DestaquesLogísticaNotíciasNotíciasRodovias

Ministério da Infraestrutura entregou 66 obras até setembro, com 93% do orçamento executado

Em participação na Paving Virtual, evento híbrido do setor de infraestrutura viária e rodoviária do Brasil, o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, destacou que mesmo com a pandemia, o planejamento das obras do ministério foi mantido.

“O que nós mudamos naquilo que tínhamos planejado antes da pandemia. A resposta é nada”, disse o Ministro.

Com isso, 93% do orçamento destinado às obras no período foi usado, correspondendo a 66 obras entregues. São quase duas obras inauguradas todas as semanas.

O ministro também disse que o setor de infraestrutura será a alavanca para retomada da economia em 2021.

“Teremos muitos leilões no próximo ano. Atualmente, são 30 ativos em análise no Tribunal de Contas da União (TCU). Vamos contratar os R$ 250 bilhões de investimento até 2022”, comentou.

RECOMENDADO  Via Brasil BR-163 - Cronograma de obras na BR-163 e BR-230 até 27 de abril

Para Freitas, existe muito dinheiro que pode ser investido em obras no país por investidores privados, atualmente investidos em outras áreas, que não dão retorno.

“Realmente, não adianta ficar brigando todos os anos para receber somente 6% do orçamento, enquanto a iniciativa tem muito dinheiro. São US$ 17 trilhões com juros negativos investidos, por exemplo, em instrumentos do tesouro, que não estão dando retorno e podem vir para a área de infraestrutura nacional. O investidor está em busca de estabilidade, contratos mirando longo prazo e retorno. Temos capacidade de proporcionar um retorno real de 8% a 11% ao ano”, acrescentou.

Além de realizar novas obras, o Ministério da Infraestrutura mantem o foco em obras já iniciadas, para não começar e acabar deixando sem terminar ainda mais projetos.

RECOMENDADO  Mecânica Online - Quem quer um carro grátis?

“Teremos novas obras no próximo ano para combater mazelas antigas. Mas, nosso foco está naquelas que estão rodando porque num cenário de pouco recurso não podemos pulverizar o dinheiro em um monte de projetos e não finalizar”.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading