Projeto propõe fim da obrigatoriedade de fazer autoescola para tirar a CNH




Um Projeto de Lei (PL) que começou a tramitar no Congresso Nacional propõe o fim da obrigatoriedade de fazer a autoescola no processo de habilitação da carteira de motorista.

A medida dá ao candidato o direito de escolher entre realizar as aprendizagens teóricas e práticas de forma autônoma ou então no Centro de Formação de Condutores (CFC).

Recentemente, o governo federal anunciou o fim da obrigatoriedade do uso de simuladores em autoescolas e a diminuição das aulas práticas.

Segundo a proposta de autoria do deputado General Peternelli (PSL/SP), as aulas de direção veicular poderiam ser ministradas por qualquer condutor habilitado no mínimo há três anos e na categoria para qual ministrará a instrução.

O parlamentar justifica o projeto afirmando que na maioria dos países as autoescolas existem, mas a frequência nos cursos é opcional.

“O candidato pode realizar toda a sua formação de maneira autônoma e realizar as provas junto ao órgão de trânsito. Se aprovado em todas as etapas, terá o direito de receber a habilitação, assim como qualquer outro cidadão que opte por realizar o processo por meio de um Centro de Formação de Condutores.” General Peternelli, deputado federal (PSL/SP).

O congressista destaca que o objetivo da medida é desburocratizar o processo e, principalmente, reduzir os custos da primeira habilitação, uma vez que a obrigatoriedade de frequência nas aulas teóricas e práticas, na opinião dele, deixa o processo de habilitação bastante caro.

Ele diz acreditar que a aprovação da sua proposição facilitará o acesso de milhões de brasileiros à CNH. O deputado lembra que, dependendo da quantidade de aulas práticas, o desembolso do aluno pode chegar a R$ 3 mil. “É um valor incompatível com os ganhos da maioria dos brasileiros, especialmente os jovens”, alega.

O PL ainda está no início de tramitação, sendo apresentado à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados no último dia 26 de junho. Ainda não há previsão para ser votado.

Fonte: Gazeta do Povo




30 comentários em “Projeto propõe fim da obrigatoriedade de fazer autoescola para tirar a CNH

  • 29/07/2019 em 13:15
    Permalink

    Concordo com o fim da obrigatoriedade de auto escolas sou proprietario de auto escola o que tambem não esta bom . só não concordo que motoristas com mais de 3 anos estejam aptos para ministrarem aulas,deveriam no minimo fazerem um curso de instrutor

  • 29/07/2019 em 13:03
    Permalink

    Concordo com o fim da obrigatoriedade de auto escolas, não concordo quanto aos motoristas que possuam sua habilitação a mais de 3 anos, ministrarem aulas e sim fazerem um curso de instrutor para isso

  • 22/07/2019 em 13:07
    Permalink

    Aprendi a dirigir com meu pai. Tirei minha habilitação, passei nas provas, através das instruções do meu pai. Depois chegaram alguns governos que, para beneficiar alguns chegados todos eram obrigados e frequentar auto escolas e pagar absurdos para tirar habilitação. Sem falar que faziam, de propósito, provas dificílimas pra reprovar e ter que pagar tudo de novo. Parabéns Deputado pela iniciativa. É disso que o povo precisa, de parlamentares que pensem neles e não no próprio bolso.

  • 06/07/2019 em 10:59
    Permalink

    Segundo Wikipedia, nos Estados unidos o sistema é como o proposto pelo deputado, eles têm 2,5 veículo por habitante, o lugar mais barato para se tirar a carteira é no Missouri 10 dólares, o mais caro é no estado de Washington, 89 dólares.

    • 22/07/2019 em 13:09
      Permalink

      Aqui, minha filha foi fazer orçamento e o valor é, pasme!! 3.300 reais.

  • 05/07/2019 em 11:59
    Permalink

    Concordo, que não seja obrigatório fazer aulas, pois e uma forma de tirar dinheiro do povo, porque nós outros países não é, então vamos acabar com esta forma, até porque se as aulas tornassem os alunos em bom motoristas não veríamos tanto mais motoristas nas ruas e estradas, mas lei do trânsito sim, severa como em outros países.

  • 05/07/2019 em 03:05
    Permalink

    Bom dia, não concordo inteiramente com a proposta. Primeiramente, auto escolas nada mais é do que, intermediário entre o candidato e o Estado. Segundo, aulas práticas por profissionais são muito importantes para tirar dúvidas de ser transitar com. veículos no processo futuro e terceiro, o examinador vai examinar ou reprovar. Portanto, o direito de condução tem que partir do condutor, não ser uma máfia de Governo e Jurídico. A questão, quem quer conduzir, tem que se inscrever no Site do Governo e primeiramente, através de um protocolo, se apresentar em Brasília na Justiça de Trânsito de Brasília, aí sim na frente do juizado, ser sorteado para fazer exame toxicológico na hora em sua primeira habilitação. Com essa dificuldade, teríamos motoristas responsáveis

    • 22/07/2019 em 13:13
      Permalink

      Francamente você não sabe o que está postando. Um motorista, com no minimo, 3 anos de habilitação tem sim, muita capacidade de ensinar. Tem que ter responsabilidade. O que vemos por aqui são motoristas irresponsáveis, cortando a nossa frente o tempo todo. De que adianta auto escola, nesses casos? Sou contra ter que pagar 3.300 reais para tirar uma habilitação. Chega a ser ridículo. Mas, auto escola vai ser opção. Vai quem quer.

  • 05/07/2019 em 01:59
    Permalink

    Eu acho que deveria continuar, pois muitos condutores realmente não tem experiência nenhuma em condição de veículos de portes maiores, mas os que já conduzem veículos de porte maiores, usam essas aulas para se aperfeiçoarem. Por isso, esse encinamento é muito importante para condutores novos e experientes também.

  • 04/07/2019 em 20:08
    Permalink

    Sou Instrutor de Transito e Diretor Geral e de Ensino a mais de 40 anos, passando pelas Auto Escolas e CFCs os Motoristas ja abusam e provocam Acidentes Imaginem Condutores Formados por Qualquer “Instrutor” Sem as Qualificações Exigidas em Nossa Formação Pelo Contran ?
    Isso aprovado o Brasil estara anfando na marcha Ré no Escuro
    Precisa sim Eliminar o numero de aulas obrigatorias isso Sim e O Exame Pratico deverá Ser Duper Rigoroso
    So aprovar candidatos realmente em condições de conduzir qualquer veiculo sem nenhuma falha ou infração…..

    • 04/07/2019 em 21:18
      Permalink

      Os senhores estão certos , mas as taxas estão absurdamente caras tirar uma habilitação hoje custa muito caro, creio que as auto escolas não vai acabar pq querendo ou não precisamos de uma boa instrução mas será com um preço bem acessível e não exploratório.

    • 05/07/2019 em 02:13
      Permalink

      Concordo com vc, mas para ínicio de quem quer ser habilitado, primeiro: exame toxicológico. Não adianta fazer lei de quem já está em atividade, e deixar entrar habilitados viciados. A lei no Brasil está de traz para a frente, porque, primeiramente após a matrícula, exame toxicológico no DETRAN OBRIGATÓRIO PARA A PRIMEIRA HABILITAÇÃO. Assim que forem aprovados, aulas práticas e teóricas super rigorosas. Aí sim o sistema de trânsito ia ter motoristas de verdade, não esse sistema que culpa orientadores de trânsito, que não tem o que fazer, quando a autorização de ser habilitado é comprada.

    • 05/07/2019 em 02:34
      Permalink

      Primeiramente, a culpa não é dos Brasileiros, e sim dos Governantes do Brasil. Nós somos só manobra de propina de trânsito. Nossos examinadores de trânsito, são os melhores do mundo. Mas infelizmente vale um mal condutor pagar propina, que tem sua licença aprovada. Aí querem exame toxicológico de quem já é profissional, e dedicou sua profissão só para isso, em vez de começar esse exame desde sua primeira habilitação, sendo que quem quer ser motorista, tinha que fazer esse exame em Brasília, para todo o país, assim quebrando o esquema. Motorista é arrecadação para o governo, e vcs são Tam ignorante que somos usados por eles. Acorda Brasil, pagar propina é rotina, por isso que condutores que são alvos de manobra do governo para enriquecer eles em forma de propina levam a culpa. O direito de ser condutor é uma puta de responsabilidade, e o Brasil faz vista grossa para isso.

  • 04/07/2019 em 19:00
    Permalink

    Enfim temos alguns políticos olhando para o bolso do cidadão, que hoje carrega a maior carga com o menor benefício. Parabéns.

  • 04/07/2019 em 18:45
    Permalink

    TA LOUCO!
    JOGAR POR AGUA ABAIXO TUDO QUE SE CONSEGUIU ATE AGORA

  • 04/07/2019 em 18:33
    Permalink

    Esse cara é um maluco ,nem todo mundo tem capacidade de ensinar alguém a dirigir ou pilotar moto , não e por que tem 3 anos de habitado que essa pessoa será capacitada pra ensinar ,e mais a CNH está desse valor auto por conta das taxas do Detran ,o trânsito e responsabilidade ,e mais o Brasil não e os estados unidos onde as crianças aprendem as normas de trânsito na escola ,e por isso que o Brasil e campeão em acidentes de trânsito ,esse deputado não deve ter passado no exame psicológico quer matar a população.

    • 04/07/2019 em 18:55
      Permalink

      Você é dono de auto escola? Só pode, na maioria dos países desenvolvidos é assim e como diz o projeto de lei, é opcional para quem quiser contratar um instrutor profissional. O aluno que não tiver veículo, pode contratar as aulas e outra na quantidade que lhe for conveniente e não em uma quantidade obrigatória. Aula teórica para o Detran qualquer um consegue estudar em casa ou pela internet de forma gratuita. Mais um detalhe sem obrigatoriedade de aulas o preço das aulas vai cair e se tornará mais acessível.

      • 04/07/2019 em 19:15
        Permalink

        Engraçado esse Deputado, pq ele não reduz o valor das taxas da Habilitação? Pq ele não faz um projeto que reduza os impostos dos combustíveis? Esse cara não tem noção do que ele propôs, quantos empregos, quantas famílias depende desses serviços, desses empregos, quantas empresas vão fechar e quantas famílias vão ficar sem emprego, s contar com a possibilidade de um “futuro aluno” aprender com não ter uma base, poderia diminuir o número de aulas teóricas, diminua as taxas, reduza já impostos dos combustíveis, que esse cidadão (Deputado) quer que reduza o custo, desburocratizar as coisas, vamos pensar melhor. Eu dependo do emprego que eu tenho e preciso dele. #auto#escola#sim.
        Desculpa aí quem não quer Auto Escola mas eu preciso dela e do meu emprego.

  • 04/07/2019 em 14:32
    Permalink

    Ótimo!

    • 04/07/2019 em 15:22
      Permalink

      Os motoristas já são difíceis de achar quem ande decentemente, agora banir auto escola, o governo quer que o povo se mate um ao outro.
      Coloque uma lei de pena de morte para o político que rouba o dinheiro, de investimentos para o Brasil

      • 04/07/2019 em 18:57
        Permalink

        Ninguém vai sair matando ninguém, a lei deixa facultativo a contratação de aulas e não de fazer e ser aprovado nos testes do Detran.

  • 04/07/2019 em 13:47
    Permalink

    Muito bom porque está muito caro ter a primeira abilitacao,e as outras para se tornar um profissional e muitas aulas e muito dinheiro, qualquer empenho para baratear este custo seria muito bom

    • 04/07/2019 em 18:37
      Permalink

      Vc não deve entender nada do processo de habilitação ,por isso está falando isso está cara sim maise por conta das taxas do Detran ,vc não sabe nem como escrever habilitação ,

      • 04/07/2019 em 19:39
        Permalink

        Parabéns pelo projeto deputado ,vamos acabar com esta mafia das auto escola , é um absurdo o valor cobrado , um aluguel do carro para o dia do exame 110 reais . Absurdo!!!!!!

      • 07/07/2019 em 08:49
        Permalink

        Estudar um pouco antes de corrigir os outros é bom. Palavras que não existem, erros de pontuação, falta de coesão textual…

  • 04/07/2019 em 13:10
    Permalink

    Kkkkkkkk, Donos de Auto Escola, a bola da vez…. E Viva o Bozonaro…

    • 04/07/2019 em 13:58
      Permalink

      Excelente parabéns deputado faz um favor pra mim. Fala para os seus colegas trabalhar em favor do povo também?

    • 04/07/2019 em 14:50
      Permalink

      Debiloide……….

    • 04/07/2019 em 18:47
      Permalink

      ERRAADOO
      FAZ AI UM PROJETO PARA ACABAR COM ESSA PROFISSAO DE DEPUTADO
      E BANIR ESSAA IDEIAS DE JERICO

      • 04/07/2019 em 19:27
        Permalink

        Esse cara é um maluco da cabeça !!! Tem que cortar o salário desses abutres com ideia de retardado !!!!

Fechado para comentários.