CaminhõesDestaquesMontadorasNotíciasTecnologia

Volvo e Daimler se juntam para desenvolvimento e produção de células de combustível

O Grupo Volvo e a Daimler Trucks AG assinaram um acordo de cooperação para desenvolvimento, produção e comercialização conjunta de células de combustível de hidrogênio para uso em veículos comerciais. As empresas esperam se tornarem líderes nessa tecnologia até 2050, ajudando o mundo a dar um grande passo em direção ao transporte sustentável e com zero emissões.

A Volvo irá deter 50% da Daimler Truck Fuel Cell GmbH & Co., uma empresa criada pela Daimler para desenvolvimento dessa tecnologia. O valor do acordo ficou em 600 milhões de Euros, cerca de R$ 4 bilhões em conversão direta.

Apesar do acordo inicial, a aprovação da negociação ainda depende da análise das autoridades.

RECOMENDADO  São Paulo registra 20 roubos e furto de caminhões e cargas por dia

Volvo e Daimler já tem experiência no desenvolvimento de diversas tecnologias em combustíveis alternativos, como eletrificação, por exemplo. Com a joint venture, as empresas esperam usar juntas a experiência de décadas no desenvolvimento de tecnologias com modularidade, eficiência e confiabilidade, principalmente. As empresas também são reconhecidas mundialmente pela qualidade, tecnologia e inovação dos seus produtos.

O foco principal é no desenvolvimento de um sistema que possa ser usado em caminhões pesados de longa distância, com potência na casa dos 300 kW (410 cavalos de potência). Com a evolução da tecnologia, o desenvolvimento de outros produtos, como geradores estacionários, também são esperados.

RECOMENDADO  100 toneladas de excesso de peso são flagradas pela PRF no Rio Grande do Sul

Apesar de colaborarem nessa área, as duas empresas continuam como concorrentes em todas as outras. A produção das células de combustível deve começar em três anos, com os primeiros testes com clientes, e a produção comercial está prevista para 2026 ou mais tarde.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading