Semirreboques com 4º eixo direcional não serão mais multados
Jerry Adriane Dias Rodrigues, diretor do DENATRAN publicou ofício orientando os dirigentes dos órgãos de fiscalização do Sistema Nacional de Trânsito, para que “sejam aceitas as modificações para inclusão do 4º eixo já realizadas, naqueles veículos que possuam o CSV e o CRLV válidos”, até que esteja consolidado, no âmbito do CONTRAN, o entendimento acerca do tema.
Essa decisão contraria posicionamento anterior do órgão, através da Portaria nº 38/2018, que reforçava a ilegalidade da liberação de qualquer configuração que não faça parte da Portaria DENATRAN nº 63, de 31 de março de 2009.”
Estima-se que já tenham passado por essa modificação mais de 500 veículos. Com a introdução do 4º eixo o PBTC – Peso Bruto Total Combinado da combinação passa de 48,5 toneladas para 58,5 toneladas.
Nessa condição, PBTC acima de 57 toneladas, essas combinações terão que portar AET e, de acordo com a Resolução 210/06 do CONTRAN, serem tracionadas por cavalos com tração 6X4.
Cumpre alertar, com base nas próprias palavras do diretor do DENATRAN, que essa decisão não deve ser considerada definitiva e, ainda, que em muitos estados, como Paraná, os DETRANs não estão licenciando os veículos com essa modificação.
Confira abaixo, na íntegra cópia do Oficio-Circular nº 640/2019/CGATF-DENATRAN/DENATRAN/SNTT, de 24 de maio de 2019, enviado aos dirigentes dos órgãos de fiscalização do sistema Nacional de Trânsito:
Fonte: Guia do TRC
Vergonha, neste país nem estrada temos mas quando se paga aquela tachinha pro governo tudo vale.
Qualquer alteração de projeto do fabricante é necessário a realização de testes em campo e ensaios de laboratórios , neste processo é mandatorio validar os freios, estrutura do material da carroceria, aerodinâmica, pneus, etc….Obrigado!!!
Pra mim o correto seria , truck com 12 t , bitruck com 15 t e assim por diante , o caminhoneiro é tão burro que está sempre tentando uma forma de levar mais peso e continuar ganhando um frete porcaria . Se colocasse peso limite pra categoria de caminhões , fizessem uma multa bem alta pra quem fosse pego burlando a lei , garanto que , sobraria mais fretes , o caminhão desgastaria menos , as estradas não se dereriorariam e quiçá haveria muito menos acidentes muitas vezes causado pelo excesso de peso . Infelizmente a cultura do “nosso povo” , pois também sou caminhoneiro , é de arrumar um jeitinho de carregar sempre em excessos !!
De nada !!
O certo era tira um eixo e fica só com dois e melhorar o valor do frete e não aumentar um eixo pra tentar consertar frete com peso
Invés de lutarmos para o preço do frete melhor lutamos pra levar mais peso, vai entender
Verdadeira merda, só faz tranqueira na estrada, me admiro o governo libera, Em vez de diminuir peso, Cada vez mais eixos é acabando om as estradas .
Essa merda q vc fala e q leva comida pra sua casa.
Do Rosario quis apenas dizer que , ao invés do governo incentivar aos caminhões andarem no peso certo , dão um jeitinho pra carregar mais carga e assim ajudar os embarcadores . Nós sabemos que se um caminhão leva 15 Ton, o cidadão coloca 22 Ton. Se a carreta comporta 58 Ton , com certeza irão andar com 70 Ton. E isso é fato aqui no Brasil !!
Acho uma grande palhacada qualquer cargueiro com mais de sete eixo,deveria permitir no máximo o britrem que é bem de distribuído o peso
Muito bom, é curto de fácil ultrapassagem, bitrem, muito longo trança muito estradas e postos de combustíveis
Bom e mais seguro que o cavalo com 4 eixo
Acho um erro, torna muito mais perigoso, nossas estradas vão acabar de vez
O brasileiro é o povo mais burro que eu conheço, vive na tanga , aí o governo vem e proíbe multar o cidadão por falta de cadeirinha, e o povo acha ruim , é como se o governo tivesse proibido o uso da cadeirinha , acaba com a obrigatoriedade do simulador nas auto escolas , pra baratear a carteira , e o povo crítica, agora proibiu multar carreta com 4 eixo direcional e o povo reclama , teve até um entendido (do dnit se mao me engano) , que disse era um absurdo pois ia concentrar muiti peso em pequena area , mas existe a distribuicao de peso por eixo , mas nao dix a que distancia um eixo tem que ser do outro, o povo dificil de agradar viu.