UPS inicia operação com Scania 4×2 engatado em rodotrem de 7 eixos na Espanha
A UPS anunciou o início da operação de um caminhão Scania R590 engatado em duas carretas de três eixos unidas por um dolly de um eixo na Espanha. O veículo será operado pelo Grupo Carrasso, e deve emitir até 30% menos poluentes na atmosfera.
De acordo com a empresa, o novo caminhão vai ser operado entre Madri e Barcelona em dias úteis.
A utilização de duas carretas de tamanho normal puxadas por um único caminhão emite menos carbono por quilômetro do que se dois veículos viajassem individualmente.
“Estamos comprometidos em entregar mais enquanto reduzimos a intensidade de carbono de nossas operações. Essas carretas duplas demonstram como estamos inovando e colaborando incansavelmente para criar eficiência em nossa rede e construir um futuro sustentável para nossos clientes e as comunidades onde vivemos e trabalhamos”, disse Daniel Carrera, presidente da UPS Europa.
Em outras rotas, a UPS já tem caminhões semelhantes operando. Esse tipo de configuração, chamada de EuroCombi, é permitida em 18 países, como uma forma de reduzir as emissões de poluentes.
Além disso, há o ganho em mão de obra, as empresas precisam de apenas um motorista para entregar o dobro de cargas, o que também reduz a escassez de profissionais, enfrentada em muitos países da Europa.