Conclusão das obras que duraram 46 anos na BR-163 é um marco para a redução do custo logístico

por Blog do Caminhoneiro

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) considera um passo importante na direção da competitividade do Brasil a conclusão das obras da BR-163. O governo anunciou que o principal trecho da estrada, entre Novo Progresso e Miritituba, no Pará, está pronto. Essa é a principal ligação entre a maior região produtora de grãos do país, em Mato Grosso, para os portos da região Norte.

“A BR-163 se consolida como um eixo estratégico para o escoamento da agroindústria brasileira. A conclusão das obras contribui para desafogar os portos das regiões Sudeste e Sul e coloca as cargas brasileiras mais próximas de parceiros comerciais estratégicos na Europa e em outros importantes destinos para os produtos nacionais”, destaca o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

A rodovia, que há mais de 40 anos contava com trechos não pavimentados, era palco, anualmente, de engarrafamentos e atolamentos de caminhões. A conclusão desse empreendimento, em uma zona remota e marcada por altos níveis de chuva que sempre contribuíram para os constantes atrasos nas obras, é uma vitória para a engenharia brasileira.

De acordo com o estudo da CNI “BR-163: Quebra de Paradigma no Transporte do Comércio Exterior“, divulgado em 2013, mas ainda atual, a conclusão das obras resultará na redução do custo logístico nacional, ao proporcionar uma via alternativa de exportação para os portos do Norte brasileiro mais segura e mais curta. Para a carga que se encontra na região de Sinop e Lucas do Rio Verde (Mato Grosso), por exemplo, a redução no percurso pode ser de até mil quilômetros, em comparação com a saída pelos portos do Sul e Sudeste.

O Brasil precisa dar um salto na área de infraestrutura para se tornar um país mais economicamente competitivo e atrair mais investimentos estrangeiros. Atualmente, o país investe menos de 2% do PIB na área. Para efeito de comparação, todos os países dos BRICS investem, pelo menos, o dobro do Brasil. A solução para os atuais gargalos da infraestrutura nacional passa, obrigatoriamente, pela expansão da participação privada nos investimentos e na gestão da infraestrutura.

Fonte: Portal da Indústria

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

5 comentários

ANTONIO DE SOUZA 04/12/2019 - 13:52

Grande irmão Ezequiel Neto , Grande Neto ,kkkkkk e isso ai meu irmão o brasil somos todos nos brasileiros , agronegocio e logistica e autonomo e consumidor meus irmão por que nós consumidores temos que pagar a volatilidade do dolar porque la fora , porque a o combustivel aumentou de novo, respondo sr. Nosso presidente quebre o monopolio da petrobras , da eletrobras , da TRENSURB CABIDE DE EMPREGO PRO PT EXEMPLO SR. MARCO MAIA . QUEBRE A OI FALCATRUA , A BRASQUEM , MONOPOLIO MAIS EMPREGOS PARA O CIDADÃO BRASILEIRO QUE PAGA AS CONTAS DO CONGRESO DOS PRESIDENTES , PPPPPPPPPPPREZADO PRESIDENTE BOLSONARO PRECISO DE BNDS PROS MEU CAMINHAO SOU AUTONOMO TCHÊ TE PERGUNTO CONSIGO ? NÃO PORQUE ME RESPONDES MEU CAMINHAO ESTÁ QUEBRADO , VOTEI NO SR. SEI QUE O SR. ESTÁ FAZENDO , PRETENDO SE TIVER OPORTUNIDADE ME FILIAR NO NOVO PARTIDO DO SR. QUEBRE OS MONOPOLIOS GRANDES EMPRESAS NÃO PRESSICAO DE TANTOS CAMINHOES SR. PRESIDENTE NO MAXIMO 100 PRA CADA EMPRESARIO PRA TODO O BRASIL CRESCER JUNTOS AGRO-LOG-AUTONOMO-CONSUMIDOR. PREZADO PRESIDENTE BOLSONARO AMANHA O SR. ESTÁ EM BENTO GONSALVES OLHE POR ESTE ESTADO ESTÁ TODO MUNDO INDO EMBORA POIS ESTAMOS QUEBRADOS NOS AJUDA , ME A AJUDA SR. PRESIDENTE EMPREGO NÃO CONSIGO A 11 MESES , SE A SOJA É NEGOCIADA EM DOLAR E A LOGISTICA POR QUE NÃO PODE , PORQUE O CAMINHONEIRO AUTONOMO NÁO PODE TER A SUA TABELA DE FRETE POIS SOMO UMA CLASE DIFERENTE DAS EMPRESAS , POIS TEMOS E PORQUE CONTINUA DIFICIL , POIS BEM PORQUE A CLASSE DOS AUTONOMOS TENS SINDICATOS FALCATRUA QUE NÃO DEFENDEN O CAMINHONEIRO AUTONOMO E EU PAGO ESSE INFELIZES PRA NÃO FAZER NADA NEM BRIGAR PELAS MINHA REINVIDICAÇOES , MONOPOLIO PREZADO SR. JAIR NOSSO PRESIDENTE SR. MINISTRO PAULO GUEDES PELO AMOR DE DEUS QUEBRE OS MONOPOLIOS , MAIS CONCORENCIA BAIXA O VALOR DO COMBUSTIVEL . E SE A SOJA É NEGOCIADA EM DOLAR VAMOS NOS AUTONOMOS NEGOCIAR O TRANSPORTE EM DOLAR TAMBEM NADA MAIS JUSTO , PORQUE NÓS AUTONOMOS NÃO TEMOS O PESO DE AGRONEGOCIO TEM EM VCIMA DO GOVERNO É UMA IDEIA MEUS IRMÃO DO TRECHO , PARABENIZO O NOSSO PRESIDENTE JÁIR MESIAS BOLSONARO E O MINISTRO DOS TRANSPORTES MISSÃO DADA MISSÃO COMPRIDA VALEU PRESIDENTE VALEU NOSSO EXERCIO GLORIOSO BRASILEIRO MAIOR ORGULHO DE SER BRASILEIRO MAIOR ORGULHO DOS SENHORES DE TODOS , O BRIGADO PELA CONCLUSAO DESSA RIQUEZA .

Reply
Hilmar de Castro Marcondes dos reis 04/12/2019 - 11:13

Meus parabéns para o nosso presidente sr Bolsonaro, e para o lixooo dos petistas cadeia nesses corruptos.

Reply
paulo cezar biondi 04/12/2019 - 09:06

Parabéns para o Presidente e o Exército Brasileiro pois fizeram e com competência merece nosso elogios enquanto outros governos se gabem que iria fazer e só desviando o dinheiro publico para as suas contas tai a provo que ELES fazem e bem feito PARABÉNS MESMO

Reply
Ezequiel Neto 03/12/2019 - 19:48

Enquanto a curriola do PT e demais Partidecos de oposição bravejam e nada fazem pelo País, o governo Bolsonaro caminha, anda pra frente e o presidente com seu melhor ministro Tarcísio de Freitas, cumpriram a promessa de campanha de asfaltar a BR 163 que se encontrava abandonada há quase meio século. Centenas de camioneiros e empresas transportadoras enfrentaram prejuízos nessa estrada; os atoleiros eram uma calamidade, e vários motoristas profissionais perderam a vida ou foram vítimas de agressão de índios sem vergonha que cobravam “pedágio” para permitir a passagem. O povo do norte do País agradece. Parabéns ao glorioso Exército Brasileiro que em tempo recorde e com alta competência se encarregou do asfaltamento dessa importante rodovia.

Reply
GERSON RAMOS DA SILVA 04/12/2019 - 07:46

É bem isso mesmo companheiro

Reply

Escreva um comentário