Renault lança dois caminhões pesados totalmente elétricos na Europa

por Blog do Caminhoneiro

A Renault Trucks anunciou hoje o lançamento de dois modelos totalmente elétricos, voltados para o transporte de cargas com até 44 toneladas de PBTC. De acordo com a empresa, os modelos T E-Tech e C E-Tech são versões puramente elétricas da Série T e Série C, sendo o primeiro para distribuição regional e o segundo para construção civil.

Os dois novos modelos passarão a ser comercializados a partir de 2023. Esses caminhões poderão ser equipados com dois ou três motores elétricos com potência de até 670 cavalos, e vão receber a caixa de câmbio Optidriver.

Os clientes poderão escolher entre dois a seis pacotes de baterias de íons de lítio, com 180 a 540 kWh, que podem ser recarregadas em 9,5 horas por corrente alternada (AC) até 43 kW, ou em 2,5 horas por corrente contínua (DC) até 250 kW. A montadora informa que a autonomia será de 300 quilômetros, com possibilidade de chegar a 500 km com uma recarga rápida intermediária.

Os modelos também poderão receber, como opcional, tomadas de força, que poderão ser elétricas, eletromecânicas ou diretamente na caixa de câmbio. Na versão cavalo mecânico, ambos os caminhões poderão ser configurados como 4×2 e 6×2, ou, como rígidos, em versão 4×2, 6×2 e 8×4.

A produção será feita em Bourg-en-Bresse, na França. Com os novos modelos, a Renault Trucks passa a oferecer uma linha completa de modelos elétricos, de 3,1 a 44 toneladas de PBTC, pretendendo chegar a 2030 com 50% de modelos elétricos entre suas vendas.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!