.

Recentemente, em uma conferência na Austrália, Sasko Cukev, diretor de soluções autônomas da Volvo, disse que o modelo Vera já tem interessados. Mas o caminhão ainda deve demorar para chegar às lojas. Os nomes dos potenciais clientes não foram divulgados.

O caminhão se trata de um Volvo FH, sem cabine, equipado com um motor elétrico de 200 kWh, com autonomia de 100 km, e que leva apenas 30 minutos para ser recarregado.

RECOMENDADO  Dois caminhões Actros transportaram o avião mais rápido do mundo

Por razões de segurança, o caminhão só pode rodar em ambientes fechados nesse período de testes, e a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 40 km/h.

Além de toda a tecnologia autônoma presente no veículo, ele é equipado com dispositivos de conexão de nuvem, e é ligado a um centro de controle central. A todo momento o caminhão troca informações com essa central.

Fotos: Kruszyna/40ton.net

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading