CaminhõesNotícias

Caterpillar renova seu primeiro caminhão gigante para mineração

O caminhão de mineração Caterpillar 785 foi o primeiro caminhão grande lançado pela empresa, em 1985. Em outubro deste ano, o modelo passou por uma grande atualização, agora oferecendo mais segurança, desempenho, além de uma operação mais simples, com manutenção simplificada, tudo para oferecer melhor eficiência e reduzir custos.

“O 785 foi o primeiro grande caminhão de mineração da Caterpillar, lançado em 1985. É apropriado que o primeiro caminhão de mineração de Nova Geração Cat seja o novo 785, projetado para permitir operações de mineração e otimizar a produtividade hoje e amanhã. Os caminhões de mineração de Nova Geração Cat apresentam uma plataforma de tecnologia flexível e configurações opcionais que ajudam cada operação de mineração a atingir suas metas”, afirmou David Rea, gerente geral de Grandes Caminhões de Mineração da Cat.

Uma das maiores mudanças é a nova cabine, mais confortável e ergonômica. O pesado também recebeu sistema de freio antibloqueio, controle dinâmico de estabilidade, controle de tração aprimorado, limitação de velocidade da máquina, assistência para partida em subida com anti-recuo e controle de deslocamento. Além disso, o novo controle de Báscula Automático reduz o tempo de descarga, liberando o operador mais rapidamente. O caminhão também conta com um sistema de câmeras, com visão de 360º, reduzindo os pontos cegos.

RECOMENDADO  Caterpillar teve linha de caminhões rodoviários até 2016

O gigante é equipado com motor Cat 3512E, com várias potências disponíveis, entre 1.300 e 2.600 cavalos. Esse motor é um V-12 diesel, com 58,6 litros de cilindrada, e é usado como gerador elétrico no caminhão, gerando energia para o funcionamento dos motores que movimentam as rodas.

O 785 pesa, totalmente carregado, 256 toneladas, com carga útil de 142 toneladas métricas.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading