Caminhão sem motorista cruza EUA em viagem com carga pela primeira vez

A startup Plus.AI anunciou que completou com sucesso a primeira viagem comercial de um caminhão autônomo de uma costa até a outra dos Estados Unidos levando uma carga de alimentos perecíveis.

A conquista envolveu levar uma carga refrigerada de manteiga da cidade de Tulare, na Califórnia, para o outro lado do país, em Quakertown, no estado da Pensilvânia. A viagem durou pouco menos de três dias a uma distância de 2,8 mil milhas (cerca de 4,5 mil km).

O caminhão da Plus.AI testava ainda um mecanismo de autonomia Nível 4 — quando condutores ou assistentes humanos não são mais necessários para operar os sistemas e aguentam até condições pouco ideais de trânsito em rodovias. Porém, por motivos de segurança e para acompanhar o desempenho de perto, um condutor e um engenheiro estavam a bordo durante todo o trajeto.

Segundo a Plus.AI, o teste validou a confiança do sistema de direção em condições climáticas diferenciadas (já que encontrou estradas molhadas e até com neve), temperaturas variadas, condução durante a noite e estradas sinuosas.

O objetivo da empresa, que existe desde 2016, é aumentar a frota especialmente na carga de alimentos, já que os prazos apertados e a fadiga causada por viagens longas pode levar a acidentes e risco de morte por parte do motorista humano.

Fonte: Tecmundo





RECEBA NOSSOS CONTEÚDOS NO E-MAIL

Seu e-mail (obrigatório)


Um comentário em “Caminhão sem motorista cruza EUA em viagem com carga pela primeira vez

  • 16/12/2019 em 19:11
    Permalink

    Realmente, a profissão de motorista profissional (camioneiro) está com os dias contados. Vem aí desemprego em massa…Lascou !!

    Resposta

Deixe sua opinião sobre o assunto!