Scania encerra produção de ônibus completos na Europa
A Scania anunciou hoje o encerramento da produção de ônibus completos na Europa, chassis e carrocerias, como acontecia com os modelos Scania Citywide e Interlink. Além disso, a montadora também não irá mais produzir chassis para ônibus de piso baixo.
A decisão vem após a Scania reformular o negócio de ônibus. Os produtos mantidos em linha são os chassis mais vendidos, para encarroçamento por empresas terceiras, como acontece no Brasil, onde a montadora vende o chassi, que é encarroçado por outra empresa.
De acordo com a Scania, o mercado de ônibus foi fortemente impactado pela pandemia e, embora o mercado tenha se recuperado gradualmente, o ritmo de recuperação é lento, a concorrência está aumentando e a legislação futura exige investimentos significativos em novas tecnologias.
“Estamos convencidos de que o negócio de ônibus continuará a ser uma parte importante da oferta da Scania daqui para frente, mas precisamos de uma estratégia atualizada que nos permita cumprir nossa promessa ao cliente e garantir um negócio lucrativo globalmente”, diz Stefano Fedel, Diretor de Vendas e Marketing da Scania.
O negócio de ônibus da Scania terá uma estrutura mais enxuta, melhorando a velocidade de produção e a flexibilidade.
A Scania continuará a produzir chassis com motores dianteiros e traseiros. Os modelos Scania Citywide, Scania Interlink e chassis de piso baixo serão descontinuados.
Parte da linha de montagem da fábrica de Słupsk, na Polónia, será paralisada. É nessa planta que são produzidas as carrocerias para os ônibus Scania.
O encerramento da produção dos modelos citados acima ocorrerá de forma gradual, até o primeiro trimestre de 2024.
“A maior parte dos negócios de ônibus da Scania sempre foi feita em cooperação com fabricantes de carrocerias, onde um alto nível de serviço e uma forte presença global foram alcançados com configurações locais. Esta abordagem de sucesso será desenvolvida, agora em colaboração ainda mais estreita com os fabricantes de carrocerias e parceiros para oferecer aos nossos clientes soluções completas”, finaliza Stefano Fedel.