CaminhõesCuriosidadesNotíciasRodovias

Austrália cria solução para frear caminhões desgovernados antes de construção de área de escape

O Governo do Sul da Austrália fez um pedido para que caminhoneiro que fiquem com os veículos sem freio próximos à cidade de Adelaide, colidam propositalmente contra a traseira de um caminhão estacionado. A medida parece assustadora à primeira vista, mas o caminhão estacionado é equipado com uma mola hidráulica para freiar os caminhões.

O uso do dispositivo de segurança, conhecido como Blade TMA e desenvolvido pela Innov8 da Austrália, é voltado principalmente para segurança de trabalhadores que estejam no leito da estrada, sujeitos a atropelamentos.

Na rodovia South Eastern Freeway, ao sul de Adelaide, está sendo construída uma área de escape, semelhante às usadas no Brasil, para caminhões sem freio. Até que fique pronta, os motoristas dos veículos com problemas deve realizar a colisão.

No local, existe um cruzamento que já foi palco de diversos acidentes, incluindo um roadtain com duas carretas sem freios, que avançou o sinal vermelho em 2019, e foi registrado por câmeras de segurança. Nesse incidente, não houve vítimas. Mas algumas pessoas já perderam a vida no local.

RECOMENDADO  BeamNG.Drive permite destruir caminhões com física impecável

De acordo com a fabricante do equipamento, a mola hidráulica consegue suportar a batida de um caminhão carregado a até 100 km/h.

Steve Shearer, chefe da South Australian Road Transport Association, disse que o equipamento, apesar de não parecer, funciona perfeitamente e já evitou acidentes em outras partes do país.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading