CaminhõesNotícias

PRF apreende caminhão causando poluição em Primavera do Leste/MT

Na tarde de terça-feira (25), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu um caminhão, ao verificar que o mesmo estava abastecido com diesel S500 e que o composto de ARLA 32 no reservatório estava adulterado.

Por volta de 13h, os policiais, que fiscalizavam na BR-070, em Primavera do Leste, abordaram o veículo Scania/P 360 A6x2, cor branca e placas de Itatiba/SP. Imediatamente os PRFs perceberam a presença de óleo diesel de cor avermelhada, no fundo do filtro de combustível do veículo, indicando a presença de diesel S500.

O condutor, de 51 anos, disse que o uso de S500 é por ordem da empresa, a qual possuí parte da frota onde é permitido o uso desse tipo de combustível.

RECOMENDADO  Conheça o Red Giant, o cavalo mecânico mais longo do mundo

As normativas estabelecem que veículos fabricados a partir de 2012 e acima de 3.856 kg devem ser abastecidos com diesel S10 (de coloração amarela), pois o teor máximo de enxofre liberado na combustão desse combustível, é 50 vezes menor que do diesel S500.

Ainda, ao realizar o teste de pureza da substância ARLA 32 presente no veículo, foi constatado que havia adulteração/contaminação, com resultado apresentando cor roxa, sendo azul a cor da reação quando a substância é pura.

RECOMENDADO  Conheça os caminhões com aspiradores gigantes que trabalharam em Chernobyl

Foi lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência, em princípio, por causar poluição de qualquer natureza resultante em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora, modalidade culposa.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading