Transpanorama recruta motoristas venezuelanos para as suas operações

A Transpanorama Transportes está recrutando motoristas carreteiros venezuelanos, junto com a Missão Acolhida, em Boa Vista (RR). Uma equipe da empresa está desde sábado (22) na cidade, fazendo entrevistas e aplicando testes comportamentais e práticos. A ação visa dois objetivos: compor o quadro da empresa e contribuir humanitariamente com todo o movimento que o exército e os governos do Estado de Roraima e o brasileiro têm feito para acolher os imigrantes.

Antes de fazer o recrutamento e a seleção em Roraima, a Transpanorama apresentou uma série de documentações, que foi enviada à ONU (Organização das Nações Unidas), demonstrando a sua capacidade de empregar os motoristas estrangeiros e o cumprimento de suas obrigações legais, nas mais diversas esferas.

No total, 130 motoristas se candidataram às vagas disponíveis. Trinta serão levados em julho para Maringá (PR), onde fica a sede da transportadora.

“Os venezuelanos que forem contratados pela Transpanorama vão trabalhar nos melhores caminhões disponíveis no mercado, com tecnologia de última geração e terão excelentes condições de trabalho. Esta é uma forma de oportunizar emprego e renda para eles, de conseguirem cuidar das suas famílias. Vamos recebê-los de braços abertos e temos a certeza de que será uma ótima parceria”, diz Claudio Adamuccio, diretor Administrativo da Transpanorama.

Capacitação

Antes de irem para as rodovias, eles vão participar durante 30 dias de um curso de capacitação e aperfeiçoamento de motoristas, onde terão informações sobre a legislação de trânsito e transporte brasileiro, a cultura do nosso país e da Transpanorama, além de aulas de língua portuguesa. Todos terão alimentação e alojamento proporcionados pela transportadora.

As condições de trabalho serão as mesmas dos motoristas brasileiros, ou seja, registrados de acordo com a CLT e com demais condições de trabalho. Após o término do curso, os motoristas venezuelanos irão viajar durante 30 dias pelo país com motoristas padrinhos, ou seja, colaboradores da empresa que terão a missão de continuar o processo de acolhimento. O deslocamento dos motoristas para Maringá será de responsabilidade da Missão Acolhida.

“Temos um planejamento que foi desenvolvido junto com as autoridades brasileiras, como o Exército, para receber os venezuelanos, que tem como objetivos a acolhida, a integração e o aperfeiçoamento destes profissionais para poderem viver e atuar como profissionais no Brasil”, diz Jean Salgals, gerente de RH da Transpanorama.

Missão acolhida

Alexandre Carvalhaes, chefe da célula de interiorização da Missão Acolhida e coronel do Exército, diz que há o objetivo de garantir o fluxo migratório das pessoas que vêm da Venezuela para o Brasil. Segundo Carvalhaes, ações como a feita pela Transpanorama, em Boa Vista, somam com os esforços das autoridades para contribuir na geração de emprego e renda para os venezuelanos. Ele afirma que a Transpanorama é a primeira transportadora a contratar uma quantidade expressiva de motoristas da Venezuela. “Hoje a Operação Acolhida faz um chamamento à comunidade e ao empresariado brasileiro para que possam abrir vagas de emprego nas suas plantas ou nas suas indústrias [para o povo venezuelano]. Temos um grande banco de dados e condições de selecionar candidatos de toda a expertise”, diz.

Oportunidade

Felipe Amado Mejias Penaloza, 43 anos, é motorista e trabalhava na Venezuela no transporte de cegonheira, container e produtos químicos. Está há dois anos desempregado e há um ano e seis meses mora no Brasil. Boa parte da família dele está do lado de cá da fronteira, morando num abrigo. São quatro filhos, um neto, uma nora e a esposa. A cidade de origem de Penaloza está 24 horas de viagem de Boa Vista, de ônibus. “Na Venezuela cheguei a pesar 100 quilos, mas quando sai de lá, estava com 49. Foi muita fome com a minha família. O dinheiro não rendia. Agora, estou pesando 80. Aqui pelo menos não passo fome. Ter este emprego vai me ajudar a devolver o futuro para os meus filhos, significa muito para mim”, diz.

Nestor Alcedo Cumache, 52 anos, está no Brasil há cinco meses. Começou na profissão de caminhoneiro há 19 anos. Na Venezuela, trabalhou no transporte de sementes, grãos e bobinas. Está desempregado há dois anos. Hoje mora nas ruas de Boa Vista, com a família: a esposa, uma filha de 14 anos e uma filha de quatro anos, ficando a maior parte do tempo numa praça da cidade. “Durmo com a minha mulher numa rede e as minhas filhas ficam na barraca. Na Venezuela, passei muita fome, minha filha de quatro anos pedia café da manhã e não tinha para dar. Vendi tudo para vir para cá, casa, carro… Não tinha como manter o carro, pneus eram muito caros. Aqui, às vezes, faço diária de trabalho, ganho R$ 50 reais, que já ajudam para comprar alimentos. Quero essa oportunidade de trabalhar na Transpanorama, é de ouro. Com isso vou ajudar a minha família e terei a chance de aprender mais na empresa”, aponta.

Transpanorama

A Transpanorama Transportes foi fundada em 1986, tem 1.100 caminhões, 1.800 colaboradores e atua em todas regiões do Brasil, no transporte de grãos, líquidos, industrializados e cargas postais. A empresa está entre as dez maiores do país e foi a segunda empresa brasileira a obter a ISO 39001, que preza pela segurança viária e está ligada aos objetivos da ONU, no que tange a redução de mortes e acidentes de trânsito.

*O processo de recrutamento e seleção para brasileiros, pela Transpanorama, continua sendo feito normalmente. Os currículos devem ser enviados pelo site da empresa: www.transpanorama.com.br/trabalheConosco.php




37 comentários em “Transpanorama recruta motoristas venezuelanos para as suas operações

  • 19/07/2019 em 19:48
    Permalink

    Essa empresa é um lixo, você fica na empresa 2 dias jogado,te dá uma almoço e a noite resto de almoço tem uns quartos cheio de câmeras te vigiando como se fosse ladrão as psicólogas são senvergonhas te dá um questionário de 200 perguntas, se você não acertar o que eles querem te reprovam sobre as coisas da vida pessoal, o teste de direção você vai com um idiota puxa saco quê se acha,podendo adiantar o resultado ,não tem salário a comissão é um lixo ,fica mais parado que tudo o motorista fica quase 45 dias sem receber nada,assim compram caminhão nas costas de motoristas a empresa agora está contratando venezuelano pessoas quê não sabem as procedências das vidas delas, mal sabem falar português e nem das estradas , tirando vagas de quem precisa ,porque pegar um caminhão qualquer um pega,quero ver sobreviver. Não vejo a hora dessas empresas igual a essa falir ,conto os dias.

    Resposta
  • 10/07/2019 em 13:58
    Permalink

    No Brasil não tem brasileiros desempregado como motoristas proficionais isso já é o troco que os brasileiros blsonarenses estão recebendo

    Resposta
  • 25/06/2019 em 01:24
    Permalink

    Bom dia
    Tem hora que não entendo o povo, estava vendo um reportagem na Globo a respeito das novas estradas que vão ser privatizadas e o cidadão diz na reportagem que está satisfeito em pagar os pedágios.
    Agora as empresas estam contratando estrangeiros pra tomar as vagas dos brasileiros e o povo acha bonito, chega até dar parabéns para empresa.
    Lógico que tem vaga na empresa uma vez que explora os motoristas brasileiros.
    Se pagava baixos salários antes , imagina agora com esse monte de infelizes que vem pro nosso país trabalhar de graça.
    Esse país n tem jeito de melhorar, sempre tem um querendo levar vantagem nas costas dos outros e o nosso povo adora ser explorado. Ai junta a fome com a vontade de comer.
    Acorda meu povo

    Resposta
  • 24/06/2019 em 21:02
    Permalink

    As outras transportadoras deveriam seguir o mesmo exemplo, parabens a G10 ,…Infelizmente hoje no nosso Brazil ta dificil arrumar emprego pra quem quer trabalhar honestamente, ta mais facil se filiar a uma quadrilha e sair pra roubar!….. Ja desisti de enviar curriculum vitae, tenho CNH Cat. E e MOPP sem nenhuma infração nos ultimos 5 anos, nome limpo na praça, sem antecedentes, sem emprego, mas estou feliz assim mesmo e ainda pretendo comprar meu caminhão não por opção mas sim por Paixão……

    Resposta
    • 25/06/2019 em 13:09
      Permalink

      Deveria por seu fiofo a prêmio seu puto, está aí (fudido) e achando que tá bom você não e carreteiro p nenhuma você deve ser ladrão. Compra seu caminhão e coloca seu C. Em cima e vai para a Venezuela seu bosta

      Resposta
  • 24/06/2019 em 19:27
    Permalink

    Não dá oportunidade para nois brasileiro com o salário vergonhoso aí recruta eles por Rener b a menos do piso e sem direito a nada

    Resposta
  • 24/06/2019 em 17:25
    Permalink

    Esse Grupo gosta de aparecer na mídia. Dizendo que faz e acontece, que dá treinamentos e tudo mais. Com tanto profissional bom no Brasil toma uma atitude dessa. Tudo bem que queira ajudar mas primeiro os desempregados do nosso País. Sacanagem mermo.

    Resposta
  • 24/06/2019 em 16:32
    Permalink

    Isso e uma putaria e o povo brasileiro toma no cu porque não tem motorista carreteiro profissional no Brasil

    Resposta
  • 24/06/2019 em 15:58
    Permalink

    E eu aqui 6 meses desempregado 👎

    Resposta
  • 24/06/2019 em 15:53
    Permalink

    E os Brasileiros desempregados

    Resposta
  • 24/06/2019 em 15:44
    Permalink

    Pq a transpanorama naum da oportunidade pra qem naum tem experiência daqui do Brasil. Ja mandei varios curriculo e nada.

    Resposta
  • 24/06/2019 em 15:29
    Permalink

    Em primeiro lugar ta certo da uma oportunidade para eles mas lembra motorista tem família precisa de folga e salario digno. Não adianta buscar as pessoas que está sofrendo e fazer elas de escravos. Lembra o caminhão de voces e máquina o motorista e humano. É só vocês investir em profissionais e salários dignos que vai sobrar profissional a procura de vocês. Mas voces só investem em equipamentos. Mas é patrimônio da empresa não do motorista. Lembra motorista precisa de bons salários e folga com a família.

    Resposta
    • 24/06/2019 em 19:23
      Permalink

      Absurdo.isso nos aqui no Brasil procurando uma oportunidade para conseguir entrar nesse mercado, eles pegar gente lá fora

      Resposta
  • 24/06/2019 em 14:44
    Permalink

    Tem que empregar os brasileiros primeiro.

    Resposta
  • 24/06/2019 em 14:05
    Permalink

    Quando vim de Portugal para Maringá em 2012 onde trabalhei como carreteiro internacional por 15 anos, fiquei desempregado porque não tinha 3 anos de experiência registrado em carteira, exigência da empresa de certificação e apesar de ter toda documentação que provava minha experiência, inclusive carta de apresentação de empresa certificada com iso 9001/9002.Fui em todas as empresas de Maringá e nem sequer me chamaram para entrevista, inclusive na panorama que nem sequer me olharam na cara.Tem 13 milhões de desempregados neste país e vão buscar motoristas na Venezuela…Comunistas…..aqui o rabo abana o cachorro…
    Canalhas! Terra das bananas!
    Felizmente voltei para a Europa e não fiquei nem um dia desempregado.

