Walmart testa Peterbilt com novo conceito de motor diesel

Visando aumentar a eficiência dos motores diesel, aproveitando ao máximo a energia gerada por cada explosão do diesel dentro dos cilindros, a empresa norte-americana Achates Power apresentou um novo conceito de construção dos motores, com três cilindros e seis pistões, que operam em sentidos opostos.

O motor desenvolvido pela empresa tem 10,6 litros de cilindrada, com potência máxima de 335 cavalos e torque de 2.375 Nm. Para poder funcionar, o motor conta com dois virabrequins, e é alimentado pelas lateras do bloco, sem válvulas.

No início do mês de maio, foram iniciados testes com a Walmart, que equipou um Peterbilt 579 com o motor. Espera-se que esse tipo de motor seja eficiente o suficiente para cumprir os rígidos padrões de emissões que serão estabelecidos na Califórnia em 2027.

O desenvolvimento do motor da Achates Power conta com financiamento da California Air Resources Board. A desenvolvedora garante que o motor consegue reduzir as emissões de NOx em mais de 90%, e também tem perdas menores de calor e uma combustão aprimorada, consumindo menos combustível que um motor similar de construção convencional.

Graças ao tipo da queima do combustível dentro do motor, não são necessários os aparatos de redução de emissões, como sistema de injeção de Arla32, o que reduz consideravelmente o custo total de adoção da tecnologia.

A tecnologia já existia na década de 1930, mas caiu em desuso, por não ser eficiente naquela época. A Achates Power foi fundada em 2004, visando exclusivamente o desenvolvimento de motores mais eficientes e limpos.

Os resultados dos testes com a Walmart devem ser divulgados nos próximos meses, após o veículo rodar por diversas rotas de entregas reais da empresa.

Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Deixe um comentário!

O Royal Eagle é um Scania 143 como você nunca viu T112MC – Scania desenvolveu modelo exclusivo para a Nova Zelândia Você lembra do seriado “As Aventuras de BJ” nos anos 1980? Caminhões chineses são equipados com cabine de modelo da década de 1970 Conheça o transporte Piggyback, muito usado nos Estados Unidos