Marvel transporta 1.500 toneladas de cerejas durante as festas natalinas

Com a proximidade do Natal, as gôndolas de supermercados e hortifrútis ficam repletas de frutas típicas, como a cereja. Embora prefira clima frio e não seja cultivada no país, ela chega às mesas brasileiras e receitas graças a uma logística muito especializada.

O Chile é o terceiro maior produtor de cerejas do mundo, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. É de lá que vem a maior parte da cereja que o brasileiro consome. Após a colheita, as frutas têm validade de duas a três semanas, necessitando de equipamentos para mantê-las sob refrigeração adequada.

“O principal objetivo do armazenamento refrigerado é estender ao máximo a conservação sem perder a cor e o sabor. Por isso, é imprescindível que o transporte possua um rigoroso controle do fluxo de ar e temperatura, que deve ser mantida entre -1°C e 0°C”, explica Talita Costella, gerente da Transportadora Marvel, empresa controlada pela JSL e maior importadora brasileira de cerejas.

As frutas transportadas pela Marvel são cultivadas na região chilena de Curicó e Rancagua, e a maior parte da carga é entregue na região da capital paulista, totalizando 3.500 km, distância percorrida entre 8 e 10 dias. A expectativa da empresa para 2022 é importar 1.500 toneladas de cereja, quase o dobro das 800 toneladas carregadas em 2021, o que equivale a um volume médio de 65 cargas/veículos.

Os cuidados com a logística começam na definição da melhor rota. Ações como pontualidade e agilidade são essenciais para preservar essa carga delicada e evitar perdas. No caso da Marvel, o trabalho envolve um time especializado em gestão de cargas sensíveis, que orienta durante todo o processo para assegurar, por exemplo, o espaçamento entre as mercadorias para melhor circulação do ar frio. “O monitoramento 24 horas é feito por sistema de rastreamento que gera informações de posição e temperatura, indicadores de produtividade da viagem e gráfico de frio em tempo real”, diz Talita Costella.

Cliente da Marvel desde sua fundação, a Garden Fruit, de Jundiaí (SP), reconhece a importância de contar com a parceria de uma transportadora experiente. “Como a qualidade do frio é essencial, a Marvel possui um departamento específico para o monitoramento da temperatura em tempo real, o que nos traz tranquilidade ao transportar uma carga tão valiosa”, afirma Julio Cesar Zanardi, proprietário da Garden Fruit. “O controle de qualidade precisa ser impecável, desde o Chile até o destino. Por isso, buscamos parceiros que sejam especialistas e consigam atingir esse nível de excelência”, completa.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

VW Constellation está sendo negociado na Holanda Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio