Kenworth coloca os modelos K270E e K370E elétricos à venda nos Estados Unidos e Canadá

por Blog do Caminhoneiro

Transportadores dos EUA e Canadá já contam com mais uma opção de caminhões elétricos para compra. A montadora Kenworth acaba de anunciar o início da comercialização dos modelos K270E e K370E, totalmente elétricos à baterias.

“A Kenworth está empenhada em fornecer tecnologias avançadas para veículos, e os caminhões elétricos médios K270E e K370E são um grande passo à frente. Nossa popular e comprovada plataforma de caminhões frontais oferece agora conjuntos de força elétricos de última geração, totalmente integrados, com visibilidade excepcional e capacidade de manobra superior”, disse Kevin Baney, gerente geral da Kenworth e vice-presidente da PACCAR.

Os novos caminhões tem baterias de alta densidade com capacidades de 141 e 282 kWh, o que dá autonomia de 160 e 320 quiômetros aos caminhões, ideal para uso urbano. Além disso, os dois caminhões são equipados com um sistema de carregamento rápido, que permite que as baterias sejam carregadas completamente em apenas uma hora. Apesar disso, o ideal é realizar o carregamento lento, à noite, quando o veículo está na garagem.

A potência dos motores elétricos é de 355 e 469 cvs de potência, com torque alto entregue imediatamente, o que permite que o caminhão tenha força suficiente para vencer inclinações de até 20%, mesmo totalmente carregado.

Outro sistema importante é a frenagem regenerativa, que funciona como um freio motor, e ainda carrega as baterias, evitando o uso do pedal do freio e aumentando a vida útil do sistema.

Os sistemas elétricos foram colocados no lugar do motor diesel, e as baterias estão nas laterais do chassi, onde estaria o tanque de combustível.

Os novos Kenworth K270E e K370E são, na verdade, caminhões elétricos DAF CF Electric, disponíveis na Europa. Note que a cabine dos modelos é a mesma do DAF, que também equipa o Volvo VM no Brasil.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

Artigos relacionados

Deixe sua opinião sobre o assunto!