Milhares de caminhoneiros canadenses protestam contra exigência de vacina para cruzar fronteira

por Blog do Caminhoneiro

Um comboio estimado em mais de 10 mil caminhões e outros veículos está circulando pelo Canadá, com milhares de caminhoneiros protestando contra a exigência da vacina contra a Covid-19. A exigência se dá para motoristas que realizem viagens para os Estados Unidos.

No mercado de transportes canadense, cerca de 160 mil trabalhadores cruzam a fronteira entre Canadá e Estados Unidos com frequência, e a exigência de vacinas poderá retirar até 32 mil motoristas que não se vacinaram das estradas.

A exigência da vacina foi iniciada em 15 de janeiro, com um decreto governamental. Os caminhoneiros não vacinados precisarão fazer testes e ficar em quarentena, o que inviabiliza a maioria das operações de transporte.

Uma campanha de arrecadação para o movimento já chegou aos 5,5 milhões de dólares canadenses, cerca de R$ 23 milhões, que devem ser usados para custear combustível e hospedagem para os envolvidos nos protestos.

Os protestos podem aumentar a inflação canadense, que já é a maior em três décadas, afetando o transporte em todo o país. Anualmente, mais de US$ 650 bilhões são movimentados em caminhões no Canadá.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!