CaminhõesCuriosidadesDestaquesHistóriaNotícias

Ford segue vendendo caminhões novos, mesmo sem produzir no Brasil desde 2019

Em 19 de fevereiro de 2019, pouco mais de dois anos atrás, a Ford anunciou o encerramento da produção de caminhões no Brasil, com consequente paralisação da fábrica da empresa em São Bernardo do Campo. O anúncio foi muito impactante para o mercado na época, visto que a montadora tinha uma grande participação nas vendas de caminhões no Brasil.

A fábrica de São Bernardo produzia os caminhões Cargo, com uma série de modelos, dos leves aos extra-pesados, a linha F e também o automóvel New Fiesta.

A produção de caminhões seguiu quase normalmente até o dia 30 de outubro daquele ano. Naquele dia, somente oito unidades do modelo F-4000 estavam na linha de montagem. A última a sair de linha foi uma F-4000 4×4, com sequência de produção 1316.

RECOMENDADO  São Paulo registra 20 roubos e furto de caminhões e cargas por dia

Apesar da paralisação da produção naquela data, a montadora criou um estoque razoável de veículos para seguir alimentando as concessionárias e realizando vendas.

No ano de 2017, a empresa ficou em terceira colocação no ranking de marcas da Fenabrave, com 7.804 unidades emplacadas. Em 2018, foram 9.306 caminhões vendidos, resultando em um quarto lugar, com 12,18% de participação.

Em 2019, ano em que decidiu pelo encerramento da produção, as vendas também foram consideradas boas, com 6.451 caminhões vendidos e 6.34% de participação no mercado, ficando em quinta posição entre as marcas mais vendidas.

Em 2020, as vendas da montadora despencaram. Foram emplacados apenas 575 caminhões novos da Ford no Brasil, ficando em sétima posição entre as marcas, com 0,64% de market share.

Apesar da queda nas vendas, a montadora segue figurando no ranking da Fenabrave, cada vez com menos vendas. Em janeiro e fevereiro deste ano, apenas 11 caminhões Ford novos foram emplacados no Brasil, sendo 7 em fevereiro. A montadora está em oitava colocação entre as montadoras mais vendidas, com 0,04% de participação.

RECOMENDADO  Empresas de transporte adotam conscientização para a regulamentação do Exame Toxicológico

E neste ano, a montadora também anunciou a paralisação completa da produção de automóveis no Brasil, impactando no encerramento da produção do Ka, Ecosport e também do jipe Troller. A partir de agora, somente automóveis importados. Já os caminhões, nunca mais…

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

6 thoughts on “Ford segue vendendo caminhões novos, mesmo sem produzir no Brasil desde 2019

  • Elson Borges fiuza

    Quero saber se a ford,volta a vender f 4000 4×4 no Brasil, e aonde ela esta montando esse caminhão?

  • Eu vou continuar comprando Ford, estou na marca a mais de 20 anos e que eu confio.

  • Ivo Batista de Souza

    O Brasil hoje compra 2 vezes mas carros da Ford do que a Argentina, e eles Ford encerrou suas atitudes no Brasil pra continuar na Argentina, o consumidor brasileiro deveria não adquirir mas produtos Ford o que não falta é opções de outras marcas.

  • O brasil ENTENDE MENOS DE CARRO MAIS DE POLITICA A MERCEDES FOI EMBORA PRIMEIRA QUE A FORD CARROS DE PASSEIO E AMEAÇOU VARIAS VESES APARAR COM CAMINHOES CEM FALAR A DOGDE COMO A AUDI PAROU NO BRASIL COMO A BMW , A FORD TEM ÓTIMOS VEICULOS SE NAO FOSSE ELA E VW A MERCEDES ESTARIA COM SEUS DINOSSAURO ATE HOJE TEMOS QUE PROCURAR A ENTENDER DE
    P o l i t i c a PARA ENTENDER AS MONTADORAS

  • Vc esta totalmente enganado com sua opiniao a realidadade que os politicos querem so para eles o bolo e querem que todas as empresas trate deles a chevrolet foi a primeira a anunciar sua saida do brasil que pena que nao foi tmb olha o outro lado

  • Depois de mais essa debandada da FORD no Brasil, quem comprar o “restolho” que ainda sobrou da produção, ou compra com preço reduzidíssimo, ou vai comprar um dinossauro e não conseguira se desfazer dele!
    A Ford tem expertise em fazer essa trapaça com os brasileiros, já fez com os F-600, FT-7000, cargo e agora ainda fala que tem caminhões no estoque!
    Ela enche o mercado de seus produtos e depois deixa todos a ver navios!
    Eu tive um livramento, quase comprei um Cargo, só não o fiz por que meu irmão ficou falindo muito que eu perderia quando fosse vender!
    Acabei por comprar um MBB e nunca me arrependi!
    No passado as pessoas usavam um jargão que está absolutamente atual em relação a Ford;
    Espero que o consumidor dê o troco para quando a Ford voltar ao Brasil!, isso acontece muito, vão embora, o mercado aquece e voltam prometendo até lote na lua com ruas asfaltadas!

Fechado para comentários.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading