Eletrificar o transporte não é apenas comprar o caminhão elétrico

por Blog do Caminhoneiro

Uma mudança vem ocorrendo rapidamente no setor de transporte em todo o mundo. Em breve, o diesel deixará de ser o combustível mais usado neste segmento, e dará lugar ao hidrogênio e à eletricidade. Porém, apesar dos avanços, a Scania destaca que a mudança não é tão simples como parece.

Hoje a montadora já oferece soluções eletrificadas para transportadoras da Europa, livres das emissões de poluentes, como o CO², mas, além de vender os veículos, a montadora tem um pacote completo de soluções para uma “virada de chave” completa.

Antes do caminhão

O primeiro ponto, antes de vender um veículo elétrico para uma transportadora, é fazer uma análise da viabilidade do sistema para a operação da empresa. De acordo com a Scania, a eletrificação da frota exige uma mudança fundamental nas práticas de negócios já comprovadas pelo tempo e sistemas de gerenciamento de frota, bem como planejamento de logística e infraestrutura.

A montadora ainda destaca que isso é extremamente complexo, mas é inevitável para a mudança, e que os incentivos fiscais de governos são muito importantes para a velocidade da transição para a eletricidade, visando veículos elétricos economicamente viáveis para as empresas de transporte.

“A indústria está desbravando novos caminhos e o caminho à frente envolve uma infinidade de fatores a serem considerados. É por isso que estamos fazendo o nosso melhor para ajudar a fazer uma transição suave, inicialmente aconselhando na otimização do veículo elétrico sob medida para a operação específica, considerando bateria, eficiência energética, carregamento e integração da carroceria”, disse Anders Lampinen, Diretor de Novas Tecnologias da Scania.

Treinamento e otimização

A Scania também oferece um treinamento completo para os motoristas, procura parcerias com empresas fornecedoras de energia e atende os clientes em longo prazo.

São avaliadas as rotas e tipos de transporte, e qual a real necessidade da infraestrutura para recarga do veículo. A maior parte dos esforços é concentrada na busca por fontes de energia limpa e renovável. Cada veículo negociado tem suas estações de carregamento adaptadas individualmente, visando o melhor custo/benefício para o transportador.

Visando manter os veículos o máximo de tempo ativos, além de otimizar o carregamento, a Scania realiza constantes treinamentos e atualizações do pessoal de suas concessionárias, para atendimento em caso de manutenção preventiva e corretiva, para se adaptarem o melhor possível com as novas tecnologias.

“Independentemente de a eletrificação envolver uma grande frota de ônibus ou uma pequena operação de caminhão, é vital que essa transição seja viável para os negócios de nossos clientes. Os veículos elétricos devem se enquadrar em suas operações diárias. Aceitamos esse desafio e, com o veículo elétrico no centro de tudo, adicionamos soluções abrangentes para fazer tudo funcionar”, finaliza Anders Lampinen.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR

QUER ENTRAR EM CONTATO COM O BLOG DO CAMINHONEIRO? ENVIE UMA MENSAGEM CLICANDO NO NÚMERO ABAIXO

042-3532-4235

1 comentário

Vinícius 22/12/2020 - 12:49

Veículo elétrico, seja moto, carro ou caminhão, é uma completa BHOSTA! É O FIM da robustez e durabilidade nos transportes! E além disso, estão começando a causar CRISE DE ESCASSEZ dos metais usados nas baterias. Por isso que até as baterias convencionais usadas em veículos de propulsão automotora estão encarecendo.
E também é um PERIGO aos nossos lençóis freáticos, já escassos, a popularização do veículo à bateria. Mineração por tudo que é canto do planeta em busca desses metais pesados só vai agravar a escassez de água, além de inutilizar áreas de cultivo de culturas agrícolas, poluir mangues e rios e até os oceanos, onde boa parte dos rios deságuam! Ecologicamente correto é o K-RALHO!

Se eu tivesse GRANA compraria ações ordinárias dessas montadoras (as que dão controle de empresas) e mostraria pra esses “ambientalistas” de meia pataca o quê é consciência ambiental de verdade!

Reply

Deixe sua opinião sobre o assunto!