Placas de obras do DNIT passam a exibir QR Code

Com o objetivo de dar mais transparência as obras em andamento, além de ser uma importante ferramenta para a prestação de contas com o cidadão, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) passa a incluir, em suas placas, o QR Code, um código de barras em duas dimensões que facilita a obtenção de informações sobre os serviços.

Ao fazer a leitura do código pelo celular, o interessado é direcionado para o Portal Cidadão, uma plataforma que permite o acompanhamento, em tempo real, do andamento das obras de infraestrutura.

O QR Code pode ser lido – ou escaneado – por todo celular que possua uma câmera fotográfica. Assim que a leitura ocorre, o celular passa a exibir as informações do Portal Cidadão, que fornece dados financeiros e físicos do contrato, com indicadores de avanço físico e acompanhamento das obras por meio de fotos atualizadas mensalmente.

Em visita às obras na BR-020/GO, na última semana, o diretor-geral do DNIT, general Santos Filho, teve a oportunidade de atestar a funcionalidade da primeira placa de obra da Autarquia com o QR Code. A estrutura trata das obras de duplicação da Travessia Urbana de Formosa, localizada no Estado de Goiás.

As próximas construções goianas a serem beneficiadas com o novo modelo de placa serão as do contorno das cidades de Aragarças e Jataí. Nas placas de obras que já estão em andamento, o QR Code também será inserido.

BR-101/BA

Outro exemplo de obra que já utilizada essa nova ferramenta é a BR-101/BA. A placa trata da duplicação e restauração da rodovia, com melhoramento da estrada, incluindo Obras de Arte Especiais (OAEs).




Deixe sua opinião sobre o assunto!