Proposta exige curso de formação específica para o motorista profissional

por Blog do Caminhoneiro

O Projeto de Lei 5817/19 exige curso de formação específica para a atividade de motorista profissional no transporte rodoviário de passageiros ou de cargas. O texto insere dispositivos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados. “Como já existe uma regulamentação própria quanto à profissão de motorista profissional, nada mais condizente do que transportar essa condição para o Código de Trânsito”, disse o autor, deputado Gelson Azevedo (PL-RJ), em referência à Lei 13.103/15.

Conforme o projeto, também deverá ser desenvolvido um programa pedagógico a ser implementado por meio de parceria do Ministério da Educação com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Entre outros objetivos, a ideia é proporcionar consciência de cidadania quanto às regras de trânsito.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Educação; Trabalho, de Administração e Serviço Público; Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara Notícias

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

32 comentários
0

Artigos relacionados

32 comentários

Renê Costa 12/01/2020 - 10:54

Uma Coisa é Certeza tem Algum Interesse de Donos de Cursos nesses Projetos Lei que não Ajudam em Nada para os Caminhoneiros. Cadê o FAT Fundo de Amparo ao Trabalhador??? O FAT teria que Custear Tudo Referente aos Cursos CNH através SEST SENAT. Gente Brasileiros Vamos Abrir os Olhos!!?️?️

Reply
RENÊ COSTA 12/01/2020 - 10:12

Isso são Interesses de Ganhar dinheiro Fácil nas Costas dos Motoristas, Máfias Instaladas na Câmara dos Deputados em Brasília Inventando de Tudo para Tirar seu Suado Dinheiro. Inventaram o Exames Psicológico , Toxicológicos e aí vai aumentar o Custo da Carteira Nacional de Habilitação. . Vergonhoso e Imoral!!

Reply
RobertoHerculano 09/01/2020 - 16:24

Tá de brincadeira melhor o salário do motorista nada mais fazer outro curso nossa ???

Reply
dauni 09/01/2020 - 00:45

faço o curso se precisar ,mas quero que os prefeito ,vereadores ,deputados e governadores ,sejam eleitos só poderao concorrer com curso superior e que sejam obrigados a fazerem cursos pra administrar essa máquina podre chamada política com recursos do próprio bolso.porque inventar lei cagando sentado em uma cadeira,só demostra a falta do que fazer e a tal burrice em não conseguir pensar em algo de bem e proveitoso ,ou o Brasil acorda ,que seja independente de partido ,ou vamos continuarmos sendo marionetes ,todo dia com sua rotina e nada se muda ,poder de voto não diz nada ,o povo que manda ,mas manda o que ,a única coisa certa que sei e que mandamos o nosso dinheiro suado de trabalhos exaustivos ,para pagar as putas ,as festas ,as mansões os carroes e o salário exorbitante desses políticos de mau caráter ,chega revolução já.

Reply
Valdir Alves da Costa 09/01/2020 - 11:28

Tem é que reduzir os privilégios desses políticos e fazer com que se virem só com o seu salário, e sem a penca de assessores que teem hoje, eu voto em um político mas quem faz o trabalho por trás é outra pessoa que nunca vejo. E no mais teria que ter curso de administração, direito, e muita, muita vergonha na cara para não propor esse tipo de projeto para prejudicar uma categoria que a cada dia tem menos apoio do governo. Já estamos cheio de normas e regras para seguir e nenhum direito que nos favoreça. Você chega em um posto de combustível, deixa 30% do frete, no pedágio 10%, na mecânica 25% e no banco mais 40%, vai viver como? Sorte a nossa é que somos guerreiros e não desistimos fácil. Estamos juntos nessa luta?.

Reply
Zé Cueca 08/01/2020 - 21:48

KKKKK, eu estou achando é pouco, ele não está ali por obra do alem, foram vocês que o elegeram e se não foi com seu voto, você ajudou a eleger esse governo que ai está! FAÇO UMA SUGESTÃO! Faz arminha que melhora!
E por falar nisso, onde andam as faixas “INTERVENÇÃO MILITAR JÁ’?
A intervenção está ai! Capitão, general, coronel, sargento, cabo, soldado…

Reply
Evandro Sousa 08/01/2020 - 21:35

Isso que dá votar em dela das puta só pra fuder e arrecada dinheiro da classe q mais trabalha e sofre mão de vagabundo como quem tá inventando essa palhaçada de lei d bosta o meu voto nunca mais……

Reply
Renê Costa 12/01/2020 - 11:17

Só no Brasil Mesmo para Inventarem tanta Palhaçada!! Nós EUA e na Europa não Existem estas Exigências Autoritárias Impostas ao Motoristas Caminhoneiros , lá os Motoristas Caminhoneiros são Respeitados como Verdadeiros Profissionais. Um Motorista Carreteiro no Canadá Mesmo sendo Empregado ganha CR$65.000,00 sessenta e cinco mil reais por mês. Vejam só como é um País Desenvolvido de Primeiro Mundo!!??

Reply
Ezequiel Neto 08/01/2020 - 20:31

Mais um deputado demagogo que não tem o que fazer,,,esse palhaço deveria procurar um Circo Meia Boca para trabalhar.

Reply
Ronei Machado Bitencourt 08/01/2020 - 19:53

Vai racha uma lenha deputado fdp,projeto pra aposentadoria especial pra nós nem fala né seu corno,faça um projeto em favor a classe que carrega esse país,e não pra acabar de vez com nós,daqui a pouco tempo não vai mais ter esse profissional o motorista,quero ver o senhor deputado,oque vai fazer?tome vergonha nessa sua cara tchê,faça alguma coisa de útil por nós é não venha burocratizar mais o setor!!!

Reply
Ademar 08/01/2020 - 19:50

E pra lasca o resto mesmo eu não incetivo meu filho de jeito nenhum a ser motorista eu sou motorista e não quero meu filho nisso ida dia q passa fica mais humilhante a profissão

Reply
Junior Falcão 08/01/2020 - 19:28

Só pode ser brincadeira! Botem logo um monte de robos pra pilotar os caminhoes. Tirar cnh “E” é uma fortuna, exame pra continuar com “EAR” é mais caro, tbm tem a taxa do toxicologico, curso mopp, curso de transporte de passageiros… É o fim da picada, parabéns aos envolvidos! Esse governo odeia pobre! Daqui uns dias tá mais fácil virar piloto de avião do motorista de caminhão.

Reply
Jorge Getulio Zimmer 08/01/2020 - 19:23

Pressão das transportadoras para acabar com o autônomos!

Reply
Junior Falcão 08/01/2020 - 19:30

Seria se elas pagassem esses cursos para os motoristas, porem elas não pagam nada!

Reply
Eduardo 08/01/2020 - 17:17

Vão preparando os caminhões autônomo, da maneira que está indo, cada vez menos, alguém vai querer ser motorista.

Reply
Side 08/01/2020 - 21:47

Uma categoria dessa grandeza e sem representante à altura, diesel caríssimo, pneu, manutenção, frete baixo, estradas péssima, pedágio (é um assalto), e o autônomo pra poder trabalhar tem q ter CNPJ e pagar uma fortuna de imposto, licenças, aferições, IPVA, placas, e ainda com tudo isso tem o risco de vida, e os assaltos, e aí vem um cachorro de colarinho dizer o que precisa pra ser caminhoneiro, o que precisamos é de respeito, pagamento justo pelos serviços prestados ( por que não é pra qualquer um, tem q ter diesel nas veias,)e segurança para poder continuar

Reply
João Malvino Machado 09/01/2020 - 07:07

Bom dia fui caminhoneiro por 38 anos abandonei a profissão por essas e por outras estamos senda umulhados de todas as maneiras.

Reply
Glauber 08/01/2020 - 16:51

Eles não facilita nada só dificulta a vida do contribuinte da com uma mão tira com as duas esse é o Brasil que eu não quero mais vivo nele estamos sendo roubado todo momento poriso que muita gente anda sem carteira de habilitação muito dinheiro pra tirar nos países mais desenvolvido não deve ser assim só Deus pra nós livrar

Reply
Fabiano Santos dos Anjos 08/01/2020 - 16:28

Ridículo! Motorista já é muito exigido e muito mal remunerado! Fora a CNH,temos cursos como, Mopp,cargas indivisíveis …onde temos um custo altíssimo,sem contar na taxa q pagamos no laudo para vir a observação de q se exerce um atividade remunerada! Só podem estar de sacanagem

Reply
roberto da costa pereira 08/01/2020 - 16:17

Esses deputado tem que produzir.nao faz nada quando faz e pra fuder quem trabalha.porque vc deputado vai cacar o que. fazer.

Reply
Salomão Siqueira Neto 08/01/2020 - 15:51

Manda esse Deputado Gelson ir cuidar da buceta da mulher dele,por que se não outro cuida.

Reply
Anísio Pereira 08/01/2020 - 15:26

Esses deputados, em vez de fazerem leis que verdadeiramente, possam ajudar o povo, vem com essa de colocar mais peso nas costas do caminhoneiro, cursos que sinceramente é só para tirar dinheiro dos profissionais de trasporte, agora me vem com essa. Já não basta a falta de respeito a qual muitos nós tratam, porque não fazem emedas para salários dignos.

Reply
Sérgio Coelho 08/01/2020 - 15:02

Francamente,não bastassem as exigências feitas aos que possuem ou pretendem ingressar nas categorias C,D ou E( EAR, MOPP, CARGAS INDIVISIVEIS, TRANSPORTE DE PASSAGEIROS, e outras especificações mais da resolução 168, agora vem um deputado,instituir mais uma obrigação aos motoristas profissionais e ainda,onerar a classe em mais uma despesa! Tantas leis precisando ser criadas, tantos projetos aguardando votação e aí vem um político com um projetinho de merda! Reduzam seus salários,mordomias e afins! Parem de lesar o povo e por favor,não apresentem leis que só servem para encher linguiça e esvaziar os já combalidos bolsos dos estradeiros!

Reply
Area Livre 08/01/2020 - 14:41

Pra ganhar o salário de caminhoneiro e viver fora da estrada é melhor trabalhar em mercado ou algo assim, pelo menos está todo dia em casa e o melhor da pra estudar e assim melhorar o salário.

Reply
Paulo José Ferrari 08/01/2020 - 14:34

Com certeza esse camarada deve ter alguém pagando comissão pra dar uma ideia dessa,mais um jeito de tirar $$$ do motorista,sem falar que não cuida nem do estado dele,vem propor bosta!

Reply
JOSE IVAN LUCIANO 08/01/2020 - 13:58

Esses cornos. Sobre salario que eh uma miseria ninguem fala nada. 1900 reais para rodar 12 a 18 horas por dia 30 dia do mes. Com folga na estrada. Mais uma comicao disfarcada de horas estras ou bonificacao. E rodar com conjunto de 30 metros avaliado em 500 mil reais so do conjunto fora o valor da carga. Tem de Ter nome limpo curso moop indivisivel. Os filhos da mae. Quer dificultar ainda mais. Pq nao faz projeto para nos ganhar pelomenos 5000 mil por mes no minimo. Em 1998 piso de salario do motorista era 3 salaios minimos e meio mez. Agora essa miseria. Exigencias. Pior os velhos da estrada estao morrendo. Os novos nao querem assimir a boleia. Quero vers esse politicos mandarem seus motoristas particulars que ganham 30 mil no mes dirigir um 9 eixo. Quero ver se vai. Seu bando de filhos da p…..

Reply
Luciano de Oliveira Falcão 08/01/2020 - 13:58

Ninguém desses deputados fazem coisa Boa pra nois

Reply
Esquincalha 08/01/2020 - 13:12

Só fazem coisas para prejudicar o nosso lado, não tem melhoria nenhuma mais um gasto caro no nosso bolso,q mania de prejudicar o pobre do trabalhador,pq não fazem leis para baixarem esses salários altíssimos deles, cortarem todas as regalias deles,pq político não e profissão,mas querem mexer com a classe trabalhadora,q já sofre d+++++++

Reply
Joao 08/01/2020 - 13:10

Tem que fazer faculdade de 5 anos prós novos motorista…tem que falta mão de obra …só assim vai melhorar pro autônomo

Reply
JOSE IVAN LUCIANO 08/01/2020 - 14:01

Por isso que brasil nao vai pra frente. Pra um ganha tem de fode o proximo. No minimo deseja mal. O crasse desorganizada. Ainda querem faser greve pra ganha mais. Tem de se foder mesmo

Reply
Zé m silva 08/01/2020 - 13:01

Verdade..só fazem leis e projetos para lascar de vez o já sofrido motorista promocional….já não basta o petróleo nas alturas..frete ruim..estrada esburacadas..aí agora já veim um. Engraçadinho querer inventar mais increnca pra cima do caminhoneiro…ahh. Tenha paciência né? Chega….

Reply
Luciano 08/01/2020 - 12:42

Essa cachorrada ja inventaram mais um meio de poder roubar o nosso dinheiro, só criam leis porcas maléficas pra nós, masmas benéficas pros bolsos deles, agora melhorar o preço do frete, reduzir o preco do combustivél e pedagios isso eles nem querem levar pra reunião deles.

Reply

Escreva um comentário