CaminhõesNotíciasNotíciasTecnologia

Projeto que torna crime adulteração no sistema de Arla32 tem parecer favorável na Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados deu parecer favorável a um projeto de lei apresentado em 2016, que torna crime a adulteração do sistema de Arla32 dos caminhões fabricados a partir de 2012.

O crime será por adulteração de tecnologia ou substância destinada a reduzir poluição ambiental ou a efetuar a sua medição. O texto também pune quem fabricar, adquirir, fornecer, possuir ou guardar a tecnologia ou a substância destinada a adulterar e ainda quem utilizá-la, sabendo da adulteração. A pena prevista é reclusão de um a quatro anos e multa.

O projeto é do Deputado Federal Jerônimo Goergen (PP-RS), e foi analisado ontem pela comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara. Ele já havia sido aprovado em 2017 pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

RECOMENDADO  Motorista cobre placas com papel e acaba preso no Rio de Janeiro

Agora o texto seguirá para votação no plenário da Câmara. Mas ainda não há data para votação.

A ideia do projeto é combater as fraudes do sistema, que aumentam a poluição dos veículos. Para burlar o sistema de Arla32, é utilizado um equipamento eletrônico conhecido popularmente como chip paraguaio. Ele envia sinais falsos para a central eletrônica do caminhão, como se o Arla32 estivesse sendo injetado corretamente.

RECOMENDADO  PRF flagra caminhoneiros portando rebites na BR-101/SE

Se não usar esse chip, quando o caminhão fica sem o Arla32, ele perde cerca de 40% da potência do motor, para evitar o aumento da poluição.

Praticamente todos os caminhões fabricados a partir de 2012 usam o sistema SCR (Redução catalítica seletiva), que injeta Arla32 no sistema de escapamento, um composto a base de ureia, para quebra dos óxidos de nitrogênio em água e nitrogênio puro, que não causam danos ao meio ambiente.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

3 thoughts on “Projeto que torna crime adulteração no sistema de Arla32 tem parecer favorável na Câmara

  • DONIZETTI MIGUEL DE PAULA

    Pior e ser enquadrado numa penitenciária por não cumprir a lei.
    Do jeito que estão lotadas quero ver.
    Esse arla não e 100% eficaz.
    De fosse os motores MAM não sairiam sem essa suposta tecnologia.
    Mas como sempre quem pg é o menor.

  • Pior sistema inventado até hoje é esse arla até agora não vi nenhum caminhão que não dá problema no sistema e acho que a fiscalização tem que ser quem vende não em quem compra pouca vergonha …. Agi aí seu Presidente Bolsonaro olha que querem fazer com o motorista

  • Isso é só pra socar mais multas nos caminhoneiros , até parece que vão prender alguém ,não tem lugar nem para criminosos de verdade ,vai ter pra cáminhoneiro que adultera um chip.

Fechado para comentários.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading