CaminhoneiroNotícias

7 problemas de saúde mais comuns entre motoristas

Os motoristas são profissionais que passam muito tempo ao volante, por isso ficam sentados na mesma posição por horas. Eles são essenciais para a movimentação de pessoas, mas o trabalho pode trazer consequências para a saúde.

Algumas doenças acabam se tornando mais frequentes na categoria por conta da rotina. Saiba quais são elas!

  1. Lombalgia

Motoristas ficam muito tempo sentados, na mesma posição, fazendo movimentos repetitivos e com o banco desregulado. Essa é a combinação perfeita para que surja a lombalgia, também conhecida pelas dores nas costas e problemas de coluna.

Para agravar ainda mais o quadro, muitos profissionais não se exercitam e o excesso de peso pode piorar os sintomas.

  1. Diabetes

O diabetes é uma doença que causa excesso de glicose no sangue e pode resultar em problemas como visão turva, tontura, perda de coordenação e outros que podem ser um risco à segurança do motorista.

Ele surge por conta de uma alimentação inadequada e falta de exercícios, coisas bem comuns a quem passa muito tempo ao volante.

  1. Colesterol

O colesterol elevado não costuma trazer problemas diários aos motoristas, porém, ele aumenta os riscos cardíacos. Ele pode ocasionar o entupimento das artérias e acabar provocando um infarto.

Além disso, o comprometimento do funcionamento de alguns órgãos também pode ser resultante do colesterol alto. E assim como as demais doenças, surgem devido aos hábitos ruins que os motoristas acabam adotando.

  1. Dependência química

Esse é um problema de saúde bastante grave e que nem sempre é visto com a devida atenção. Muitos motoristas acabam fazendo uso da bebida alcoólica para aliviar o estresse do dia a dia e isso se torna uma rotina.

RECOMENDADO  Caminhoneiro filma fantasma em rodovia dos Estados Unidos

O uso de drogas que ajudam a mantê-los acordados é outro problema comum. Para enfrentar as longas viagens e chegar a tempo no destino, bem como fazer o máximo de corridas por dia, eles deixam de dormir e recorrem a medicamentos e drogas.

O problema é que além de causar dependência, as drogas podem afetar as condições de direção e provocar acidentes. Esse problema de saúde deve acender um sinal de alerta, pois coloca os motoristas e outras pessoas em risco.

  1. Obesidade

O excesso de peso é algo bastante comum, e costuma começar com uma barriguinha saliente e se agrava.

A falta de exercícios e alimentação errada são os principais gatilhos do problema. Por não ter tempo de comer da forma correta, ou se alimentar frequentemente em restaurantes e lanchonetes, a pessoa acaba comendo o que é gostoso e não saudável.

A obesidade pode desencadear diversas outras doenças como a pressão alta, diabetes e colesterol. É preciso ficar atento ao peso e buscar maneiras de fazer o controle.

  1. Estresse

O estresse é uma doença e, muitas vezes ignorado por as pessoas acharem que se trata apenas de irritação momentânea. A questão é que tem sintomas como irritação, cansaço, queda de cabelo, tontura, dor de cabeça e muitos outros.

Ele surge devido aos problemas enfrentados no dia a dia como atraso, trânsito congestionado e maus hábitos de outros motoristas. Quando não é tratado pode evoluir e resultar em doenças mais graves.

  1. Lesões por esforço repetitivo

As lesões por esforço repetitivo, também conhecidas como LER, são resultado de movimentos repetitivos e frequentes. Elas atingem nervos, tendões e músculos, fazendo com que inflamem.

RECOMENDADO  Em 2 estados, Jaloto Transportes contrata motoristas carreteiros

As consequências iniciais são dores locais, inchaço. Com o tempo a situação pode se agravar e levar a redução ou perda de movimentos.

Não é segredo que a falta de movimentação e ficar muito tempo na mesma posição, com a mão ao volante e pisando nos pedais, são as principais causas do problema.

Dicas para evitar e tratar problemas de saúde

A melhor maneira de evitar esses problemas é com a mudança de hábito. Mesmo que a rotina em alguns casos pode ser difícil, ela precisa acontecer.

Estabelecer horários para dormir e comer já ajuda o organismo a se regular e pode prevenir problemas como a diabetes. Uma alimentação equilibrada é fundamental.

Aliado a isso as pausas regulares para fazer alongamentos e a prática de exercícios, irá prevenir problemas de postura e dores.

O acompanhamento da saúde é outro ponto. Ao contratar o plano de saúde o acesso a médicos será facilitado, assim como a exames. Os cuidados poderão ser preventivos e quando houver a necessidade, os tratamentos serão feitos de forma ágil e eficaz.

Os problemas de saúde dos motoristas são diversos, porém, a maior parte deles pode ser evitada ou tratada com a adoção de hábitos saudáveis. O melhor é que podem fazer parte da rotina sem que prejudiquem a profissão.

Por: Jeniffer Elaina, do site PlanoDeSaude.net.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading