PRF e DNIT fiscalizam excesso de peso de caminhões em Rondônia

Durante 10 dias do mês de junho, equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizaram, na região do Distrito de Extrema, em Porto Velho/RO, ações conjuntas de fiscalização de excesso de peso.

As atividades foram divididas em duas etapas, sendo a primeira entre os dias 10 e 14, ao passo que a segunda aconteceu do dia 24 ao dia 28. Utilizando-se de uma balança móvel por eixo, as equipes fiscalizaram um total de 344 veículos de carga e confeccionaram 94 Autos de Infração relativos a excesso de peso.

Quando flagrada uma situação de peso excedente, além da autuação, era necessário realizar um recondicionamento da carga ou mesmo o seu transbordo. Condutores também foram notificados por infrações relacionadas ao disco do tacógrafo, à lei do descanso e às condições de equipamentos obrigatórios.

Cabe destacar que o peso excedente em um veículo aumenta consideravelmente as chances de causar acidentes por ineficiência do sistema de freio, bem como danifica a qualidade do pavimento da rodovia, o que prejudica a fluidez e a segurança do trânsito.