JSL inicia operação com carretas pentatrem em Minas Gerais

por Blog do Caminhoneiro

A JSL está iniciando testes com carretas pentatrem nas operações da empresa LD Celulose, em Indianópolis, no estado de Minas Gerais. Esse tipo de composição tem cinco carretas, sendo três a mais do que um bitrem convencional, e mede 47 metros de comprimento.

O peso médio quando o veículo está totalmente carregado chega às 200 toneladas. Por conta do tamanho e peso, essas carretas só rodam dentro das áreas internas das fazendas da LD Celulose. Nessa operação, o transporte será de toras de eucalipto, entre as áreas de plantio e a fábrica da empresa, com 28 quilômetros por viagem.

“A JSL tem grande conhecimento nesse tipo de operação. Foi uma das primeiras empresas no País a utilizar os pentatrens e mantém uma equipe de motoristas altamente treinados e experientes para conduzir o equipamento, que exige uma operação especialmente desenhada para ele”, salienta Ramon Alcaraz, CEO da JSL.

Para a JSL, o uso do pentatrem traz um ganho substancial na produtividade, que pode chegar até a 50% no caso do transporte de madeira. Os equipamentos reduzem em cerca de 5.600 o número de viagens anuais realizadas em rodovias, economizando até 220 mil litros de óleo diesel no período.

Terminada a fase de teste, a JSL prevê operar 15 pentatrens nas fazendas da LD Celulose, que é uma joint venture entre a austríaca Lenzing e a brasileira Dexco, que está implantando na região uma das maiores fábricas de celulose solúvel do mundo, com capacidade de 500 mil toneladas/ano.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!