CaminhõesNotícias

Magirus apresenta o novo matador de fogo TLF AirCore

A Magirus é uma empresa que, desde 1864, se dedica a criar soluções para os bombeiros de todo o mundo. Recentemente, a empresa apresentou seu mais novo caminhão de bombeiros. Trata-se do TLF AirCore, equipado com um sistema de névoa de água, batizado de AirCore, além de um dispositivo de elevação, com um tanque para 3.500 litros de agente extintor de incêndios, montado sobre o chassi de um caminhão Iveco EuroCargo off-road.

Uma das grandes vantagens do novo caminhão é sua facilidade de manobras, graças ao entre-eixos de 3.690 mm. O motor é fornecido pela FPT Industrial, com 320 cavalos, acoplado à uma transmissão automática Allison. O modelo também conta com o istema Automatic Drivetrain Management (ADM) de nova geração, que controla todos os sistemas de tração do veículo com a vantagem de transferir, automaticamente, 100% do torque.

“Devido à coordenação ideal entre chassi, superestrutura e tecnologia de extinção de incêndios, o TLF AirCore atende a todos os requisitos de desempenho e segurança ideais para as aplicações off-road. Para atingir o centro de gravidade mais baixo possível, por exemplo, o tanque foi rebaixado e, ao mesmo tempo, foi dada atenção a uma distribuição de massa com a máxima uniformidade possível entre os eixos”, afirma Rodolfo Xavier, Gerente de Vendas Magirus para a América do Sul, Central e Caribe.

RECOMENDADO  Kenworth W900A de 1965 foi vendido por preço recorde nos Estados Unidos

Por conta da distância ao solo de 390 milímetros com pneus simples, o veículo domina com facilidade grandes ângulos de rampa e encostas e tem uma alta capacidade de travessia de até 860 mm. Além da função “pump & roll” (bombeia enquanto se move), a autoproteção garante a segurança máxima para a tripulação. Estão incluídos no abastecimento do agente extintor 300 litros de volume de autoproteção, 3 mil litros de água e 200 litros de agente formador de espuma. Os componentes são usados de forma otimizada graças ao AirCore e sua eficiente tecnologia de névoa de água.

A turbina AirCore MFT60-H pode ser elevada em até 800 milímetros e girada, ou inclinada, 360 graus por meio de um dispositivo de levantamento. O desempenho do AirCore, com uma vazão de até 6 mil litros por minuto, permite distâncias máximas de lançamento e grandes profundidades de penetração em aplicações industriais e combate a incêndios em vegetação. Também é possível o uso de agentes umectantes. Um novo monitor adicional no AirCore, junto com a turbina, garante que sejam propagadas diferentes quantidades de água em direções diversas, garantindo assim a máxima flexibilidade. Toda essa tecnologia de extinção de incêndios do TLF AirCore é controlada a partir da cabine do motorista, oferecendo proteção máxima aos bombeiros.

RECOMENDADO  Conheça o Red Giant, o cavalo mecânico mais longo do mundo

Compartimentos espaçosos para equipamentos, sistema de dosagem de espuma CaddiSys NetzMix (tecnologia Magirus), uma bomba de alta pressão e parte elétrica protegida contra calor complementam o conceito do veículo. Além disso, há vários opcionais disponíveis, como um sistema de controle de pressão dos pneus, guinchos ou uma cabine de pressão positiva. Com a ajuda de um reboque, a capacidade dos agentes extintores pode ser aumentada ainda mais, permitindo que o veículo opere de forma autônoma por até 20 minutos. Isso representa possibilidades anteriormente indisponíveis para um combate eficaz a incêndios na vegetação.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading