Comissão da Câmara aprova exame de saúde obrigatório para caminhoneiros autônomos




A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou o Projeto de Lei 4365/16, que torna obrigatória uma avaliação anual de saúde ocupacional dos motoristas profissionais do transporte autônomo de cargas.

O relator, deputado Giovani Cherini (PL-RS), recomendou a aprovação. Como tramita em caráter conclusivo, a proposta está aprovada pela Câmara dos Deputados e, sendo oriunda do Senado, deve seguir agora para sanção presidencial, a menos que haja recurso para análise do Plenário.

O texto, que também teve aval da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, muda a Lei do Caminhoneiro e determina que os exames periódicos serão realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), já que os motoristas autônomos não costumam ter planos de saúde.

Conforme o projeto, os caminhoneiros autônomos estão submetidos a condições desfavoráveis como jornada de trabalho desumana, com carga horária excessiva; estresse psicológico em função de prazos de entrega de mercadorias; precariedade de rodovias; e risco de sofrer roubos e latrocínios.

Costumam ser comuns, entre esses profissionais, problemas de saúde como prevalência aumentada de hipertensão arterial, refluxo gástrico e distúrbios do sono e do aparelho locomotor, entre outros.

De acordo com a proposta, a avaliação médica periódica dos motoristas, por meio de programa de saúde conduzido pelo SUS, beneficiará indiretamente toda a sociedade brasileira, pois trará mais segurança às estradas e melhorará a qualidade do transporte de cargas no País.

Fonte: Agência Câmara de Notícias





10 comentários em “Comissão da Câmara aprova exame de saúde obrigatório para caminhoneiros autônomos

  • 27/10/2019 em 09:54
    Permalink

    Faz assim quer tirar meu direto me de 3 multas de 7 pintos no ano.

    Resposta
    • 27/10/2019 em 10:02
      Permalink

      Eu quero ver dar 3 multas de 7 pontos em um ano a maioria das nossas falhas e de 4 pontos
      Ai estoura os pontos
      Nem falam mais nda

      Resposta
  • 26/10/2019 em 16:02
    Permalink

    Já inventaram o exame toxicológico, que e uma palhaçada, agora mais este, e pelo SUS ainda, so pode ser palhaçada, o problema está em nós mesmo, este bando de desocupado lá em Brasília inventado estás leis aí e nós cumprindo todas sem reclamações, ou reclamações em postos, filas de banho entre outros lugares
    * Inventaram a lei pra colocar a cinta em carroceria de madeira, motorista foi lá e trocou tudo
    *. Inventaram a lei agora de “redes” na dianteira e trazeira de cargas altas, motorista tá comprando
    E muitas outras repito e uma palhaçada.

    SRS DEPUTADOS SE NÃO TEM NADA PRA FAZER VEM PRA ESTRADA, CONVERSEM COM AGENTE, VEJAO O QUE AGENTE PRECISA DE VERDADE, PRECISAMOS DE SEGURANÇA PQNOS DIAS DE HOJE NEN PNEU NOVOS PODEMOS COLOCAR PRIMEIRO POR CAUSA DO PREÇO DEPOIS POR CAUSA DE ROUBOS …… CANSEI

    Resposta
  • 26/10/2019 em 10:10
    Permalink

    nos caminhoneiros reclamamos a vida inteira mas não fazemos a nossa parte somos uma clace dezunida não se organizamos se focemos mais unida ninguem podia com nos estamos esperando que os grandes façam com nós escravos deles é o que vai acontecer a menos de cinco anos porque os caminhoneiros foram enganados por esses governos que prometeram que iam melhorar a vida dos caminhoneiros e 95% dos caminhoneiro acreditaran nas mintiras e nós os autonomos vão trabalhar de escravos desses famitos gananciozos que não se contenta com nada

    Resposta
  • 26/10/2019 em 09:19
    Permalink

    Mais essa mherda obrigatória imposta por esse governo sem futuro. Isso aqui tá virando ditadura ou é impressão minha?

    Resposta
  • 26/10/2019 em 06:08
    Permalink

    Exame de saúde obrigatório onde? Na rede pública falida? Camioneiro não tem como gastar com saúde. O que ganha mal dá para o sustento da família e comprar alguma peça do caminhão; O SUS não consegue atender nem os que chegam à beira da morte nos hospitais. Essa será o tipo de lei demagógica feita por alienados e que não têm o que fazer no Parlamento; Enquanto isso, o tabelamento do frete anda a passo de tartaruga. Uma vergonha.

    Resposta
  • 26/10/2019 em 06:01
    Permalink

    Devem primeiro se preocupar com Tabelamento de fretes e por regras para as empresas cumprir. Isso também tem afetado a saúde do Motorista Autônomo que vive sofrendo esse descaso.

    Resposta
    • 26/10/2019 em 13:41
      Permalink

      Quem bagunçou a tabela de frete foi o próprio camioneiro eu presenciei motorista assinando conhecimento de transporte e recebeu no acerto fora da tabela
      Fui motorista 35 anos abandonei a profissão tem 8 meses vendi o caminhão nós quê devia fiscalizar e denúnciar não ficar procurando culpado hoje mim considero um ex camioneiro e muita desunião e um querendo engolir o outro

      Resposta
      • 26/10/2019 em 15:00
        Permalink

        Exame de Saúde?
        Isso é uma piada KK essa rede pública defasadas,estou mais de um ano esperando uma guia do SUS para minha filha para fazer endoscopia,para eles pensarem em fazer esses exames primeiramente melhorar o SUS

    • 26/10/2019 em 14:59
      Permalink

      Já que eles falam que o caminhoneiro não tem condições de ter um convenio Medio, reveê os fretes pra falar que os caminhoneiro é um fudido… Vamos acordar gente, eu votei no bolsonaro, mas vamos mostrar pra eles ke o autonomo tem força em quanto é tempo.

      Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!