Plenário rejeita prazo menor para motoristas profissionais se submeterem a exames de renovação da CNH

por Blog do Caminhoneiro

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou ontem a primeira alteração no substitutivo apresentado pelo relator, deputado Juscelino Filho (DEM-MA), à proposta que modifica vários pontos do Código de Trânsito Brasileiro (PL 3267/19).

Por 244 votos a 212, foi aprovado destaque do PSL que retirou do texto-base do relator a exigência de que os motoristas profissionais fossem submetidos, a cada cinco anos, a exames médicos e avaliações psicológicas.

Sem esse trecho, aqueles que exercem atividade remunerada em veículo (motoristas de ônibus ou caminhão, taxistas ou condutores por aplicativo, por exemplo) seguirão as mesmas regras dos motoristas amadores, como acontece atualmente. Os profissionais são submetidos a outros tipos de avaliação periódica.

Para o deputado Abou Anni (PSL-SP), os trabalhadores de transporte não precisam de renovação com periodicidade menor que os demais. “Eles têm RH na garagem, médico, psicólogo. Peço aos colegas para dar os mesmos direitos que o particular tem ao trabalhador de transporte”, disse.

O substitutivo do relator, deputado Juscelino Filho, aumenta a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para dez anos. Por outro lado, vincula a suspensão do direito de dirigir por pontos à gravidade das infrações cometidas.

Para Juscelino Filho, o foco do debate não pode centrar-se em custos e economia, mas na proteção à vida das pessoas. “Por óbvio, quem dirige por profissão e é responsável pela vida de outras pessoas não pode ser tratado como se fosse um motorista comum. O nível de stress do motorista profissional é muito diferente”, disse.

A deputada Lídice da Mata (PSB-BA), vice-líder da Minoria, também criticou a decisão de equiparar o condutor de carro particular com motoristas profissionais, que têm carga horária de trabalho e estresse. “Isso [o prazo menor para os exames] é para a defesa da sua vida e da vida daqueles que eles transportam ou mesmo das cargas que são transportadas”, declarou.

Continua em andamento a sessão virtual do Plenário em que os deputados analisam destaques à proposta.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

20 comentários
0

Artigos relacionados

20 comentários

Luís Paulo Conti 27/06/2020 - 22:21

Infelizmente o nosso amado país está nas mãos desses políticos que não passam de meros vagabundos corruptos. Isso mesmo. Vagabundos e corruptos. O que ser pode esperar dessa corja, isso mesmo, corja, senão favorecer motoristas amadores inconsequentes que muitas vezes compram a CNH enquanto ainda há empresas de recuperação da mesma quando o condutor estoura a pontuação. Se estourou a pontuação não deveriam aceitar que empresas que são na maioria golpistas, oferecessem serviço de recuperação de CNH.
Mas o que que os políticos vagabundos podem fazer? Podem fazer tudo pra melhorar, porém não fazem nada se não for pra piorar, porque como eu ja disse, não passam de CORRUPTOS E VAGABUNDOS.

Reply
Gerson 27/06/2020 - 06:21

Todos os motoristas que provarem que estão exercendo a profissão acima de 10 anos deveriam ter total isenção nos valores da renovação.Também precisa estudarem forma de facilitarem os aposentados como motoristas profissionais,que sempre precisaram trabalhar para complementarem suas rendas,pois devem ser parte desta isenção.A CNH não deve ser um documento de identificação cheio de dificuldades para se obter ou renovação.A legislação deve ser mais rígida para punir
as ações dos péssimos condutores na direção do veículo.O infrator não pode ser igualado ao profissional por vocação.

Reply
joao luiz do carmo oliveira 26/06/2020 - 19:55

Caminhoneiro trata de muitas famílias:
Frentista, fiscal, balanceiro, chapa pessoas uniformizado que ficão pedido o tal cafezinho nas rodovias tem muito mais a lista e longa.

Reply
Gedaliaspantoja 26/06/2020 - 16:58

Infelizmente no Brasil é essa desvalorização com os caminhoneiros e por muitos vistos e julgados pior do que criminosos.
nós caminhoneiros carregamos o país nas costas, e muitos não enxergam isso .
O Brasil está nas mão de políticos corruptos e a população é a responsável eleger gente incapaz de usar o poder público em benefício da polução.
com um click a gente é capaz de mudar o rumo da nação e botar esses corruptos pra fora.

Reply
David Alves 26/06/2020 - 13:44

Acho que o motorista profissional é perseguido
O salário não presta
Maltratado e destratado por conferentes nas lojas
Cobrado, humilhado e punido por patrões e policiais
A questão dos exames, o que tem tirado o sono de muita gente. E foi por causa de tantas exigências que deixei mais de 12 anos de carreira como motorista carreteiro/Caminhoneiro

A população nunca vai nos enxergar como gente
Governo lixo sim !
Sociedade lixo que elegeu também !

Reply
Adalbero Alves Dos Santos 26/06/2020 - 12:41

Sou a favor do exame toxissologico desses políticos policial médicos operário professor afinal de contas não é só caminhoneiros que usam drogas náo e longe a vida dos outros em risco todas profissão tem profissional que usa preconceituoso esse Celestino aí

Reply
Diego 26/06/2020 - 12:21

Um absurdo mesmo esses ladrões que não sabem nem o que é estar na estrada querendo botar certo ou errado , foi pra 40 pontos sem tomar multa , como isso?? Pra mim chegar nos 40 preciso tomar multa ou estou errado , exame toxicológico deveria ser pra todos, só caminhoneiro usa drogas agora cambada só cão

Reply
Claudinei 26/06/2020 - 11:57

Vivemos em um país onde quem manda são os bandidos de colarinho branco, o povo brasileiro e nos profissionais se soubesse o tamanho do poder que tem pra mudar tudo no país usaria esses poder .
Vamos acordar povo quem carrega o Brasil somos nós só sabermos usar esse poder sem bagunça nenhuma pra tirarmos esses corruptos do poder

Reply
Celestino Goncalves Filho 26/06/2020 - 11:50

Eu não acho que caminhoneiros são responsáveis pela maioria dos acidentes. É só você ir para a estrada e prestar atenção que verá coisas do “arco da velha” que motoristas particulares fazem. É claro que também existem motoristas profissionais irresponsáveis. Não é só punir , tem que orientar. Não dá para julgar que o motorista de um veículo menor não tenha problemas particulares que o estressam e podem até contribuir para acidentes, muitas vezes fatais. Portanto não vejo necessidade nem utilidade para uns renovarem a carteira e cada 3 anos e outros a cada 10.

Reply
iran silva 26/06/2020 - 11:46

Bom dia se políticos criassem leis favoráveis ao trabalhador e se o STF Tiver conhecimento vai tentar derrubar pois as leis seriam contra eles e políticos não criam lei para prendelos, e o país.

Reply
Silvano Silva 26/06/2020 - 09:11

Eu também acho abisurdo qundo vai renovar a carteira para que essa merda de EAR isso é para tirar dinheiro do povo porque quando vamos tirar já é feito Psicotécnico por isso tem muita gente não consegue renovar por causas dessas taxas absurdo esse EAR tem que tirar seus deputados vê o lado dos motoristas porque vcs ganham bem os motoristas ganham uma micharia e com essas taxas mata qualquer e o Brasil tirar EAR

Reply
Dirlei lira Gonçalves 26/06/2020 - 03:09

Tem que acabar com essa tal de EAR isso é só pra tomar dinheiro dos motoristas

Reply
Valdeci Fernandes 26/06/2020 - 01:05

Senhores quer que nos passamos exames de 5 anos tudo bem,mais que de um descontos nos valores dos exames,poxa pra quem é menos de 50 anos são dez anos,a gente tem que fazer em 5 anos e ainda pagar pelo tempo mais curto,abaixa o valor pra gente.

Reply
Eliseu Ferreira Noé 26/06/2020 - 00:23

Infelizmente motoristas profissionais. São uma das classe de trabalhadores mais perseguidos nesse País . e só lembrar à uns vinte anos atraz. quantas leis em cima só do caminhoneiro Desde tacógrafos, faixas refretivas e muito outros que não da nem para relacionar.em quanto isso o mot. Amador nada nem ao menos um tacógrafo para mostrar os absurdos que acontece nessas estradas. parece que eles são crianças mimadas pelos políticos e ficam dizendo que só nos somos responsáveis pelo trânsito. Já Que querem que fassamos tantos exames, Que fossem pelo menos subsidiados pelo governo.Nossa carteira ao renovar fica mais que e o doblo.e muitas coisas que não dá nem para falar aqui. Tenho 30 anos de profissão sempre tive amor ao que Fasso mais minha maior recepção é essa desigualdade.

Reply
Elizabete Lúcio 25/06/2020 - 21:49

Senhores deputados, senadores precisamos uma aposentadoria remunerada nós trabalhadores profissionais do transporte escolar.

Reply
Augusto Moraes silva 25/06/2020 - 20:39

motorista de ônibus e carreteiro tem q ser 10 anos mesmo demorou para tomar uma atitude melhor q colocar um sem experiência no ramo adorei estou dentro deus ajude a todos

Reply
Sérgio Augusto 25/06/2020 - 20:35

Isso e uma vergonha que fazem com o profissional da categoria um absurdo , só visam dinheiro nada pra ajudar o profissional da área .

Reply
Walter 25/06/2020 - 17:11

Isso é uma vergonha quem mais usa drogas são 90%dos motoristas de automóveis principalmente os ricos e eles mesmos (Políticos ladrões corruptos ) querem roubar nós isso sim fdps

Reply
Givaldo Andrade Dos Santos 25/06/2020 - 16:22

De que adianta, 10 anos se o motorista com 50 anos a tem que renovar ,a cada 5 anos, se já fazemos teste de vigília, exames periódicos, psicoteste na empresa ,exame toxilogico na empresa. Se os políticos colocaram que nois motoristas profissionais temos que gastar com exames toxicológicos a cada dois anos e meio por esse projeto vagabundo,e ainda ter o direito de dirigir suspenso com duas infrações gravíssimas. Enquanto amadores põem a vida dos profissionais em risco.

Reply
Marcone Ferreira Xavier 25/06/2020 - 11:54

Da vergonha ver estes debates dos nossos políticos ,só aprovam o que os grandes empresários mandam .

Reply

Escreva um comentário