CaminhõesDestaquesMontadorasNotíciasNotícias

Foton apresenta novos modelos Aumark S para distribuição urbana

Logo após serem lançados no mercado chinês, os novos caminhões Foton Aumark S chegam ao Brasil. São modelos de 6,5 e 11 toneladas de PBT, voltados à distribuição urbana. No nosso país, a Foton batizou os caminhões como Citytruck. Será apresentando também uma versão de 9 toneladas, que chegará às concessionárias da marca no ano que vem.

São três versões, o Citytruck 6.5-15 e o Citytruck 11-16, além do Citytruck 9-16, a ser lançado.

“Esses veículos serão um novo marco na história da logística urbana brasileira. São caminhões que trazem, de série, itens de conforto e segurança que até então só eram encontrados como opcionais”, comenta Márcio Vita, CEO da Foton no Brasil.

A marca tem uma boa expectativa para venda desses modelos no Brasil, e, apesar de serem importados inicialmente, poderão passar a ser produzidos no Brasil em breve.

“Há uma boa expectativa em relação ao desempenho em vendas, uma vez que os veículos trazem atributos de qualidade superiores aos concorrentes e preços mais competitivos”, ressalta Márcio Vita.

Motorização e tecnologia

Com motores Cummins e transmissão ZF, os novos caminhões oferecem excelente níveis de consumo com baixos níveis de emissões, e oferecem durabilidade e resistência, atributos reconhecidos desses motores e transmissões.

A versão 6,5 vem equipada com motor Cummins ISF 2.8 L, de 150 cavalos de potência e 360 Nm de torque, com transmissão ZF 5S 368.

O modelo de 11 toneladas traz um motor maior, o ISF 3.8 L, de 156 cavalos, com 500 Nm de torque, e recebe uma transmissão ZF 6S 500.

A versão de 9 toneladas terá o mesmo trem-de-força do modelo de 11 toneladas, apenas com o entre-eixos mais curto, de 3,8 metros, que permite o uso de pneus menores e também recebe um tanque menor.

Os motores contam com sistemas de injeção common rail, com tratamento de gases do escapamento com a tecnologia SCR, que usa Arla 32. Os modelo Aumark S também contam com tanques de ar e de combustível em alumínio e com maior capacidade. O tanque do Citytruck 6.5-15 comporta 120 litros de diesel, o 9-16 possui capacidade para 160 litros, enquanto o Citytruck 11-16 comporta 200 litros de diesel.

Os freios são a ar para todos os modelos, em todos os eixos. Também possuem freio motor, e tem uma tecla no painel para favorecer a redução de consumo de combustível.

RECOMENDADO  Montadoras de caminhões já confirmam presença na Fenatran

Os três caminhões ainda contam com sistemas de segurança ativa da WABCO como freios ABS e EBD – Eletronic Brake Force Distribution no Citytruck 6.5-15, ABS nos 9-16 e 11-16, bem como DRL – Daytime Running Light – em LED, e a cabine é certificada pela rígida norma internacional ECE R29, de segurança para os ocupantes, em caso de colisão.

Design

O design dos modelos foi concebido pela Foton levando em consideração um estudo sobre os caminhões urbanos do futuro, que valorizam atributos como aerodinâmica, leveza, fluidez e elegância.

Por dentro, o design da cabine aproxima o caminhão a um carro, oferecendo mais conforto e uma sensação mais leve para dirigir.

As cabines tem duas versões, com defletores de ar de série, que aprimoram a aerodinâmica com implementos mais altos, como baús.

O motorista ganha com um espaço interno maior. O Citytruck 6.5-15 tem largura interna de 1.690 mm e os Citytruck 9-16 e 11-16 tem largura interna de 1.880 mm. Para todos os modelos, a altura é de 1.400 mm, e o comprimento da cabine, do para-brisa ao painel traseiro é de 1.480 mm.

As novas cabines são produzidas com aço de alta resistência, mais leves e seguros, e também recebem um novo processo de pintura, que garante maior aderência da tinta à chapa de aço e tem maior resistência.

Por dentro

Os novos caminhões Aumark S recebem interior na cor creme claro, com tons escuros, e as peças são fabricadas com materiais de alta qualidade, com grande resistência e de fácil limpeza.

RECOMENDADO  Conheça os caminhões mais vendidos até Março/2024

O volante tem regulagem de altura e profundidade e contam com teclas multifunções na versão 11-16, que ampliam o conforto e oferecem mais comodidade ao motorista. Essa versão de 11 toneladas também recebe uma tela multimídia, com câmera de ré e possibilidade de pareamento com o celular.

O painel de instrumentos traz detalhes da quilometragem, consumo de combustível, marcha engatada da transmissão, código de mal funcionamento, ajuste da luz da tela, informações de manutenção, alarme do cinto de segurança e alarme de travamento da cabine durante a condução para o motorista.

Na posição de dirigir, graças ao novo para-brisa e ao moderno design da cabine, o motorista tem ampla visão de tudo o que ocorre ao redor do veículo.

De acordo com a Foton, os bancos tem excelente ergonomia, para o motorista e passageiro, com regulagens longitudinal e de inclinação, e a cabine recebe um prolongamento na parede traseira para ajudar nesses ajustes dos bancos.

Garantia

Os novos caminhões Foton Aumark S são vendidos com garantia de três anos ou de 100 mil quilômetros rodados, o que ocorrer primeiro, que contempla o caminhão completo, além da marca oferece mão de obra grátis para as duas primeiras revisões.

Cores

Os modelos estão disponíveis com cinco cores atualmente. O cliente poderá escolher entre as cores branca, azul, vermelha, prata e preta.

Preços

A versão de 6,5 toneladas deve custar R$ 177 mil e a versão de 11 toneladas deve chegar ao mercado custando R$ 199 mil. A versão de nove toneladas, que deve ser lançada no próximo ano, deve ficar com o preço no meio dos dois modelos.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading