Caminhoneiros autônomos devem ficar alertas sobre golpes referentes ao Auxílio Caminhoneiro

Com a aprovação do pagamento do Auxílio Caminhoneiro, na Emenda Constitucional nº 123, que também traz a ampliação de outros benefícios sociais, a população que pode ser beneficiada está sendo vítima de diversos golpes.

De acordo com a Confederação Nacional dos Caminhoneiros e Transportadores Autônomos de Bens e Cargas (CONFTAC), foram recebidos inúmeros relatos sobre mensagens que estão sendo enviadas aos transportadores autônomos através do WhatsApp em nome da Caixa Econômica Federal para que realizem o cadastro ou enviem seus dados para que possam receber os R$ 1.000,00 de auxílio mensal que será pago até dezembro.

Geralmente, a mensagem oferece facilidade para obter os auxílios, mediante o envio de dados pessoais, como números de documentos, contas bancárias e até números de cartões.

O Presidente da CONFTAC, André Costa, está acompanhando todo o processo do Auxílio Brasil desde o início e ressalta que nenhum encaminhamento foi definido ainda. Portanto, qualquer mensagem que se receba para enviar os dados ou clicar em links suspeitos se trata somente de tentativas de golpe.

“Faço um apelo para que o máximo de pessoas ajude a divulgar: não existe nenhuma inscrição acontecendo e nem está definido como será pago o auxílio ainda. Tão logo essas definições aconteçam, tudo será oficialmente informado, mas não é o caso agora. A ANTT e a Caixa Econômica Federal não solicitam dados pelo WhatsApp e nenhum caminhoneiro precisa fazer qualquer tipo de cadastro neste momento”, alerta.

O número utilizado nos últimos dias para a aplicar o golpe pelo aplicativo WhatsApp é 800 104 0104, onde consta o nome e a foto da Caixa Econômica Federal. André Costa salienta que os caminhoneiros devem buscar informações sobre o Auxílio Brasil somente em fontes oficiais, com a própria Confederação, as Federações e Sindicatos da sua região.

Pessoas que recebam tentativas de golpe por mensagem devem realizar denúncias na ANTT, pelo telefone 166, ou mesmo na polícia.

Deixe um comentário!

Caminhoneiros estão cada vez mais procurados pelas transportadoras Caminhoneiro recém contratado depena caminhão nos EUA Eficiência dos motores diesel chega a um novo patamar Projeto quer acabar com valores de fretes muito baixos Montagem de caminhões no Brasil segue em alta