Bolsonaro fala em vetar projeto que altera CNH

por Blog do Caminhoneiro

O presidente Jair Bolsonaro criticou nesta segunda-feira, 16, o deputado federal Juscelino Filho (DEM-MA), relator do projeto de mudanças na legislação de trânsito em uma comissão especial da Câmara. Ele propôs mudanças em vários pontos do texto enviado pelo Executivo. O projeto previa ampliar a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de cinco para dez anos aos motoristas com até 65 anos.

“O relator entendeu que é exagero isso daí, porque seria a partir dos 65 anos de idade para cinco anos a renovação da carteira. O relator entendeu que com 40 anos de idade a pessoa está velha no Brasil, tem que voltar a ser de cinco em cinco”, disse o presidente, após sair de uma reunião com o ministro Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura.

Quando questionado sobre o que ocorrerá se a proposta aprovada pelo Congresso vir nessa linha, Bolsonaro respondeu que vetará. “Mas com 257 pessoas votando ‘não’, derruba o veto. Ou seja, a ideia de desburocratizar, desregulamentar, facilitar a vida de quem produz, que é o motorista, vai ser prejudicada.”

Bolsonaro destacou que o objetivo do projeto, elaborado em comum acordo com Freitas, é “descomplicar” a vida do cidadão. Quando questionado sobre possíveis vetos ao texto do relator, caso seja aprovado deste modo pelo Congresso, Bolsonaro respondeu que vetará, mas ressaltou ainda que o veto pode ser derrubado.

“Lógico que vai vetar, mas a última palavra é do Parlamento. Com 257 pessoas votando ‘não’, derruba o veto. Ou seja, a ideia de desburocratizar, desregulamentar alguma coisa, facilitar a vida de quem produz, que é o motorista, vai ser prejudicada tendo em vista a ação do relator”, afirmou.

Outro ponto comentado por Bolsonaro foi a proposta de passar de 20 para 40 pontos o limite para suspensão da CNH. “Dada a quantidade de radares que tem no Brasil, enfrentamos uma queda de braço com a Justiça. O relator também entendeu que certas multas, se forem com 20 pontos, dada a gravidade, tem que perder a carteira. Complicou tudo”, disse.

Bolsonaro defendeu ainda que qualquer médico possa dar atestado de saúde para a renovação da carteira. “Qualquer médico no Brasil está em condições de fornecer um atestado de saúde para renovar a carteira de motorista ou para tirá-la. E o relator entendeu o contrário, que tem que ser com clínicas conveniadas pelo Detran”, comentou.

Bolsonaro lamentou a posição de Juscelino Filho e comentou que acolheu muitas emendas. “Estamos buscando contato com ele, conversei com ele já uma vez. E, no mais, ele acolheu 101 emendas, quer dizer, fez um novo Código Nacional de Trânsito.”

Fonte: Estadão Conteúdo

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

5 comentários

Ezequiel Neto 19/12/2019 - 09:16

Companheiros motoristas profissionais, enviei o e-mail abaixo ao Deputado maranhense que desfigurou o Projeto do presidente Bolsonaro que muda a legislação de trânsito para melhorar a vida dos que vivem do volante.

Esse Deputado, além de não entender coisa alguma do assunto, transformou o Projeto numa colcha de retalhos imprestável.

Peço aos amigos camioneiros e motoristas profissionais em geral que também enviem sua indignação a esse Deputado. O e-mail dele na Cãmara Federal é dep.juscelinofilho@camara.leg.br

Quem tiver parente, amigo ou conhecido no Maranhão, fale do assunto pois as próximas eleições vêm aí.

“Senhor Deputado,

Lamentável sua atuação na relatoría do projeto do governo que altera a legislação de trânsito para facilitar a vida dos motoristas profissionais sobretudo.

A manutenção da exigência de Clínicas Médicas credenciadas pelo DETRAN vem na contramão da realidade além de tirar do motorista a possibilidade de obter com médico de sua confiança um atestado de saúde para renovação da CNH. Tenho médico na família que poderia me fornecer esse documento mas em rasão do seu equivocado entendimento, serei obrigado a pagar uma Clínica credenciada.

Ao rejeitar o ponto do projeto que amplia de 5 para 10 anos o prazo de validade da CNH, o senhor deu outro tiro no pé, pois implicitamente entendeu ser “velhos” os motoristas profissionais a partir de 40 anos de idade.

Relatoría pior não poderia ter ter tido o Projeto e certamente o senhor será cobrado nas próximas eleições pelo eleitorado maranhense.

É esperar pra ver.

Att

Ezequiel Neto
61 993686150 “

Reply
Wesley zoinho 18/12/2019 - 09:32

O presidente quer concertar facilitar e tem pessoas q quer atrapalhar e dificultar as mudança do Brasil .

Reply
Helio 17/12/2019 - 13:01

Infelizmente o nosso presidente não manda NADA

Reply
Jonathas 18/12/2019 - 13:47

Com um congresso acovardado, que só visa atrapalhar e burocratizar a vida do cidadão de bem, fica complicado governar. Políticos corruptos de esquerda, só atrasam o nosso país.

Reply
Ezequiel Neto 19/12/2019 - 09:18

Discordo de você Helio. O presidente manda muito mas infelizmente tem que conviver com um Congresso Nacional recheado de Deputados como esse que não entende nada do assunto e desfaz o que é bom para o País.

Reply

Escreva um comentário