Brasil e Estados Unidos formalizam cooperação em infraestrutura de transportes

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e a secretária de Transportes dos Estados Unidos, Elaine Chao, assinaram, nesta quinta-feira (27), em Washington, um Memorando de Cooperação que fortalecerá a colaboração em estratégias de investimento e inovação entre os dois países. O memorando permitirá às duas nações trocarem informações e melhores práticas sobre temas como veículos autônomos, sistemas de transporte inteligentes, sistemas de aeronaves não-tripuladas e o uso de parcerias público-privadas para apoiar o desenvolvimento de infraestrutura.

A assinatura do documento, juntamente com o Acordo de Céus Abertos entre EUA e Brasil e o Acordo Bilateral de Segurança da Aviação, demonstra a relação abrangente na área de transportes entre os dois países. O memorando prevê o intercâmbio de informações científicas, especialistas, estudantes, além da realização de pesquisas conjuntas.

Para o ministro, é importante buscar inspiração em países como os Estados Unidos, que, em sua avaliação, tem excelência no que diz respeito à provisão da infraestrutura. “Atualmente discutimos no Congresso Brasileiro uma modificação no marco legal ferroviário para aproximar nosso modelo de exploração de ferrovias ao modelo americano. Há muito o que se espelhar, por exemplo, no próprio modelo de regulação ou de auto-regulação do setor nos Estados Unidos. Esse memorando para nós tem uma importância singular. É a nossa oportunidade de trocar experiências, de compartilhar conhecimento, de viabilizar visitar técnicas, de sobretudo, aprender”, destacou Freitas.

Em abril, o Ministério da Infraestrutura já havia estabelecido com o Departamento do Tesouro dos EUA um Termo de Referência (TOR) para fortalecer a relação de trabalho entre os dois países, no âmbito da cooperação no desenvolvimento e investimento em infraestrutura. “O Departamento está comprometido em fortalecer nosso duradouro relacionamento de cooperação com o Brasil, aproveitando dados e melhores práticas para construir sistemas de transporte mais seguros e inteligentes”, disse a secretária Chao.

LEIA MAIS  Transportes Gral tem novas vagas para motoristas carreteiros em Itupeva-SP

“Brasil e Estados Unidos têm uma relação histórica e um comércio bilateral bastante considerável. O crescimento desse comércio depende de infraestrutura adequada e de sistemas intermodais eficientes. O Brasil está se preparando para o futuro do transporte e queremos a parceria dos EUA para continuar desenvolvendo o setor”, disse o ministro Freitas.

LEIA MAIS  Pesquisa inédita mede a eficiência do transporte de cargas: 83% não entregam no prazo

Nesta semana, a secretária Chao e o ministro Freitas estão participando do Americas Transportation Summit, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O encontro reúne na capital estadunidense, nesta quinta (27) e sexta-feira (28), 15 ministros das Américas para discutir como incentivar a inovação e a utilização de tecnologias para ajudar a melhorar a infraestrutura de transportes no continente.

Fonte: Ministério da Infraestrutura




4 comentários em “Brasil e Estados Unidos formalizam cooperação em infraestrutura de transportes

    • 01/07/2019 em 17:29
      Permalink

      KKKKK SÓ PODE SER PIADA! A TECNOLOGIA É A MESMA, NÃO EXISTE MAIS AQUELES VELHOS CAMINHÕES AMERICANOS COM PAINEL ANTIGO SENDO FABRICADOS HOJE, ANOS ATRÁS EXISTIA, MAS AGORA ELES COMPARTILHAM OS MESMOS COMPONENTES COM MODELOS EUROPEUS. A INTERNATIONAL TRUCKS, POR EXEMPLO, JÁ ESTÁ USANDO MOTORES MAN NA AMÉRICA DO NORTE!

      AQUELES VELHOS PAINÉIS AMERICANOS ANTIGOS QUASE NÃO EXISTEM MAIS NOS CAMINHÕES QUE SAEM NOVOS DAS FÁBRICAS AMERICANAS. AGORA 90% DOS CAMINHÕES SAEM COM PAINÉIS DIGITAIS TÃO MODERNOS QUANTO OS DOS CAMINHÕES EUROPEUS.

      PORÉM, OS CAMINHÕES AMERICANOS PRA LONGAS DISTÂNCIAS SEMPRE TERÃO VANTAGENS: MAIOR ROBUSTEZ, TORQUE E CONFORTO INIGUALÁVEL.

      VOCÊ SÓ PODE SER FROTISTA QUE TRABALHA EM ESCRITÓRIO O DIA INTEIRO E NUNCA VIAJOU 100 KM OU MAIS NUMA BOLÉIA PRA VIR AQUI DAR PITACO SOBRE TIPO DE CAMINHÃO MELHOR OU PIOR. VIAJA NUMA DESSAS CABININHAS APERTADAS POR MAIS DE 1000 KM E DEPOIS VÁ PARA OS ESTADOS UNIDOS E VIAJE POR 1000 KM NUM VOLVO VNL 860. DEPOIS VOLTE AQUI E DIGA O QUE É MELHOR, EXPERT!

      • 01/07/2019 em 18:56
        Permalink

        Rapaz!a conversa aí e outra estão falando de veículos autónomo ferrovias e mais um monte de coisas que não tem nada a ver com só tecnologia de caminhão

  • 01/07/2019 em 11:52
    Permalink

    Tomara que possamos assim ter caminhões como esse robusto Mack aí da foto. Sou mais esses caminhões, chega de imitar os eurobobos.

Fechado para comentários.