CaminhoneiroDestaquesLogísticaNotícias

Ministro da Infraestrutura diz que cabotagem vai trazer benefícios aos transportadores

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, se reuniu ontem com diversos representantes de transportadores de cargas de todo o Brasil, para apresentar os benefícios do programa de incentivo à cabotagem, BR do Mar. Essa medida visa trazer ao país o equilíbrio da matriz de transporte a partir da integração de diferentes modais.

O ministro destacou que, apesar dos investimentos em ferrovias e cabotagem, o transporte rodoviário vai continuar crescendo.

“Quando o transporte cresce como um todo, é bom para todo mundo, principalmente, para o caminhoneiro. É bom lembrar que navio não vai em fazenda, navio não para na indústria, não para no supermercado. Se eu coloco três mil contêineres em um navio, só tem um jeito deles chegarem e saírem do porto: é o caminhão”, explicou o ministro.

RECOMENDADO  Em Minas Gerais e São Paulo, ANR Transportes está contratando motoristas carreteiros

O ministro também afirmou que a cabotagem pode trazer mais benefícios para o caminhoneiros do que se espera, principalmente devido às viagens mais curtas.

“É mais demanda de transporte para o caminhoneiro. E, no frete de curta distância, você tem o valor por quilômetro maior, desgasta menos o equipamento e dorme em casa”, alegou.

RECOMENDADO  São Paulo registra 20 roubos e furto de caminhões e cargas por dia

O projeto que cria a BR do Mar ainda está em tramitação na Câmara dos Deputados. Esse projeto visa incentivar o transporte de cargas entre os portos brasileiros, reduzindo custos para o consumidor final.

Atualmente, a cabotagem representa apenas 11% no transporte do Brasil. Se o programa for aprovado por deputados e senadores, a expectativa é ampliar o transporte de contêineres em mais de 80% em 2022.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

2 thoughts on “Ministro da Infraestrutura diz que cabotagem vai trazer benefícios aos transportadores

  • Como eu havia comentado acima sobre sindicatos atrelados ao governo, ontem dia 19/09/2020 aconteceu em Ourinhos uma “festa” de comemoração ao dia do caminhoneiro.
    Na entrevista de um diretor desse sindcam percebe-se claramente a mistura entre governo e “sindicato”, o entrevistado diz que faz parte do governo e que conseguiu várias conquistas para a categoria entre elas a mudança no aumento do diesel de diário para quinzenal, veja como é articulado pelo braço sindical do governo, tece elogios ao governo e, muitas empresas participam com a distribuição de brindes.
    Me levou a lembrar de uma “federação” de trabalhadores de S. Paulo que faz uma festa dessa todos os anos onde se sorteia até carro, mas quando chega o dissidio coletivo, os diretores desse federação que, inclusive um foi condenado por corrupção e é parlamentar federal, assenta antes na mesa com empresários e a negociata ocorre mesmo antes da categoria saber, e quando está pronta a proposta de interesse das empresas, leva-se a categoria que cabe somente levantar o braço e aprovar, tudo combinado entre federação e empresas.
    É a velha historia do Pão e Circo, o resto agente se ajeita oferecendo uma festinha para os inocentes uteis.
    Triste é ver colegas inocentes entrando por esse caminho, não haverá mais luta e sim negociata pra fazer o que o sistema manda. Vamos perdendo direitos a troco de um churrasco e alguns copos de bebida, assim funciona o poder para desestimular qualquer luta entre a categoria que é responsável pelo abastecimento e crescimento de nossa nação!
    Sindicato pelego e entreguista!, onde já se viu direção de sindicato que ostenta representar a categoria assentado na mesa de governo. Ele está ali para ser um dedo duro entregando ao Patrão qualquer movimento que por ventura venha a dar inicio a qualquer movimentação de luta pela categoria, ou seja: o histórico CABO ANSELMO!
    Companheiros, não venda seu caráter, não participe dessas festinhas, você pode comer seu churrasco nos restaurantes a beira das estradas em muitos a preço por volta de R$20,00. O que precisamos é de lutar pelos nosso direitos, acabando com aumento do diesel que interessa somente as multinacionais que estão levando nosso petróleo, e trazendo combustível processado lá fora, gerando emprego para os gringos e trazendo para nos vender a preço de ouro! Elas estão tomando tudo que construímos ao longo de anos de verdadeiras lutas! Esses sindicatos estão tão atrelados como governo que fazem manifestação a favor de privatizar tudo, veja a que pontos chegamos? Não seja cumplice dessa farsa! ACORDE COMPANHEIRADA, DESSE JEITO CHEGAREMOS AO ALÇAPÃO QUE ESTÁ ABAIXO DO FUNDO DO POÇO!

  • ÉÈÈ, vamos acreditar nessa falácia desse ministro, todo no Brasil gira em proteger e aumentar os ganhos de empresas e os pequenos transportadores e autônomos vai se extinguindo dia a pós dia!
    Essa historia já foi vista por muitos de nós que estamos aproximando do 70, nunca houve nada que beneficie o autônomo, somente leis e mais leis que nos impede de trabalhar e nos forçando a ser fomentadores dos lucros das empresas!
    Um bom exemplo é os preços do combustível principalmente o diesel que está nas alturas e o governo faz uma reuniãozinha com esses sindicatos pelego para abaixar os ânimos de uns inocentes uteis e tudo estará bem novamente até a próxima insatisfação e ai acontece nova reunião coma peleada atrelada ao governo para iludir a categoria, e assim a roda vai girando!
    Sindicato apresentante verdadeiro da categoria é massacrado pela mídia chapa branca e pelo pelegos até que ele seja levado ao descredito e extinção e assim a pelegada cresce vertiginosamente!
    Se a categoria reclamar, o presidente para em um ponto acertando anteriormente com os pelegos para divulgar, almoça com caminhoneiros desinformados que bajulam o presidente, que faz um monte de promessas vazias, e o cara sai por ai mostrando foto com bolsobaro e rindo de felicidade, e o bolso e prestações indo por belele!eu!
    Saudades de verdadeiros sindicatos que nos representavam e foram “mortos” por companheiros que sempre lutaram contra dizendo ser movimento politico e hoje estão totalmente alinhados com os sindicatos representantes de empresas de empresas de transportes!
    Ou seja; esses “colegas” que são contra sindicatos da categoria, dizem que sindicato representante da categoria nenhum presta , mas não percebem que as empresas estão fortemente organizadas por seus sindicatos e federações!
    Acorda companheiros, ainda há tempo!

Fechado para comentários.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading