Governo lança edital para testar drogômetro com motoristas de todo Brasil

por Blog do Caminhoneiro

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lança edital, publicado no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, para a seleção de equipamentos de detecção de uso de drogas por saliva que serão utilizados, em caráter de teste, pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. As empresas interessadas deverão fornecer os aparelhos gratuitamente para a realização dos experimentos.

Os drogômetros devem atender às especificações previstas no edital, como o fornecimento de Manuais de Funcionamento do equipamento e de estudos que confirmem sensibilidade de, no mínimo, 75% em usuários ao volante, após o consumo de oito substâncias, entre elas, maconha (THC), cocaína (BZE), anfetamina, metanfetamina, anfepramona, femproporex, clobenzorex e metilenodioximetanfetamina(MDMA).

Os equipamentos portáteis abarcados no edital captam a presença das substâncias psicoativas por meio de amostras de saliva e deverão ser testados, durante o ano de 2020, em rodovias federais. Impreterivelmente, durante o período de teste, a análise será feita mediante autorização do motorista voluntário, que não será submetido a nenhuma sanção, tendo apenas efeito pedagógico.

Segundo o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência configura uma infração gravíssima. E o artigo 165- A estabelece que a recusa a ser submetido a teste ou outro procedimento que permita certificar a presença de álcool ou outra substância psicoativa também é uma infração gravíssima.

Após o período de testes, os equipamentos serão regulamentados pelo Conselho Nacional de Trânsito e pelo Inmetro. E aqueles que tiverem a sua eficácia comprovada poderão ser utilizados em ações de fiscalização do uso de drogas por parte de motoristas, prevenindo acidentes nas vias brasileiras.

Fonte: Ministério da Justiça e Segurança Pública

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

8 comentários

RENÊ COSTA 03/03/2020 - 17:57

A Verdade quem usam Mais Drogas no Brasil são As Pessoas que vivem, Trabalham, estudantes nas Cidades Grandes e Pequenas, Além do Mais dentro das Cidades ocorrência de Crimes e Acidentes de Trânsito são de grandes Proporções . Esses Usuários de Drogas das Cidades Grandes usam as Estradas para irem as Praias, Carnavais e Outras Bagunças no Brasil.

Reply
RENÊ COSTA 03/03/2020 - 17:51

Aqui em Brasília DF Vai Reprovar Milhões de Motoristas de todos as Classes Sociais, principalmente Advogados, Estudantes de Faculdades, Médicos,, Professores e Autoridades Públicas de Todos os Três Órgãos Executivo, Legislativo e Judiciário. A Lei é para todos , Mais acho que não Vai Funcionar Muito esse Drogometro no Brasil não mesmo.

Reply
reginaldodepaulo33@hotimail.com Paulo 02/03/2020 - 20:12

Isso será todas categoria ou somente caminhão

Reply
Jair Boçalnato 02/03/2020 - 17:08

“Mimimi mimimi mimimi, indústria da multa”. Não vai sobrar 1 na pista depois que a PRF começar a usar. Aí sim os fretes vão subir, vai ter que contratar motorista gringo

Reply
Ezequiel Neto 03/03/2020 - 09:17

Para os delinquentes do volante é realmente “mimimi…”. Frete não vai subir coisa nenhuma. O que vai subir é o numero de marginais travestidos de motoristas enchendo o talo de drogas e matando inocentes estradas afora; Te liga, idiota !!!

Reply
Ezequiel Neto 02/03/2020 - 14:08

Parabéns ao governo. Tem que tirar de circulação motoristas profissionais drogados que enchem o talo de rebite e saem estradas afora sem dormir pondo em risco a vida alheia. Volante de caminhão é para gente séria e não para usuários de drogas.

Reply
Tirara todos drogados inclusive você 02/03/2020 - 17:04

Tem que te que tirar todos drogados inclusos os FDPs que dirige carro pequeno e entra na frente de carretas e Caminhão e freiam por estar loucos no crack, acham que esta em uma nave espacial ai nao sabe que uma carreta não para como um carro pequeno depois tomam no cu, e acusam os profissionais de estar drogados, esses fdps deveriam ao menos saber que caminhao para como carro pequeno

Reply
Rosano 03/03/2020 - 08:13

Eu apoio

Reply

Escreva um comentário