Empresas fazem ações para ajudar no dia a dia de motoristas de caminhão

por Blog do Caminhoneiro

Devido às medidas de isolamento social determinadas pelos governos estaduais para conter a pandemia de Covid-19 no país, motoristas de caminhão estão enfrentando dificuldades para suprir necessidades básicas do dia a dia, como se alimentar ou tomar banho. Isso porque vários restaurantes e lojas de convivência localizados nas estradas do país estão fechados.

Empresas e órgãos governamentais têm ajudado a buscar soluções capazes de auxiliar os motoristas, principais responsáveis pelo transporte de alimentos, suprimentos, remédios e outros itens essenciais no país. Uma delas é a ValeCard – especializada em soluções de pagamento e gestão de frotas com atuação em todo o território nacional – que está patrocinando a doação de marmitex para contribuir com a alimentação de todos os motoristas que passam nos pontos de apoio localizados na BR-060 e BR-10, próximo a Brasília e Florianópolis, respectivamente.

A iniciativa é em parceria com o Sest/Senat, que criou a Mobilização Nacional de Combate ao Coronavírus: iniciativa que tem o apoio de órgãos públicos, como o Ministério da Infraestrutura e a Polícia Rodoviária Federal, empresas privadas, como as concessionárias das rodovias, e que colocou à disposição dos caminhoneiros mais de 200 pontos de apoio em todo o Brasil. Nesses locais, estão sendo distribuídos aos motoristas de caminhão produtos de higiene e alimentação, além de orientação sobre medidas preventivas ao covid-19.

Em paralelo a ValeCard também vem realizando uma outra ação para facilitar o cotidiano desses trabalhadores. Logo no início da pandemia, a empresa passou a enviar mensagens (SMS e e-mail) aos caminhoneiros com dicas sobre estabelecimentos credenciados que estão em funcionamento e oferecem alimentação, orientações de cuidados e higienização.

Um desse locais é o posto Arco-Íris – em Roseira (SP), na Via Dutra, que oferece comodidades aos clientes, como estrutura para banho, distribuição de marmitex e frutas e até atendimento médico.

Aplicativos auxiliam motoristas

Lançado pelo Ministério da Infraestrutura, com apoio do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o aplicativo InfraBR ganhou novas funcionalidades. Agora, com o app, os transportadores de cargas têm acesso às informações sobre o funcionamento de serviços essenciais nas estradas, como restaurantes, postos de combustíveis, borracharias, oficinas e lojas de autopeças. Além disso, podem localizar os postos de atendimento do Sest/Senat que estão distribuindo kits de higiene e de alimentação.

Outro aplicativo, resultado de uma parceria entre a S.O.S Truck (app para localização de serviços na estrada) e Raster (empresa de gestão de risco) possibilita aos motoristas encontrarem restaurantes e demais serviços que estão em operação nas suas rotas. No total, são mais de mil postos cadastrados em todo o país e cerca de 950 estabelecimentos na Argentina.

Em São Paulo, Estado que é o epicentro da Covid-19 no Brasil, o governo do Estado lançou na última semana um site com informações essenciais para orientar os caminhoneiros durante o período de pandemia. O site (www.abastecimentoseguro.sp.gov.br) funciona como um grande mapa com marcadores que informam a localização exata e a situação dos postos de abastecimento e dos locais de distribuição de kits. Com a ajuda do site, os caminhoneiros podem saber, por exemplo, se o estabelecimento está aberto, fechado ou com atividade restrita.

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Escreva um comentário