CaminhõesCuriosidadesDestaquesNotíciasNotícias

Caminhão White do filme Falcão – O Campeão do Campeões ainda existe e esteve a venda

Recentemente, o Blog do Caminhoneiro contou a história do caminhão, ou caminhões, Autocar usados no filme Over The Top, de 1987, que tem fãs no mundo inteiro. Depois daquela publicação, alguns nos perguntaram sobre o destino do caminhão que era o prêmio do torneio de queda de braço no filme.

Aquela máquina laranja se trata de um Volvo White WIM 64T. Nessa época, o caminhão também era chamado de Volvo White, já que a montadora sueca estava em processo de aquisição da White para entrar definitivamente no mercado de caminhões norte-americano.

Para o filme, por algum motivo que nem os maiores fãs conhecem, foram construídos dois modelos idênticos, ambos equipados com motor Detroit 8V92, sendo um deles com câmbio manual e outro automático. O caminhão apareceu em poucas cenas, e muitos viram a construção de dois caminhões iguais como um desperdício de tempo e dinheiro.

RECOMENDADO  Caminhão tomba e mais de 100 mil salmões caem em rio nos Estados Unidos

Esse motor tem potência de 435 cavalos, e o caminhão oferecia um grande nível de conforto para o motorista, por ter a cabine com teto alto e leito integrado à cabine.

Os dois caminhões usados no filme ainda sobrevivem, na mão de colecionadores nos Estados Unidos. Antes da explosão dos colecionadores de veículos exóticos, que fez os preços decolarem, um dos caminhões foi colocado a venda por apenas US$ 13 mil.

Até 2015, especulava-se que o White equipado com a transmissão automática fazia parte do acervo de Silvester Stallone, na Califórnia. Esse caminhão foi para leilão, pela Mecum, em 2014, mas não atingiu o valor de reserva e permaneceu com o proprietário.

Um dos caminhões, provavelmente o que era equipado com a transmissão manual, foi usado para o transporte de cargas normalmente por muitos anos, e, apesar do uso, foi sempre muito bem cuidado. Esse também está com um colecionador desconhecido.

Curiosamente, o nome da empresa do personagem de Stallone é Hawk Hauling, algo como Falcão Transportes, e o White é personalizado com faixas que lembram um falcão em sua cabine.

RECOMENDADO  Diamond Echo: Renault lança caminhão com pintura elétrica

Parte da história conta que um dos caminhões foi realmente o prêmio do campeonato Over the Top real, e foi dado para John Brzenk, que foi o vencedor do torneio na categoria “Trucker”. Ele usou o caminhão por algum tempo e depois vendeu. Mas essa parte da história não é muito conhecida.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading