CaminhõesDestaquesNotíciasNotíciasTecnologia

Caminhões Volvo nos Estados Unidos irão receber sistema de segurança ativa atualizado

Os caminhões Volvo VNL, VNR e VNX serão equipados pela Volvo, ainda este ano, com a nova versão do sistema Volvo Active Driver Assist (VADA) 2.0. Esse sistema usa uma série de radares e câmeras para evitar acidentes, manter uma distância segura do veículo da frente por meio de alertas, ampliar o foco no tráfego à frente e frear o veículo de forma emergencial, se for necessário.

“A tecnologia Volvo Active Driver Assist que introduzimos pela primeira vez com o Bendix Wingman Fusion em 2017 foi uma conquista inovadora para maior eficiência e segurança por meio da automação”, disse Johan Agebrand, diretor de marketing de produtos da Volvo Trucks North America. “Continuando essa parceria, melhoramos as capacidades desta tecnologia de segurança e estamos confiantes de que o VADA 2.0 aumentará ainda mais a segurança para todos os motoristas.”

O sistema foi apresentado em 2017, e usa radares e câmeras para detectar outros veículos próximos ao caminhão Volvo. Além disso, o sistema emite alertas e entra em ação caso o motorista não tome nenhuma atitude para evitar um acidente.

RECOMENDADO  Mercedes-Benz vende 176 caminhões Actros para empresa de locação

O sistema inclui a frenagem de emergência automática, que usa os sensores do veículo para detectar o tráfego e entra em ação em caso de colisão eminente, se o motorista não responder à alertas sonoros e visuais emitidos pelo caminhão.

Outra tecnologia monitora a faixa da pista em que o caminhão está, e se houver mudança repentina de faixa, ou o caminhoneiro começar a “comer faixa”, o caminhão emite alertas. Outro sistema, chamado de HDB, entra em ação se o caminhoneiro não retornar o veículo à posição inicial, reduzindo a velocidade do caminhão automaticamente.

O caminhão tem ainda um controle de cruzeiro adaptável e uma câmera instalada no parabrisa, voltada para o motorista, que analisa o caminhoneiro, suas atitudes no trânsito e atenção à estrada.

RECOMENDADO  O primeiro caminhão conceito fabricado na Espanha - conheça o Pegaso Solo 500

“Estamos empolgados em apresentar o Volvo Active Driver Assist 2.0 como padrão em nossos modelos de caminhões, representando a próxima geração de produtos de segurança ativos”, disse Ashraf Makki, gerente de marketing de produto e tecnologia da Volvo Trucks North America. “Cada recurso incluído nesta nova tecnologia permite que nossos produtos funcionem com mais eficiência e oferece benefícios adicionais de segurança para nossos clientes e motoristas profissionais.”

Apesar da segurança oferecida pelo caminhão, essas tecnologias não substituem uma peça fundamental: O motorista profissional, que deverá continuar trabalhando perfeitamente antenado a tudo o que está acontecendo à volta do caminhão.

Esses sistemas estarão disponíveis como itens de série nos modelos VNL e VNR, e como opcional para o modelo VNX.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

2 thoughts on “Caminhões Volvo nos Estados Unidos irão receber sistema de segurança ativa atualizado

  • Norteamericano não gosta nem compra produtos de qualidade duvidosa ou mal acabados. A diferença entre os caminhões VOLVO americanos e brasileiros é de causar espanto e vergonha…Os de lá são “top” em tudo, o acabamento é de primeiríssima. Na empresa Ryder em Miami, em janeiro deste ano, entrei na cabine de um Volvo FH 360 6×4 semi novo e pude constatar que o mesmo Caminhão aqui no Brasil é uma tremenda Carroça…

  • MÁQUINA!

Fechado para comentários.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading