Mecânica Online reconhece os destaques automotivos de 2022

20 de dezembro é o dia do Mecânico e a coluna Mecânica Online aproveita a data para reconhecer, pela segunda vez, anualmente, os méritos de quem faz a indústria automotiva brasileira acontecer, a tornar realidade os projetos, os planejamentos e assim, serem vencedores e destacados pelo trabalho desenvolvido e sua utilidade no segmento automotivo.

Quando o assunto é automóvel são muitos os “especialistas”, os “entendidos”, parece até futebol, ainda no clima da Copa do Mundo, onde sempre tem alguém com uma opinião formada com a melhor solução, mas não é bem assim, principalmente quando observamos o investimento necessário na hora da aquisição de um novo veículo.

Por isso mesmo o Mecânica Online® reconhece as marcas, produtos, tecnologias que têm como objetivo a distinção das pessoas e empresas e ao mesmo tempo, auxiliar o cliente na escolha do seu próximo automóvel.

Reconhecimentos por categorias – São muitas áreas no processo de desenvolvimento e fabricação de um automóvel, por isso mesmo, vamos reconhecer e destacar os melhores em design externo (1) e interno (2), conectividade e áudio (3), comportamento dinâmico e segurança (4), Powertrain (5), Manufatura automotiva (6) e Veículo dinâmico Mecânica Online® (7). Teremos sempre um destaque por categoria entre os reconhecimentos.

Design externo

Destaque – Fiat Fastback – O modelo que chegou em 2022 possui estilo diferenciado e um desenho que se destaca dentro deste segmento como um SUV-cupê. O teto tem uma caída suave relativamente longa e as lanternas traseiras não precisam ser tão largas como no passado pela eficiência luminosa dos LEDs. Pelas ruas o Fastback não passa desapercebido e muitos são os olhares na novidade durante nossas avaliações.

As portas, herdadas do Cronos, receberam um vinco ligando as maçanetas. As rodas de 18 polegadas têm desenho próprio para cada uma das três versões. Na frente a grade preta é imponente. Faróis são de LED e as luzes de rodagem diurna (DRL) têm função também de sinalização de mudança de direção, mas trocando para a cor âmbar.

A junção de design moderno, estilo, além de preço atrativo, fez o SUV coupé da Fiat alcançar 10 mil unidades comercializadas em menos de sete semanas após o seu lançamento. Com certeza você vai ver muito Fastback pelas ruas em 2023.

New HR-V Touring – O estilo do HR-V agrada bastante e em especial na parte traseira com as colunas mais inclinadas e a barra iluminada ligando as lanternas em LED. Na frente, grade, faróis (LED em todas as versões) e para-choque formam um conjunto harmonioso. Rodas de 17 polegadas também são novas.

Novo Citroën C3 – Com estilo jovem e atual, o C3 tem boa altura em relação ao solo e design que se destaca pelo conjunto óptico dianteiro, vincos laterais e à traseira bem equilibrada e moderna. Quem escolhe a cor azul desfila pelas ruas revelando ainda mais o perfil urbano, proposta muito bem encaixada pela Stellantis para o modelo.

Design interno

Destaque – Mercedes-Benz C300 AMG – Com interior altamente tecnológico, o C300 AMG eleva o padrão para quem procura um sedã de luxo. O painel é dividido em duas seções: uma seção superior em forma de asa com novas saídas de ar redondas, mas achatadas, que lembram partes de um motor de um avião, integrado em uma grande área do acabamento interno, fluindo do console central para o painel sem interrupção.

E na seção inferior o painel e a tela central são ligeiramente inclinados em seis graus em direção ao condutor, incrementando o foco do motorista e o espírito esportivo. Todas as funções do automóvel podem ser controladas usando a tela sensível ao toque.

O design especial dos assentos esportivos do novo Classe C usa camadas e superfícies envolventes para criar uma impressão visual de leveza. Os encostos de cabeça têm um design completamente novo e são fixados no encosto com uma guarnição selada sob a qual se encontra o mecanismo de ajuste.

A aparência de ambas as telas pode ser individualizada com diferentes estilos e modos de exibição. O novo Classe C é equipado com iluminação ambiente com fibras ópticas como equipamento de série. O interior impressiona bastante pelo luxo, sofisticação, mas principalmente, pelas oportunidades de personalização.

Fiat Pulse Abarth – Primeiro Abarth produzido no Brasil possui o interior todo escurecido, bancos em couro ecológico preto, apoio de braço e volante trazem costuras em vermelho, assim como a coifa do câmbio. O escorpião símbolo da marca está marcado no encosto dos assentos e em diversos pontos estratégicos, deixando clara sua esportividade à primeira vista. Também há uma faixa vermelha presente no painel. O contraste das cores marca o perfil icônico da marca e passa a sensação de qualidade superior ao modelo.

BYD Yuan Plus EV – A BYD chega ao Brasil demonstrando que qualidade é o seu forte. O interior do Yuan Plus EV, o SUV elétrico da marca, combina esportividade com elevada tecnologia e inteligência. A luz ambiente pode se ajustar ao ritmo da música selecionada em termos de brilho, tom, e frequência, com diferentes efeitos. Destaque também para a Multimídia DiLink, com uma tela de controle central de 12,8″ que mais parece um tablet, que suporta a rotação adaptativa – gira para horizontal ou vertical – e todo mundo quer mostrar como funciona. Um dos destaques é seu teto solar panorâmico elétrico, com antiesmagamento e acionamento sensível ao toque.

Conectividade e áudio

Destaque – BMW iX – Primeiro carro inteligente do Brasil, o BMW iX possui Assistente Pessoal Inteligente que permite ao veículo analisar o caminho que está sendo feito, cruzar com os dados de horário e destino, para ter ações espontâneas que já foram feitas previamente pelo condutor, como por exemplo, abrir sozinho o vidro do motorista para abrir o portão eletrônico da residência.

O assistente é capaz de executar inúmeras funções no veículo ou explicar o funcionamento de equipamentos sendo ativados por comando de voz com a frase “Olá BMW”, ou qualquer outra frase que for programada pelo motorista. O sistema de voz aprende com os seus hábitos, se ajustando e fazendo da sua experiência, cada vez mais personalizada.

Além de inteligente, o BMW iX chega para revolucionar a relação entre carro e homem. Com um interior completamente clean e minimalista, o utilitário aposta na intuitividade do sistema Shy Tech.

É possível controlar as funções do sistema multimídia por comandos de voz, gestos, tato ou da forma mais tradicional, por meio dos botões no console central. Botões feitos de cristais, que reforçam a pegada luxuosa do utilitário.

Há ainda a Realidade Aumentada BMW, que utiliza as câmeras do iX para projetar uma espécie de realidade aumentada na tela multimídia e facilitar a visualização do motorista em determinadas situações, como de estacionamento, ou mesmo durante a navegação, o que foi muito útil durante o percurso de avaliação, por exemplo.

Volkswagen Jetta GLI – O VW Play de 10,1” transforma a interação e conectividade com o carro, mantendo o controle de todas as funções, além da melhoria em conectividade com espelhamento de Apple Carplay® e Android Auto® sem fio. Há também um HD interno de 10 GB e opção de download de aplicativos nativos da VW Play Apps, além de modo vallet, entre outras funções.

Comportamento dinâmico e segurança

BYD Han EV – O sedã Han EV foi responsável por redefinir os padrões de segurança para os veículos elétricos e se tornou o primeiro modelo a receber inédita bateria Blade, tecnologia desenvolvida pela própria chinesa BYD.

Com sistema de tração integral, temos em cada eixo um motor elétrico que entregam uma potência combinada de 363 kW, cerca de 494 cavalos e torque máximo de 69,3 kgfm.

A velocidade máxima é de 186 km/h e o teste básico de 0 a 100 km/h, que inclusive pode ser configurado através do painel de instrumentos, precisa de apenas 3,9 segundos.

O Han EV possui piloto automático adaptativo com Stop & Go – que acelera e desacelera o veículo automaticamente acompanhando o carro à sua frente, sem o motorista precisar intervir nos pedais. Outro destaque está no sistema inteligente de assistência ao condutor “DiPilot”, incorporando tecnologia 4G.

Outro diferencial é o Sistema de Detecção para Abertura de Portas (DOW) que monitora as condições traseiras do veículo e dá sinas de alerta sobre pontos cegos, evitando acidente durante a abertura das portas.

Alerta de Tráfego Cruzado (RCTA), sistemas de aviso de colisão frontal (FCW), de identificação e proteção de pedestres, e de aviso de saída de faixa (LDWS) também foram incorporados ao sedã elétrico.

Além disso, o HAN EV dispõe de 9 airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho), sensores de estacionamento (frontal e traseiro) e sistema de câmera 360° (são seis distribuídas pelo veículo), entre outros detalhes.

Nissan Frontier – A picape da Nissan mantém as características de sua linhagem e a boa capacidade off road, com destaque para o ângulo de ataque/saída e distância livre do solo.

A suspensão ganhou novos ajustes dos amortecedores. O conjunto traseiro segue com sistema multilink e molas helicoidais (única entre os concorrentes) que trabalha em conjunto com um eixo rígido. Essa solução inovadora oferece um melhor balanço entre o conforto no passeio e estabilidade, sem abrir mão das capacidades no fora de estrada e no transporte de cargas. Já a suspensão dianteira de arquitetura com braço duplo assistido por barra estabilizadora entrega mais conforto e mantém a segurança.

Ford Maverick – Importada do México, o modelo recebeu desenvolvimento local, da engenharia brasileira, com suspensão adequada para nossa realidade. Talvez seja uma das poucas picapes que realmente ofereça a versatilidade de uma picape, mas com dirigibilidade de um SUV.

Powertrain

Destaque – Ford Maverick – Não foi à toa que o primeiro lote da picape Maverick, com 300 unidades, vendeu em apenas 24 horas quando do seu lançamento no mercado brasileiro. Oferecida na versão única Lariat FX4, a nova picape global da Ford se caracteriza pelo tamanho e pela proposta diferenciada no segmento, combinando a versatilidade e robustez típicas de uma picape com o conforto e dirigibilidade mais próximo dos SUVs.

Equipada com motor 2.0 EcoBoost de 253 cv, transmissão automática de oito velocidades, tração AWD inteligente e cinco modos de direção, a Maverick acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,2 segundos e encara bem as trilhas. O conjunto powertrain trabalha muito bem e por isso mesmo, ganha o destaque em nosso reconhecimento.

Entre outros itens, a picape é equipada também com rodas de 17”, pneus todo-terreno 225/65 R17, faróis de LED automáticos, sete airbags, assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, auto start-stop, controle de estabilidade e tração, câmera de ré e teclado para abertura das portas por código.

Volvo C40 Recharge – O modelo possui dois motores elétricos que se combinam para uma potência total do sistema de 413 cavalos e 660 Nm de torque. Apesar do peso de 2.207 kg do C40, essa potência é suficiente para um tempo de 0-100 km/h em apenas 4,7 segundos. Semelhante a todos os Volvos agora, a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 180 km/h. O C40 passa prazer e conforto durante sua condução muito silenciosa.

Manufatura automotiva

Destaque – Planta da ZF – Limeira (SP) – A unidade de eletrônicos de segurança da ZF em Limeira, SP, possui uma das mais modernas linhas da empresa no mundo para produção de eletrônicos de segurança automotiva e alcançou a produção acumulada de mais de seis milhões de componentes desde o início de suas operações, sendo eles ACUs (Airbag Control Unit), unidades de controle eletrônico para ABS (Anti lock Braking System), EPS (Electric Power Steering) e EPP (Electric Power Pack).

Recentemente a marca nacionalizou a produção da mais nova geração de Airbag Control Unit – ACU e do sistema de segurança ativa EPB – Electric Parking Brake, passando a ser a primeira empresa do setor automotivo a produzir o freio de estacionamento elétrico no País.

BMW Group em Araquari (SC) – A fábrica do BMW Group em Araquari, Santa Catarina, comemorou em 2022 8 anos, sendo responsável pela produção dos SAVs X1, X3 e X4, além do Série 3. A planta produz os carros premium mais vendidos do país (Série 3 e X1), além dos mais potentes e tecnológicos (X3 e X4).  Além disso, a produção dos novos Série 3 e X1 começarão em breve.

Polo Automotivo de Porto Real – Stellantis – A planta fluminense produziu mais de 1,7 milhão de veículos Citroën e Peugeot e ultrapassou a marca de dois milhões de motores em mais de 20 anos de produção.

Veículo dinâmico Mecânica Online

Fiat Pulse Abarth – É o conjunto do processo construtivo que faz o Pulse Abarth ser o vencedor do Veículo Dinâmico Mecânica Online® 2022. O modelo é equipado com o motor Turbo 270 com potência de 185 cv e torque de 270 Nm. Seu 0 – 100 km/h é de 7,6 segundos e ele atinge a velocidade máxima de 215 km/h, conquistando a marca de SUV compacto mais rápido do Brasil na sua categoria. Sua relação peso-potência é 6,9 kg/cv.

Saindo de fábrica completo e sem opcionais, traz de série, por exemplo, escapamento duplo esportivo, central multimídia de 10,1″ com serviços conectados, paddle shifters, frenagem automática de emergência, freio de mão eletrônico com Auto Hold, carregador sem fio do celular, comutação automática de faróis e alerta de mudança de faixa.

O SUV possui três modos de direção disponíveis: Normal com foco em esportividade e conforto, Manual trazendo versatilidade e personalidade e o Poison, exclusivo da marca, com resposta rápida e envenenada e muito mais fun-to-drive. Aliás, com seu mapa especial do acelerador é possível atingir uma mesma velocidade em 60% do tempo quando comparado com o modo Normal.

O modo Poison pode ser acionado por meio de um botão exclusivo no volante. Ele surpreende com a carga da direção, que permite uma condução mais firme, com progressão mais acentuada em velocidades maiores.

Também há uma vetorização dinâmica de torque, sistema que distribui o torque nas rodas durante curvas, deixando o veículo mais provocante e insinuante nas manobras. Ainda conta com uma calibração super esportiva do câmbio, com trocas mais rápidas e redução automática das marchas em frenagem, para auxiliar com freio motor e antecipar o engate da marcha mais apropriada para retomar a aceleração. Os controles de tração e estabilidade se tornam menos intrusivos, oferecendo uma direção ainda mais esportiva.

2022 foi um ano de boas novidades que vão nos acompanhar nos próximos anos. Para 2023 esperamos muitas novidades nas picapes, mas claro que o segmento mais concorrido – os SUVS, vão continuar evoluindo para conquistar os consumidores.

Aproveito para desejar um ótimo Natal e também um 2023 repleto de saúde e realizações para todos nós. A coluna vai brindar o ano novo e volta dia 10 de janeiro com as principais novidades em tecnologias, manutenção, engenharia e dicas automotivas. Abraços pernambucanos para todos vocês.

Reconhecimentos em 2022

  1. Destaque Reconhecimento em Design Externo – Fiat Fastback.

1.1. Reconhecimento Design Externo – Honda New HR-V Touring.

1.2. Reconhecimento Design Externo – Novo Citroën C3.

  1. Destaque Reconhecimento em Design Interno – Mercedes-Benz C300 AMG.

2.1. Reconhecimento Design Interno – Fiat Pulse Abarth.

2.2. Reconhecimento Design Interno – BYD Yuan Plus EV.

  1. Destaque Reconhecimento em Conectividade e Áudio – BMW iX.

3.1 Reconhecimento Conectividade e Áudio – Volkswagen Jetta GLI.

  1. Destaque Reconhecimento Comportamento dinâmico e segurança – BYD Han EV.

4.1. Reconhecimento Comportamento dinâmico e segurança – Nissan Frontier.

4.2. Reconhecimento Comportamento dinâmico e segurança – Ford Maverick.

  1. Destaque Reconhecimento Powertrain – Ford Maverick.

5.1. Reconhecimento Powertrain – Volvo C40 Recharge.

  1. Destaque Reconhecimento Manufatura Automotiva – Destaque – Planta da ZF em Limeira (SP).

6.1. Reconhecimento Manufatura Automotiva – BMW Group em Araquari (SC).

6.2. Reconhecimento Manufatura Automotiva – Polo Automotivo de Porto Real – Stellantis.

  1. Veículo Dinâmico Mecânica Online® – Fiat Pulse Abarth.

Reconhecimentos em 2021

  1. Destaque Reconhecimento em Design Externo – Fiat Pulse.

1.1. Reconhecimento Design Externo – Toyota SW4 Diamond 2022.

1.2. Reconhecimento Design Externo – Volkswagen Nivus.

  1. Destaque Reconhecimento em Design Interno – Fiat Pulse.

2.1. Reconhecimento Design Interno – Volvo XC40 Pure Electric.

2.2. Reconhecimento Design Interno – Mercedes-Benz GLA 200 AMG Line.

  1. Destaque Reconhecimento em Conectividade e Áudio – Plataforma de serviços Adventure Intelligence by Jeep Connect.

3.1. Reconhecimento Conectividade e Áudio – Volkswagen Play.

3.2. Reconhecimento Conectividade e Áudio – Chevrolet MyLink.

  1. Destaque Reconhecimento Comportamento dinâmico e segurança – Volkswagen Taos.

4.1. Reconhecimento Comportamento dinâmico e segurança – Chevrolet Novo Onix Plus.

4.2. Reconhecimento Comportamento dinâmico e segurança – Toyota Corolla.

  1. Destaque Reconhecimento Powertrain – Motor T200.

5.1. Reconhecimento Powertrain – Renault TCe 1.3 Flex (Renault Captur).

5.2. Reconhecimento Powertrain – Volkswagen 1.0 TSI (Polo, Virtus, T-Cross e Nivus).

  1. Destaque Reconhecimento Manufatura Automotiva – Polo Automotivo Stellantis.

6.1. Reconhecimento Manufatura Automotiva – Laboratório de Segurança Veicular da Volkswagen.

6.2. Reconhecimento Manufatura Automotiva – Planta da Toyota em Porto Feliz (SP).

  1. Veículo Dinâmico Mecânica Online® – Jeep® Commander.

Tarcisio Dias – Profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.

Entre os três (TOP 3) +Admirados Influenciadores Digitais da Imprensa Automotiva.

Entre os cinco (TOP 5) dos +Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva.

Premiado (TOP 3) na categoria Automotivo e Motociclismo da 7ª edição do Prêmio Especialistas.

Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.

https://mecanicaonline.com.br/category/engenharia/tarcisio_dias/

Tarcisio Dias

Gerente de conteúdo do Mecânica Online®, Tarcisio Dias é responsável também pela área de cursos e CDs interativos. Possui formação em engenharia Mecânica com habilitação em Mecatrônica pela Universidade de Pernambuco, formação técnica em mecânica pela Escola Técnica Federal de Pernambuco (CEFET/PE) e profissional em Mecânica Automotiva de Motores Diesel no Centro de Formação Profissional de Jaboatão dos Guararapes – RFFSA acordo SENAI. Também possui formação como Radialista – Locutor/entrevistador.

Deixe um comentário!

Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio Caminhões comemorativos viram febre entre transportadoras Centenas de vagas de emprego para caminhoneiros Conheça o super caminhão futurista da Peterbilt 300 vagas para caminhoneiros brasileiros em Portugal