CaminhõesNotícias

Presidente Jair Bolsonaro visita Caxias do Sul e conhece caminhão FNM elétrico

A cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, um dos maiores polos industriais do estado, recebeu a visita do Presidente da República, Jair Bolsonaro, que participou da 1º Feira Brasileira de Grafeno, na Universidade de Caxias do Sul-UCS, na última semana.

Durante a visita, o presidente e os Ministros Marcos Pontes e Tarcísio Gomes de Freitas, além de outras autoridades, puderam conhecer veículos produzidos na cidade, como ônibus Marcopolo, implementos Randon, veículos Agrale e o caminhão elétrico FNM.

O FNM elétrico conhecido pelo Presidente foi o modelo 833, com PBT de 18 toneladas, que está em fase de homologação, com previsão do início da produção para o final deste ano.

RECOMENDADO  Kenworth W900A de 1965 foi vendido por preço recorde nos Estados Unidos

A empresa já recebeu a encomenda de mil unidades, que serão entregues para a Ambev, além de outras 6 mil unidades em fase avançada de negociação com diversas empresas do Brasil.

As versões 832 e 833 são equipadas com com um motor elétrico de 350 cavalos de potência e 3.500 Nm de torque, que é acoplado à uma caixa de câmbio de duas marchas, que funciona como uma redução. Do câmbio para trás, o modelo usa cardã e diferencial iguais ao de caminhões diesel.

Todo o torque do modelo é entregue já na primeira rotação do motor, o que garante uma aceleração muito forte, mesmo com o caminhão carregado.

RECOMENDADO  Emprego: Carvalima Transportes abre vagas para motoristas carreteiros

Todos os sistemas do caminhão são gerenciados por uma tecnologia chamada de Avionics, que também é usada em aviões, satélites e até foguetes espaciais, e que garante o melhor aproveitamento do veículo durante a operação, analisando a todo instante as informações de carga, tipo do trajeto, topografia e etc. Como a carga na carroceria do veículo vai sendo reduzida no decorrer do dia, o sistema faz o gerenciamento para que a potência não seja entregue em excesso, garantindo maior autonomia e evitando desperdício de eletricidade.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Descubra mais sobre Blog do Caminhoneiro

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading