NotíciasTratores

Trator de esteiras New Holland Construction D180C é a solução adequada para a gestão de resíduos

Dona de uma linha completa de máquinas para diferentes aplicações e prestes a completar 70 anos de Brasil, a New Holland Construction, marca da CNH Industrial, participa da Waste Expo Brasil 2019, um dos maiores eventos de gestão de resíduos sólidos da América do Sul, de 12 a 14 de novembro, no São Paulo Expo. Presente com a Shark Máquinas, concessionário em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a fabricante leva ao evento o D180C, primeiro trator de esteiras acima de 20 toneladas com tecnologia de transmissão hidrostática fabricado no Brasil, na planta de Contagem (MG).

Com peso operacional de 22.760 kg, motor FPT N67 de 214 hp de potência, transmissão hidrostática e opções de lâmina PAT com função Shake ou Bulldozer (Semi-U), essa poderosa máquina pode vir equipada com o kit Aterro, próprio para movimentação de materiais sólidos. A preparação especial de fábrica inclui extensão da lâmina, raspadores de lixo nas esteiras, proteção dos pinos graxeiros, contrapeso adicional e aleta frontal inclinada, reduzindo o acúmulo de resíduos durante a operação.

“Especialmente preparado para as operações em aterro sanitário, o D180C kit Aterro conta com itens especiais que aumentam a vida útil dos componentes e reduzem o tempo de máquina parada e custos de manutenção”, explica o gerente de Produto Road Building da New Holland Construction, Edmar De Paula.

Controle operacional na ponta dos dedos

O trabalho com o D180C começa com o conforto do assento com alta absorção de vibrações, o que permite ao operador total concentração. As funções hidrostática e hidráulica do trator são ativadas por botões, sem a necessidade de alavancas para engatar. O sistema de ar-condicionado, instalado na parte traseira da cabine em local livre de poeira, mantém um clima interno ideal em todos os momentos, com várias aberturas de ventilação. A cabine também conta com as certificações ROPS (Roll Over Protective Structure) e FOPS (Falling Objects Protective Structure), com maior robustez e proteção ao operador.

As funções da lâmina e do ripper estão posicionadas no console do lado direito. O ripper pode ser facilmente controlado por joystick. O controle da lâmina redesenhado oferece novos recursos que melhoram o conforto e a produtividade: a função de nivelamento reduz instantaneamente o fluxo de óleo em 50% para o movimento preciso da lâmina; o recurso de vibração automática sacode os materiais pegajosos para removê-los da lâmina.

A lâmina está disponível nas configurações PAT, com função Shake para remoção de material pegajoso, ou Bulldozer (Semi-U).

Mais potência e menos consumo de combustível

O motor eletrônico FPT N67 de 214 hp consome até 10% menos combustível. A velocidade de deslocamento do D180C pode ser ajustada de três formas: utilizando a alavanca de variação da rotação; através de dois botões presentes no joystick de deslocamento; ou acionando o joystick para frente/atrás, de acordo com a demanda desejada. Um pedal único com duas funções (freio ou desacelerador) atua na rotação do motor ou vazão da bomba, de forma a garantir a maior precisão e melhor eficiência de frenagem.

A exclusiva função de Controle Proporcional (Proportional Dozer Control) fornece ao D180C o melhor da categoria em termos de controle de velocidade. Após estabelecer a faixa de velocidade desejada (graduada de 0 a 15), o operador modula os movimentos do trator movendo o joystick. O PDC garante movimentos suaves para um melhor trabalho de nivelamento e operação mais confortável.

Transmissão hidrostática com alta tecnologia de tração

O sistema de transmissão hidrostática assegura sempre o fornecimento da energia adequada ao torque necessário para o trabalho, evitando patinação. O D180C pode facilmente fazer curvas com tração em ambas esteiras ou até mesmo realizar giros em torno do seu eixo central sem sair do lugar (contra-rotação). Por ter menos componentes do que uma solução padrão, a manutenção é mais rápida, mais fácil e mais barata.

“A transmissão hidrostática garante o torque contínuo e necessário ao trabalho, mesmo em movimentações de carga em subidas, evitando patinação e ainda, podendo fazer curvas com tração em ambas esteiras, aumentando a produtividade nas movimentações de resíduos em aterros sanitários”, completa De Paula.

Sapatas de esteiras com 24 polegadas otimizam a pressão sobre o solo, garantido a compactação de resíduos durante as operações.

Chassi principal monobloco

Todos os componentes vitais do D180C, como motor e transmissão, estão montados e integrados dentro de um novo chassi. Os esforços típicos do trator são igualmente distribuídos, reduzindo o desgaste de componentes e garantindo anos de excelente desempenho. A montagem modular resulta em serviços e inspeções mais rápidas.

O D180C pode vir equipado com os sistemas de controle automático da lâmina (Machine Control) e o sistema de monitoramento a distância FleetForce da New Holland Construction, instalado para monitorar diferentes parâmetros da máquina, como consumo de combustível, temperatura do motor, locação e horímetro.

“São vários os desafios para a implementação de uma gestão integrada e sustentável na operação de resíduos. A Waste Expo Brasil reúne o que há de melhor em tecnologia para milhares de profissionais, gestores e técnicos do setor. Com o D180C, estamos prontos para construir juntos”, afirma o gerente da Shark Máquinas, Jose Luiz Parisatto.

FICHA TÉCNICA

  • New Holland D180C
    • Peso operacional: 22.760 kg
    • Motor: FPT N67, de 214 hp a 2.200 rpm
    • Transmissão: Hidrostática
    • Cabine: ROPS/FOPS
    • Tipo de lâmina: PAT com função Shake ou Bulldozer (Semi-U)
    • Material rodante: XLT (esteira de 610 mm)
    • Capacidade da lâmina: 4.82 m³ a 5.58 m³

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading