PRF flagra caminhão com emulador de Arla32 em São Paulo

A Polícia Rodoviária Federal, em fiscalização na BR-116 em Lavrinhas-SP, abordou o caminhão Volvo FH 540, conduzido por um homem de 30 anos.

Em inspeção ao sistema de controle de poluentes do veículo, do tipo SCR (redução catalítica seletiva), foi verificado que a tampa do tanque não era original, e estava tampado com um pedaço de câmara de pneu. Em verificação detalhada, os agentes notaram que o veículo estava equipado com um aparelho emulador do Arla32, com uso proibido no país.

O chip é ligado ao sistema eletrônico do caminhão e engana o sistema do SCR, evitando a injeção do Arla32 no sistema do catalisador do veículo, sem que o caminhão perda potência, e aumentando consideravelmente as emissões de poluentes.

O teste consiste na retirada dos fusíveis 10 e 94. Quando retirados, o marcador do nível do Arla32 deve zerar em um veículo regular, o que não ocorreu pois permaneceu marcando a quantidade do reagente no tanque.

Com o uso do emulador do Arla32, os níveis de emissão de óxidos de nitrogênio são até 5 vezes maiores que o limite estabelecido por lei. Se houver sol forte, os NOx formam ozônio, podendo desencadear crises de asma.

O veículo foi retido para a retirada do emulador e troca da tampa do tanque do ARLA e preenchido recolhimento eletrônico do CRLV para a devida regularização do sistema SCR em oficina credenciada da marca, devendo apresentar danfe comprovando o reparo. Ao condutor foi lavrado TCO por crime ambiental e enviado cópia para MPE apurar crime ambiental e IBAMA apurar infração administrativa ambiental.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Publicado por
Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Privacidade e cookies: Esse site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso. Para saber mais, inclusive sobre como controlar os cookies, acesse nossa página de política de privacidade

Leia mais