Caterpillar celebra produção de 1.000 unidades da maior patrola do mundo
A gigantesca patrola, ou motoniveladora, Caterpillar 24, chegou ao mercado em 1995. A máquina foi desenvolvida para construir e manter estradas de transporte em minas, onde operam caminhões de mineração fora de estrada.
Recentemente, a fabricante realizou uma cerimônia especial para comemoração da produção de mil unidades da Cat 24. Todos os funcionários da linha de montagem de Decatur, em Illinois, participaram do evento.
“Tem sido uma jornada de muitos anos. Centenas de pessoas trabalharam para chegarmos até aqui. Tenho muito orgulho do trabalho árduo e da dedicação dessa extensa equipe em Decatur”, disse Tina Czerwinski, gerente da fábrica da Caterpillar de Decatur.
A milésima unidade da Cat 24 vai operar na austrália. A máquina foi comercializada pelo revendedor local Cat WesTrac Pty Ltd para a mineradora Rio Tinto Iron Ore.
“Durante anos, usamos as Motoniveladoras Cat 24 para manter nossas estradas de transporte para nossos caminhões de mineração. A série Cat 24 oferece uma excelente combinação de potência, peso e largura da lâmina para dar suporte à cobertura de manutenção de estradas para nossa grande frota de mineração. Estamos honrados em receber a 1.000ª motoniveladora 24 comemorativa, e esta representa a terceira geração que usamos em nossas operações de mineração em Pilbara”, diz Stephen Jones, diretor administrativo de planejamento, integração e ativos da Rio Tinto Iron Ore.
A Caterpillar 24 usa uma motor Cat C27, com 27 litros de cilindrada, 12 cilindros em V e 535 cavalos de potência.
Pronta para operar, a máquina pesa 73,3 toneladas, e tem uma lâmina de 7,3 metros de largura, capaz de cortar até 550 mm de solo de uma única vez.
Além da 24, a Caterpillar tem irmãs menores da gigante, mas que pesam menos da metade das 73 toneladas da versão mais pesada.