    Resposta
  • 24/06/2019 em 14:02
    Permalink

    Cambada nao da oportunidade pra nois e pega os de fora … Covardes.

    Resposta
    • 24/06/2019 em 14:18
      Permalink

      Exatamente!!
      Nosso País cheio de desempregados e necessitados de uma oportunidade, ao inves de valorizar os que estao aqui no País, procuram outros de outros Paises. Por isso, nao melhora.
      Muita mesquinharia para nós brasileiros! Nao estou falando que nao podem ajudar os Venezuelanos, creio que existem outras formas até mais eficientes do que tirar as nossas oportunidades.

      Resposta
      • 24/06/2019 em 15:51
        Permalink

        Fui preencher o currículo da pagina da transpanorama, e la pede experiência.pq eles em vez de da treinamento pra o povo de fora, naum da pra nós q estamos desempregados.estou desde setembro de 2018 desempregada.So pq naum tenho experiência eles naum contratam.Assim fica dificil pq se ningem der oportunidade nunca teremos experiências.

  • 24/06/2019 em 13:55
    Permalink

    Essa empresa é um lixo!! Paga miséria para seus empregados, como nem UM profissional QUER trabalhar lá com aquele Chileno explorador agora vai pegar esses miseráveis da Venezuela, daqui a POUCO vão trazer toda raça de lá!
    Temos que boicotar essa empresa , boicotar nas redes sociais as EMPRESAS que eles prestam serviços.

    Resposta
  • 24/06/2019 em 13:28
    Permalink

    Com tantos brasileiro desempregado, e não tem oportunidade de trabalho, a pura verdade é que vão contratar venezuelano porque vão se sujeitar a ficar 90 dias no trecho, e 2 dias em casa, já que seus motoristas brasileiros ficam em média 40 dias sem ir em casa estás transportadoras fazem os motoristas de escravos, não tem vida social e muito menos vínculo familiar, graças a Deus consegui me livrar desta profissão deplorável.

    Resposta
  • 24/06/2019 em 13:19
    Permalink

    Deixa contrata Brasil burro sendo Brasil burro vão pagar uma miséria pra esses motorista daqui alguns meses vem o resultado

    Resposta
  • 24/06/2019 em 12:45
    Permalink

    E uma pouca vergonha tem tanto motorista brasileiro desempregado muitos querendo uma oportunidade de começar e ninguém da essa oportunidade agora vai contratar venezuelano e deixa o brasileiro desempregado isso sim é injustiça parabéns transpanorama o brasileiro que se foda e isso que vcs pensam

    Resposta
  • 24/06/2019 em 12:38
    Permalink

    Tem muito brasileiro precisando do emprego. A prioridade deveria ser para os brasileiros

    Resposta
    • 24/06/2019 em 12:41
      Permalink

      Exatamente!

      Mas, pra nós as exigências são maiores!

      Resposta
  • 24/06/2019 em 12:06
    Permalink

    Bom dia isso sim é o verdadeiro Brasil da oportunidades aos vizinhos e esquece seu s filhos estou a tempo tentando uma oportunidade tenho experiência em ônibus minha CNH É e vários cursos já mandei vários Currículos em vários estados do Brasil a resposta é sempre a mesma 2 anos de experiência ,ae fica a minha indignação se esse camaradas vem de tão longe e tem oportunidades porque ? SERÁ QUE EU É OUTROS AQUI FILHO DA RERRA NÃO TEM ESSE DIREITO,SEMANA PASSADA ENVIEI UM CURRICULUM PARA UMA DETERMINADA EMPRESA TIVE A RESPOSTA VC MORA NA CIDADE FUI REALISTA NAO MAIS ASSIM QUE EU FOR CONTRATADO MUDAREI POR ENQUANTO FICAREI NA CASA DE UM AMIGO.RRDPOSTA DA EMPRESA FOI NÃO PARA PROCESSO DE ADMISSÃO TERÁ QUE TER CONTA DE LUZ,ÁGUA OU CONTRATO DE ALUGUEL COM REGISTRO EM CARTÓRIO NO SEU NOME .SERÁ QUE ESSE POVO TEM ISSO VERDADEIRA PIADA.

