CaminhõesDestaquesMontadorasNotíciasTecnologia

Caminhões Volvo elétricos serão comercializados nos Estados Unidos

As vendas do caminhão VNR Electric, da Volvo, começam nos Estados Unidos no próximo ano. Para a Europa, a montadora também apresentou recentemente uma linha completa de modelos elétricos a bateria.

O VNR Electric é voltado para operações regionais e urbanas, para distribuição, com autonomia para circular por até 240 quilômetros com apenas uma carga nas baterias. Essa distância poderá variar para mais ou menos, conforme o tipo de trajeto e da carga transportada.

“O lançamento do VNR Electric é nossa resposta a uma necessidade concreta de nossos clientes em toda América do Norte, que está para além de fornecer um caminhão para teste-piloto, mas sim uma solução que contemple todo o ciclo de vida do veículo. Nosso modelo de negócio avalia tudo o que veículo de carga elétrico precisa para uma operação viável. Nós trabalhamos de forma conjunta com nossos clientes num planejamento que, além do veículo, envolve um amplo sistema de suporte”, afirma Peter Voorhoeve, presidente da Volvo Trucks North America.

RECOMENDADO  Novas regras de emissões são aprovadas nos Estados Unidos

O veículo recebe motores com potência de 455 cavalos, com baterias de íon de lítio, de 264 kWh. Para carregar as baterias, são necessários 70 minutos, em modo rápido, com 80% de recarga.

Também está disponível o sistema de regeneração da energia das frenagens, que consegue recarregar parte da energia que seria perdida nas frenagens, para as baterias. O modelo também tem o benefício de ser muito mais silencioso que uma versão diesel, podendo ser operado à noite sem perturbar os moradores de regiões densamente povoadas.

“O novo VNR Electric terá um papel fundamental para ajudar os frotistas a reduzirem significativamente suas emissões para atingir objetivos ambiciosos de sustentabilidade. Em todo o planeta a Volvo está liderando a corrida da eletrificação. Ao introduzir uma linha robusta de caminhões 100% elétricos na Europa e na América do Norte estamos cumprindo nosso compromisso de ditar o rumo de nossa indústria rumo a um futuro mais sustentável”, diz Roger Alm, presidente mundial da Volvo Trucks.

Testes com o VNR Electric já vinham sendo realizados, com sucesso, na Califórnia, dentro de um projeto chamado de Volvo LIGHTS, com párceria de empresas e órgãos governamentais, visando desenvolver uma estrutura completa para operação com caminhões elétricos.

https://www.youtube.com/watch?v=7ybsnOO5Njc&feature=youtu.be

RECOMENDADO  Dois caminhões com excesso de peso são retidos em Sergipe

Os testes serviram para criar um modelo robusto para se obter o máximo de viabilidade comercial, além de ter fácil acesso à manutenção dos veículos, infraestrutura de recarga e treinamento para técnicos e equipe operacional.

“Ao colaborar com outras 14 organizações no projeto Volvo LIGHTS nós ganhamos uma experiência fundamental para demonstrar a viabilidade do novo VNR Electric e de todo seu ecossistema de suporte operacional , assegura Peter Voorhoeve. Nós conhecemos profundamente todos os passos necessários para introduzir e operar caminhões elétricos. Por isso estamos muito confiantes em oferecer o Volvo VNR Electric para nossos clientes em toda a América do Norte”, finaliza Roger Alm.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading