Scania R730 XT é fotografada nos Estados Unidos

por Blog do Caminhoneiro

As estradas norte-americanas são povoadas por caminhões clássicos, com suas grandes cabines bicudas, muito cromado e espaço de sobra internamente. Montadoras de fora dos Estados Unidos, como a Scania, já tentaram a sorte nesse mercado, mas não se deram muito bem.

A montadora sueca vendeu mais de 700 caminhões das séries 2 e 3, produzidas na Europa e importadas para a terra do Tio Sam entre 1985 e 1992, e depois desistiu de sua operação oficial no país.

Nesta semana, em grupos das redes sociais, apareceram fotos de um caminhão Scania sendo transportado em uma carreta prancha nos EUA. Logo, dezenas de comentários foram publicados, questionando qual será o destino do veículo.

Em um primeiro momento, foi cogitada a venda do caminhão, que é um fora-de-estrada, para operação no Canadá, onde a montadora tem um projeto junto com a Navistar, desde 2019, em operações de mineração.

No ano passado, durante a MINExpo em Las Vegas, um Scania 8×4 Heavy Tipper também foi apresentado no mesmo estande da International, dividindo o palco com um International HX 6×4. E a Lots Group, braço logístico da Scania, também tem uma operação nos Estados Unidos, onde adquiriu a empresa Bellwether Forest Products, em janeiro, o que poderia explicar o uso do caminhão no norte das Américas.

Mas vale notar alguns detalhes interessantes do caminhão. No quebra-sol está instalado o espelho retrovisor auxiliar, porém no lado esquerdo. Também é possível notar o volante à direita. E a folha no para-brisa, que traz informações sobre o veículo traz as letras AU destacadas. Ou seja, o caminhão é destinado ao mercado australiano.

O caminhão foi fotografado no estado do Tennessee, em uma parada para caminhões da Love’s. Por isso, alguns usuários do Facebook cogitaram a possibilidade do veículo estar sendo levado para transformação em motorhome, já que o estado tem várias fabricantes desse tipo de veículo.

Agora é esperar para tentar descobrir qual será o destino real do caminhão com seu poderoso motor V8 de 16 litros e 730 cavalos de potência, um dos mais potentes do mundo.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro | Fotos de Bryn Yale Lewis

Deixe um comentário!