    Resposta
    • 24/06/2019 em 12:51
      Permalink

      Piada!

      É que pra nós brasileiros, eles dificultam mais!

      Qualquer coisa é motivo de dizerem que não tem perfil!

      Me chamaram pra entrevista, você gasta 300 reais pra ir lá, chega lá uma psicóloga qualquer se acha no direito de te reprovar, aí você gasta mais 300 reais pra voltar embora, resumindo, nem fui! Só pelas avaliações no Google Maps já dá pra ter uma noção da empresa!

      Um processo seletivo todo errado também, oras, se a seguradora é o mais importante hoje, porque não consultam primeiro???

      Não, preferem gastar dois dias com entrevistas, testes psicológicos, teste prático, no final falam o salário e depois pesquisam as seguradoras, você perde tempo, a empresa perde dinheiro e tempo, pra no final a gerenciadora de risco te recusar!

      Enfim, esse é o Brasil que eu não quero, mas é o que temos pra hoje, cada um pensando no seu umbigo!

      Resposta
    • 24/06/2019 em 13:19
      Permalink

      Transpanorama

      A Transpanorama Transportes foi fundada em 1986, tem 1.100 caminhões, 1.800 colaboradores e atua em todas regiões do Brasil, no transporte de grãos, líquidos, industrializados e cargas postais. A empresa está entre as dez maiores do país e foi a segunda empresa brasileira a obter a ISO 39001, que preza pela segurança viária e está ligada aos objetivos da ONU, no que tange a redução de mortes e acidentes de trânsito uma das maos de obras mas baratas do brasil…ser grande assim é muito fácil!

      Resposta
      • 24/06/2019 em 13:24
        Permalink

        O grande BLOG DOS EMPRESARIO DO TRANSPORTE OPRESSORES DO POVO TRABALHADOR.ADORA DAR ESSE TIPO DE NOTICIA…

  • 24/06/2019 em 11:53
    Permalink

    Está empresa e um lixo explora os brasileiros, imagina o que vai fazer com esses venezuelanos. Transpanorama é um lixo que só visa o próprio crescimento.

    Resposta
  • 24/06/2019 em 11:42
    Permalink

    Não está preocupada com os brasileiros agora quer explorar os coitados dos venezuelanos e se fazer de boazinha

    Resposta
  • 24/06/2019 em 11:40
    Permalink

    Começaram a importar motorista! Isso não é programa nenhum de humanização e sim pré escravidão, coitados…….

    Resposta
  • 24/06/2019 em 10:25
    Permalink

    Coitados desse novos motoristasa transpanorama. Nao vida no bem estar dos funcionaris

    Resposta
    • 10/07/2019 em 14:04
      Permalink

      No Brasil depois das eleições os corruptos empresários casdos com os políticos dão o troco para os seus bolsonareses importando mão de obra estrangeira

      Resposta
      • 10/07/2019 em 14:07
        Permalink

        Aqui no Brasil não tem desemprego será

    • 10/07/2019 em 14:20
      Permalink

      Enquanto os empresários estão importando mão de obra os malditos políticos corruptos estão votando a reforma previdenciarias para atender os interesses dos latifúndios brasileiros e estrangeiros e seus conconmunhados partidos políticos que sempre viveram evento de corrupção tem que economizar no INSS pra aumentar seus ordenados desde os senadores até chegar aos vereadores de municípios um grande panelão de polidos viciados em corrupção e muito bem treinados em aliciar eleitores nas campanhas eleitorais e a massa da população caem nos falsos discurso e agora estão vendo e sentindo a dor dos ataques destes governantes que trabalham só em favor de se próprio

      Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!