Scania reduz tempo de carregamento de caminhões elétricos pela metade

A Scania anunciou a conclusão de um programa de testes com um novo padrão de carregador para baterias de caminhões elétricos. O sistema foi desenvolvido pela montadora, em parceria com a ABB E-mobility, e pode reduzir o tempo de carregamento pela metade.

Para a Scania, o desenvolvimento de soluções de carregamento de baterias de alta potência é um passo importante para aumentar o interesse dos transportadores em veículos movidos a combustíveis alternativos ao diesel.

O sistema opera inicialmente com 1.500 amperes de potência, que poderá chegar a 3.000 amperes em um futuro próximo.

O Megawatt Charging System (MCS) da Scania e da ABB E-mobility será disponibilizado ao mercado a partir do ano que vem, e permite que o caminhoneiro realize o carregamento das baterias do veículo em 45 minutos.

Com isso, os motoristas poderão recarregar o caminhão sempre que fizerem as pausas para descanso obrigatórias, após quatro horas e meia de direção.

“Vemos um impulso para o transporte elétrico e nossa meta é que 50% de todos os veículos que vendemos anualmente até 2030 sejam elétricos. Alcançar essa meta exigirá infraestrutura e o MCS é uma peça crucial do quebra-cabeça para a infraestrutura daqui para frente”, diz Fredrik Allard, chefe de mobilidade elétrica da Scania.

Transportadores da Europa já podem realizar encomendas de caminhões com a tomada MCS a partir desse ano, com produção e entregas a partir de 2024.

Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro

Nascido e criado na margem de uma importante rodovia paranaense, apaixonado por caminhões e por tudo movido a diesel.

Deixe um comentário!

VW Constellation está sendo negociado na Holanda Caminhões mais potentes do mundo são chineses Conheça os caminhões mais potentes do Brasil Volvo FH 540 é o caminhão mais vendido do Brasil Conheça o NIKOLA TRE movido a hidrogênio