Vale a pena fazer um consórcio de caminhão?

por Blog do Caminhoneiro

Pensando em entrar no ramo do transporte de cargas, ou já trabalha nessa área, mas deseja ter um veículo próprio? Acompanhe este artigo e veja se vale a pena fazer um consórcio de caminhão.

O consórcio é uma linha de crédito diferenciada que pode ser escolhida para a compra de diversos bens e serviços. Entre os bens mais comuns, adquiridos através desse tipo de crédito estão os veículos, carros, motocicletas e caminhões.

Existem muitas empresas que oferecem esse serviço e a possibilidade de compra é imensa. Mas será que quando o assunto são veículos de carga é interessante escolher esse caminho?

Acompanhe este artigo e descubra se vale a pena fazer consórcio de caminhão.

Veja como funciona o consórcio de caminhão

O consórcio de caminhão funciona assim como os demais consórcios disponíveis no mercado. O primeiro passo para contratá-lo é escolher o modelo do veículo, ou valor para comprá-lo.

Feito isso, você deverá escolher uma empresa que oferece esse serviço e ingressar em um grupo já formado ou em formação que tenha como finalidade uma carta de crédito no valor escolhido.

Assim que você ingressa nesse grupo começa a pagar as mensalidades que possuem um valor fixo preestabelecido e já passa a concorrer mensalmente a carta de crédito. Esta é sorteada todos os meses entre todos os integrantes do grupo, ou pode ser adquirida através de um lance, como os promovidos em leilões.

A contemplação através do sorteio pode acontecer tanto no primeiro mês de participação como no último. É importante dizer que, caso você seja contemplado antes de finalizar o pagamento das parcelas do consórcio, é fundamental continuar pagando as mensalidades normalmente.

Ao ser contemplado o consorciado não recebe o dinheiro em mãos, mas sim uma carta de crédito, um documento que lhe permite comprar o veículo, tornando a empresa provedora do consórcio responsável por realizar o pagamento do caminhão diretamente com o vendedor.

Vale dizer que a carta de crédito não precisa ser usada apenas para a compra do veículo, também pode ser usada para o pagamento da documentação e contratação do seguro veicular.

Vale a pena fazer um consórcio de caminhão?

Um dos pontos mais positivos do consórcio é que ele não tem a incidência de juros nas parcelas, é cobrado apenas uma taxa administrativa que serve para arcar com a prestação de serviço da empresa responsável por sua realização.

No entanto, a demora para a contemplação pode ser um ponto negativo, já que a maior parte dos consórcios é feita em muitos meses e o consorciado tem até o final do parcelamento para ser contemplado.

Por isso, se você não tem pressa para ter o veículo em mãos e não possui um valor para dar como lance, valor esse que quando aceito é descontado nas parcelas restantes, talvez não seja um bom negócio fazer um consórcio de caminhão.

Mas, se você não tem pressa e não deseja arcar com taxas de juros muitas vezes abusivas, optar pelo consórcio de caminhão pode ser uma boa alternativa. No final das contas, decidir se vale a pena ou não fazer um consórcio de caminhão dependerá apenas das suas necessidades.

Por Jeniffer Elaina, do Consorcio.org

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

5 comentários

Jorge Getulio Zimmer 25/12/2019 - 08:57

Não vale a pena.

Reply
Sérgio Nikitenko 24/12/2019 - 09:19

SE VOCE NÃO TEM PRESSA está repetido indevidamente , confundindo o leitor desavisado .

Reply
LUCIANO CARNEIRO DO NASCIMENTO 23/12/2019 - 11:17

Fiz um consorcio paguei inúmeras parcelas só que estando com 50% propus a empresa do consorcio para quitar eles me pediram um lance de tudo que devia ficando só financiado só a taxa de administração que dava um valor absurdo de 75 mil, me senti um otário lesado pois eles escolhem a quem sortear não querem correr risco nenhum mesmo nossa empresa que tem Finame andamento e nunca ter atrasado prestações tive este tratamento. nunca mais faço esta besteira deixar meu dinheiro na mão alheira e depois pagar taxa de administração financiada é uma piada que só se escuta neste país de conto de fadas.

Reply
Vinícius 24/12/2019 - 16:57

Vejo consórcio como uma excelente ferramenta para aquisição ou renovação de frota, mais tem que ser com Administradoras sérias, não com qualquer uma por aí.

Reply
Rene 25/12/2019 - 00:46

Fiz um com o Consórcio Maggi, de Itu, fui contemplado em uma mega assembleia com mais 40 pessoas. Foi uma ótima experiência.

Reply

Deixe sua opinião sobre o assunto!