WOMAN TGX – Um modelo voltado à capacitação das motoristas mulheres

por Blog do Caminhoneiro

O MAN TGX todo mundo conhece. O pesado é o carro chefe da montadora alemã, que faz parte do Grupo Traton. A sigla MAN vem das palavras Maschinenfabrik Augsburg-Nürnberg, não tendo nada em comum com a palavra “homem” em inglês. Mas, para atrair o público feminino para o setor de transportes, especialmente para trabalhar com caminhões, a montadora criou o projeto WOMAN.

A ação está sendo realizada desde o Dia Internacional da Mulher, em 08 de março deste ano, na Alemanha, e agora chegou à Espanha. Nesse país, mais de 90% das cargas são transportadas por caminhões, mas menos de 14% do total de motoristas são mulheres.

Para mudar essa realidade, a MAN investiu em um programa de capacitação para as mulheres, por meio de bolsas de estudo. Além do curso, a montadora está se comprometendo ao custeio de 70% das despesas das candidatas selecionadas. Nesta primeira edição na Espanha, serão formadas mais 10 mulheres caminhoneiras.

Com o treinamento, além do incentivo para mais mulheres buscarem a profissão, a MAN garante que essas profissionais tirem o máximo proveito de todas as tecnologias presentes nos caminhões da marca, o que resulta em menor consumo de combustível, menos emissões de poluentes e menos manutenção.

Para dar mais visibilidade ao programa, os dois caminhões TGX foram renomeados na grade dianteira para WOMAN, um dos pontos de maior impacto visual dos novos caminhões. O primeiro veículo, usado na Alemanha, é dourado, e foi feito em março, e agora, na Espanha, o outro modelo é vermelho, e passa fazer parte do programa.

Além da carteira de motorista para direção de carretas, as candidatas realizarão também a capacitação CAP (Certificado de Aptidão Profissional), algo como o EAR aqui no Brasil. O curso será ministrado por especialistas MAN ProfiDrive.

Depois de finalizado o curso teórico, as alunas passarão por um treinamento completo na estrada, a bordo do WOMAN TGX.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

COMENTAR
CLIQUE AQUI PARA PARTICIPAR DO NOSSO CANAL DO TELEGRAM

Deixe um comentário sobre o tema!