Caminhões pesados da Iveco passam a contar com sistema de telemetria

Os caminhões Iveco Hi-Way e Hi-Road passam a contar com um sistema completo de telemetria, para coleta e processamento de dados. O investimento da Iveco no sistema é parte do planejamento estratégico da marca para aperfeiçoar seus produtos e serviços para o mercado brasileiro.

“Esse ‘movimento’ nos coloca em uma era onde os caminhões já possuem níveis avançados de tecnologia embarcada que proporcionam uma operação mais segura e sustentável. Esse é o objetivo do Iveco Connect, sistema de telemetria e conectividade inteligente que agrega, em uma única ferramenta, importantes funções”, disse Thiago Carlucci, diretor de Marketing da Iveco para a América do Sul.

Ele destaca também que o futuro no setor de transportes segue a tendência de futuro para a sociedade, com conectividade, internet das coisas, automação e energias limpas.

O sistema de telemetria fica constantemente monitorando o desempenho do motorista e todas as funções do veículo. Dentro do complexo industrial da Iveco, em Minas Gerais, fica uma sala de controle que opera 24 horas por dia, e age antecipando qualquer demanda dos clientes, em um eventual problema com o produto, podendo entrar em contato com o motorista e sugerindo soluções, antes mesmo do problema aparecer no caminhão.

“Ajudaremos os clientes a extrair o máximo do veículo a cada quilômetro percorrido por meio da conectividade, com suporte em tempo real e com o objetivo de aumentar a eficiência do veículo, diminuindo o custo de manutenção e as paradas não programadas. A ideia é estarmos juntos do transportador e, ativamente, garantir a máxima eficiência e produtividade ao utilizar nossos produtos e serviços”, ressalta Daniel Moreira, gerente de Pós-Venda da Iveco.

O sistema, batizado de Iveco Connect faz a checagem completa da performance do veículo e também traz um roteirizador, que traça as melhores rotas para as viagens de acordo com as características do veículo e da carga. Isso aumenta consideravelmente a eficiência da viagem.

Além disso, com o uso do sistema será criado um histórico de dados, que permitirá à montadora entender a aplicação de cada cliente, fornecendo os serviços mais adequados para cada tipo de operação, prevenindo falhas e sugerindo configurações técnicas diferentes para cada tipo de rota.

O Iveco Connect é gratuito para os clientes por um ano, para veículos novos com o plano completo. Após esse período, a contratação do serviço pode ser feita com três pacotes diferentes:

Base: acesso completo ao portal do sistema na internet para leitura de todos os parâmetros disponibilizados.

Completo: acesso ao portal para monitoramento do veículo e ações proativas por parte da fábrica. Caso o caminhão apresente um código de falha grave, o cliente será acionado recebendo as informações e instruções por meio de equipes especializadas.

Exclusivo: é a junção entre o plano COMPLETO e os contratos de manutenção (BÁSICO, ESSENCIAL Economy, ESSENCIAL, ESSENCIAL Trem de Força e ABSOLUTO).

Novo design

Além das novidades em tecnologia, os caminhões Hi-Way e Hi-Road também estão recebendo novidades em design, com detalhes em preto na parte central do para-choque, acabamento cromado do farol de profundidade e neblina (Hi-Road).

Além disso, há novo acabamento em preto das portas, novas siglas de potência e acabamento especifico para Hi-Road (Preto) e Hi-Way (Prata Bari), 5ª roda 37CX (para as versões 6×2 e 6×4) e Rádio com Bluetooth.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!

Na década de 1980, caminhão elétrico já era realidade no Brasil Conheça os caminhões mais vendidos do Brasil em novembro Caterpillar apresenta caminhão gigante totalmente elétrico Caminhoneiros estão cada vez mais procurados pelas transportadoras Caminhoneiro recém contratado depena caminhão nos EUA